casa » Archivo de Etiquetas: Empreendedor

Archivo de Etiquetas: Empreendedor

Zé Martins participa da Oficina Sebrae de Empreendedorismo em Bequimão-MA

COMPARTILHE

BEQUIMÃO Investir no empreendedorismo é fomentar as oportunidades, criando renda e gerando empregos. Desta forma, a Prefeitura de Bequimão em parceria com o Sebrae Maranhão, está realizando no município, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) que está beneficiando com cursos, palestras e oficinas, 400 empresários, microempreendedores individuais e potenciais empresários da cidade de Bequimão, localizado no coração da Floresta dos Guarás, no Litoral Ocidental Maranhense, que vivem a expectativa da oficina Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. Promovida pelo Sebrae, a capacitação iniciou nesta segunda-feira (16) no município e, em números de inscritos, está entre uma das maiores já realizadas no Estado. O encerramento vai acontecer nesta sexta-feira (20).

A Sala do Empreendedor foi responsável pela mobilização do  público, que aceitou o convite e compareceu em grande número na abertura do evento, que contou a presença do prefeito Zé Martins. Os participantes vão poder viver uma completa imersão no universo do conhecimento empreendedor em um ambiente pensado para estimular práticas empreendedoras e ajudar no fortalecimento de empresas que nascem e se consolidam durante essa capacitação de massa do Sebrae. Durante a abertura, o prefeito de Bequimão falou da importância da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

“É uma parceria que não iniciou agora, hoje aqui apenas complementa as ações que já fazemos desde 2013, o que já realizamos mais de mil cursos e capacitações e mais de 1.300 pessoas já beneficiadas em Bequimão. Esta Oficina Sebare de Empreendedorismo, traz mais pessoas, inclusive para as que já foram capacitadas,  e com uma metodologia mais avançada. Esta ação vai trazer conhecimento aos microempreendedores, e o objetivo é mudar a vida dessas pessoas, que podem crescer, vindo a se tornar empresários. Hoje temos mais de 400 pessoas inscritas no evento, isso mostra que temos credibilidade, que o Sebrae tem credibilidade e que a Prefeitura tem credibilidade, e faz parte do nosso compromisso, ajudar para que as pessoas cresçam através  do conhecimento”, destacou Zé Martins.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destaca a importância da oficina para fomentar o ambiente empreendedor dentro do município. “Bequimão é uma cidade que está em constante crescimento, com inúmeros investimentos públicos e privados previstos para acontecer no município em um curto espaço de tempo. O Sebrae, enquanto instituição de incentivo ao empreendedorismo, tem o compromisso de capacitar os empresários donos daqueles negócios que já existem e incentivar a abertura de outros de maneira sustentável, e a oficina é uma ferramenta primorosa para isso. O objetivo é capacitar, motivar, e instrumentalizar os microempeendedores, não somente aqui de Bequimão, mas já fizemos isto em 27 municípios no Maranhão. A ideia é fazer com que os empresários eles identifiquem as ameaças, mas aproveitem as oportunidades através das informações e do conhecimento”, garante João Martins, que destacou a responsabilidade do Sebrae, tendo Bequimão como a maior OSE entre as 27 já realizadas no Estado.

A ação é fruto de uma parceria entre o Sebrae, através da sua unidade regional em Pinheiro, e a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor e irá reunir em um só lugar, dez turmas que funcionam de forma simultânea, estimulando nos participantes diversos comportamentos empreendedores que irão auxiliá-los na condução de seus negócios. A oficina acontece em Bequimão até a próxima sexta-feira (20), no Ginásio Municipal, localizado na avenida Itapetininga, s./nº, Bairro de Fátima.

Para o microempresário Ivan Pereira, morador da Comunidade Quilombola de Juraraitá, a OSE vai ajudar no desenvolvimento da empresa, já que comércio na zona rural é uma tarefa complicada de se manter em alta. “O comercio no interior se desenvolve de uma tal maneira, que se a gente não buscar mais conhecimento, acaba quebrando, e já vi muitos que mesmo antes de nascer, já quebrou. Se a gente não procurar capacitação, e buscar conhecimento, vamos seguir pelo mesmo caminho”, enfatizou o comerciante.

Já a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, destacou essa parceria e a grande aceitação do público nessa OSE. “Este é um momento em que o Sebrae vai poder está orientar as pessoas de Bequimão o quanto elas são capazes em está criando ou ampliando seu próprio negócio, gerando renda e criando oportunidades. A OSE envolve todos os seguimentos, como indústria, comércio, serviços e agricultura, além das pessoas interessadas em abrir um negócio”, disse a gerente, que destacou o grande público presente na abertura e o apoio incondicional da Prefeitura de Bequimão, e que envolveu todas as secretarias no evento e isso mostra a grandeza do evento.

O QUE GANHA O MUNICÍPIO?

O prefeito de Bequimão, José Martins, fez questão de destacar a importância da parceria entre o município e o Sebrae. “O Sebrae é um parceiro não apenas da Prefeitura de Bequimão, mas da população bequimãoense. Está lado a lado com uma instituição como o Sebrae é para nós uma necessidade, pois hoje essa parceria nos ajuda a melhorar continuamente a nossa gestão, trazendo inúmeros benefícios para a nossa cidade”, considera José Martins, que lembrou dos investimentos que Bequimão irá receber em infraestrutura e na saúde, destacando os mais de R$ 20 milhões de reais em obras, mostrando a importância da qualificação dos empresários, preparando-os para o desenvolvimento do município.

Já a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, destacou a parceria da Instituição com Bequimão, mostrando que só tem a crescer, com a realização desta capacitação de centenas de pessoas, fortalecendo cada vez mais a presença institucional no município, levando as soluções empreendedoras para desenvolver os pequenos negócios locais.

“O município de Bequimão é um parceiro fundamental para o Sebrae. Caminhamos juntos durante todo o ano de 2017 e agora em 2018, realizando inúmeras ações. Esta oficina é realmente grandiosa, tanto em número de participantes quanto em conhecimento que será repassado pela nossa equipe de instrutores. Tudo com o objetivo de fortalecer ainda mais essa parceria e também como forma de agradecer ao empresariado local por acreditar no trabalho desenvolvido no município pelo Sebrae”, destaca Fernandes.

Estiveram presentes os secretários Josmael Castro (Assistência Social), Zé Orlando Ferreira (Administração e transporte), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Sidney Bouéres (Saúde), Tonho Martins (Infraestrutura), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Rodrigo Martins (Coordenado da Sala do Empreendedor), Sidney Magal (Vice-prefeito), além do Professor Zeca (vereador), Fredson Pereira (vereador) e Valmir Costa (vereador) e o representante do Banco do Nordeste.

Por G7

Bequimão sediará o curso Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso

COMPARTILHE

A cidade de Bequimão no Litoral Ocidental Maranhense, vai receber o Curso de Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. O evento terá um espaço elaborado para que 300 empresários, microempreendedores individuais e potenciais empresários de Bequimão respirem conhecimento em um ambiente pensado para estimular práticas empreendedoras e ajudar na criação de novas empresas e/ou no fortalecimento de empresas já existentes.

O Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Bequimão e irá reunir em um só lugar, 10 turmas funcionando simultaneamente, estimulando nos participantes vários comportamentos empreendedores que eles irão necessitar na condução de seus negócios.

A oficina acontece em Bequimão entre os dias 16 e 20 de julho, na quadra Poliesportiva do Município. A ação é uma iniciativa da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, através de uma articulação institucional do Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, com o apoio da Prefeitura de Bequimão, uma vez que a cidade está dentro da área de abrangência da unidade regional.

O QUÊ? COMO DESENVOLVER UMA EMPRESA DE SUCESSO
QUANDO? 16 A 20 DE JULHO
HORÁRIO: 19h às 22h

ONDE: BEQUIMÃO-MA
LOCAL: GINÁSIO MUNICIPAL DE BEQUIMÃO
INSCRIÇÃO: CRAS e SALA DO EMPREENDEDOR

 

Flávio Dino recebe campeões do Desafio Universitário Empreendedor

COMPARTILHE

Os quatro universitários maranhenses que conquistaram o primeiro lugar nacional do Desafio Universitário Empreendedor apresentaram ao governador Flávio Dino, na tarde desta sexta-feira, 28, no Palácio dos Leões, a ideia da startup que elaboraram para o jogo e que foi decisiva para levarem a melhor na final nacional da competição que reuniu os finalistas estaduais de todo o Brasil. A startup dos maranhenses é um aplicativo para quem segue dietas restritivas como os intolerantes ou alérgicos a leite, glúten e outras substâncias.

Os alunos foram acompanhados pelo staff do Sebrae no Maranhão – presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves; o diretor superintendente, João Martins; a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão; a gerente de Soluções e Interlocuções, Giovanna Figueiredo; Raíssa Amaral e Luciani Dória, da equipe de Educação Empreendedora e Marina Lavareda, analista técnica facilitadora do jogo na etapa estadual.

Usado pelos empreendedores para “vender” o projeto da startup para potenciais investidores-anjo, o pitch é uma apresentação rápida sobre a ideia de negócio e traz dados como estimativas do mercado e potencial de crescimento, estratégia para crescer com baixo custo, projeção do negócio até cinco anos, dentre outros.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 350 mil crianças brasileiras possuem alergia à proteína do leite de vaca, sendo que 6% a 8% apresenta alergias alimentares e, entre os adultos, o percentual é de 2% a 3%.

“Aliado a esse dado, pesquisas apontam que 76% dos brasileiros afirmaram buscar uma alimentação saudável. Isso nos diz muito, porque dá a amplitude do nosso mercado e o que podemos ainda diversificar para que produto possa ser útil a mais pessoas”, apontou a universitária Emilly Martins, do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), acompanhada pelos demais integrantes da equipe – Mayane Conceição (Ciências Contábeis/Ufma), Betiane de Jesus Silva (Adminsitração/Ufma) e João Pedro de Oliveira (Administração/Uema-Timon).

O governador Flávio Dino parabenizou a equipe vencedora pela ideia do negócio. “O aplicativo, da maneira como vocês o idealizaram, ajudaria muito pessoas que, como eu, sofrem com alguma restrição alimentar. É muito louvável o papel do Sebrae em fomentar o empreendedorismo junto aos universitários, despertando o potencial e as habilidades empreendedoras para que ideias como a de vocês possam sair do papel e ter sustentabilidade”, disse.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, reforçou a eficácia da disseminação da cultura empreendedora no estado, um trabalho que o Sebrae no Maranhão tem desempenhado com bastante êxito. “Em relação ao Desafio Universitário Empreendedor destaco a parceria que temos com as Instituições de Ensino Superior do estado e o trabalho bem mais efetivo da nossa área de Educação Empreendedora que este ano inovou e fez uso da mentoria para ajudar a equipe do Maranhão a vencer a competição nacional”, sinalizou o presidente do CDE, Edilson Baldez das Neves.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA 

O Desafio Universitário Empreendedor faz parte das atividades do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), concebido e desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de levar o empreendedorismo às instituições de ensino em todos os níveis de educação, como uma estratégia de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios.

“Estamos ajudando estes alunos a entender o universo dos negócios com jogos empresariais e vivências para que eles possam ter mais desenvoltura quando precisarem desenvolver negócios”, afirmou diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, informando que o Sebrae vai continuar a acompanhar estes estudantes para ajudá-los a desenvolver o projeto do aplicativo e transformá-lo em um negócio de fato.

Para o ciclo 2016, o Desafio Universitário Empreendedor reuniu mais de 26 mil estudantes universitários e 502 professores de todo país. No Maranhão, foram 316 estudantes universitários de 25 instituições de nível superior, que participaram de jogos de negócios para desenvolver habilidades empreendedoras e corporativas, o que os deixou mais preparados para os desafios do jogo.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free