casa » Archivo de Etiquetas: Energia elétrica

Archivo de Etiquetas: Energia elétrica

Prefeito Zé Martins adere ao programa Tarifa Social de Energia Elétrica

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, fez a adesão ao programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que é uma parceria entre a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SEDES) e a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). O programa do governo federal, criado desde 2010, dá descontos na conta de luz para novos e antigos consumidores.

Zé Martins assinou o termo de adesão à tarifa social, tendo ao lado o presidente da Famem, Erlanio Xavier (prefeito de Igarapé Grande) e o tesoureiro, Júnior Cascaria (prefeito de Poção de Pedras).

Terão direito ao desconto de até 65% os beneficiários de baixa renda que estejam inscritos no CADÚNICO, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo; ou aposentados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Previdência Social.

Já os descontos de até 100% serão apenas para famílias quilombolas, por faixa de consumo. Em outros municípios, também têm esse benefício as famílias indígenas.

A atualização dos cadastros garante também que os beneficiários não percam outros programas federais e estaduais de complementação de renda, como o Bolsa Escola, Bolsa Família, Água para Todos, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

A atualização e a inclusão no CADÚNICO podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria Municipal de Assistência Social. Após a regularização do cadastro, o beneficiário pode se dirigir às agências de atendimento da CEMAR e solicitar a participação no programa.

Compete ao município manter o sigilo sobre as informações pessoais de beneficiários que serão repassados pela Sedes. A quebra ou qualquer ameaça sobre a segurança destes dados deve ser informada imediatamente à Famem e à Sedes.

Famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 2.994,00) também podem usufruir da tarifa social, desde que algum integrante do núcleo familiar esteja em tratamento de saúde domiciliar que exija uso contínuo de equipamentos hospitalares.

Nesse caso, será preciso apresentar laudo médico, que certifique a situação de saúde e a previsão do período de uso do aparelho.

Prefeitura de Alcântara fecha parceria com Cemar para o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica

COMPARTILHE

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica, criado pelo Governo Federal, objetiva ajudar pessoas em situação de pobreza, ou extrema pobreza através das necessidades básicas da vida, com descontos nas contas de energia elétrica. Com esse programa, centenas de famílias no município de Alcântara serão beneficiadas através da parceria entre Prefeitura de Alcântara e Cemar.

Responsável pelo cadastramento de famílias que se encaixam no perfil do programa elaborado pelo Governo Federal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Alcântara já iniciou o trabalho de visitas domiciliares e realização de reuniões nas comunidades alcantarenses.

Desde o início da gestão do prefeito Anderson Wilker, a Prefeitura e Cemar têm realizado grandes parcerias, tanto no âmbito cultural, quanto turístico. Desta vez a nova parceria se fortaleceu através da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Mulher e da Igualdade Racial no âmbito social, onde famílias serão beneficiadas na sede e zona rural de Alcântara.

Na última quarta-feira (21), foi realizada uma reunião de alinhamento para o desenvolvimento das ações continuadas, com a presença do representante da CEMAR Jucinaldo Gomes, da secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento França Pinho e do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito.

Quem tem direito ao Programa Tarifa Social de Energia?

  • Famílias com CadÚnico atualizado;
  • Famílias com renda per capita menor que metade de um salário mínimo que recebem Bolsa Família;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenham uma pessoa portadora de doença cujo tratamento precise do uso contínuo de equipamentos ligados à energia;
  • Famílias que possuam uma renda mensal menor que 3 salários mínimos;
  • Pessoas beneficiadas pelo BPC – Benefício de Prestação Continuada, que são idosos ou deficientes de renda familiar de até ¼ do salário mínimo;
  • Povos indígenas ou quilombolas.
  • Para receber até 100% de desconto as famílias não devem consumam mais que 50 kwh/mês.

Terminal do Cujupe ficou sem energia elétrica por dois dias

COMPARTILHE

O terminal de passageiros de Cujupe – Alcântara, administrado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), onde passam milhares de pessoas que atravessam a baía de São Marcos via Ferryboat, ficou sem energia elétrica por dois dias, pelo menos foi o que flagramos na madrugada desta segunda feira (28).

WP_20151228_05_07_08_Pro[1] WP_20151228_05_09_00_Pro[1]

Segundo informações de moradores e trabalhadores do Cujupe, a energia foi interrompida desde domingo (27) e nada foi feita para reestabelecer a corrente elétrica na comunidade e muito menos no terminal. De acordo com funcionários que trabalham no terminal, existe um gerador, mas não foi colocado para funcionar; o motivo eles não souberam explicar. Alguns falam que o gerador está com defeito, mas há quem diga que não havia combustível para funcionamento.

WP_20151228_05_02_59_Pro[1] WP_20151228_05_06_22_Pro[1]

O certo mesmo, é que tantos os funcionários que trabalham vendendo passagem, quanto os vendedores de lanches, estavam trabalhando às escuras; uns tinham luz de velas, outros à luz de lanternas. Com isso, tudo atrasou nesta madrugada, inclusive a viagem do Ferryboat Baía de São José, que deveria sair às 5:30h, acabou atrasando quase meia hora.

Se ainda não foi solucionado o problema, hoje a noite (28) deve ser mais um caos para quem trabalha ou viaja pelo terminal de Cujupe. Até às 15:00h desta segunda feira, a Cemar ainda não havia resolvido o problema em Cujupe.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free