casa » Archivo de Etiquetas: Dia internacional da mulher

Archivo de Etiquetas: Dia internacional da mulher

Prefeitura de Alcântara realiza evento para comemorar Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara realizou no último domingo, dia 08 de março um evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi organizado pelo Grupo de Mulheres em Ação de Alcântara e que contou ainda com a colaboração de parceiros que doaram vários itens que foram sorteados para as mulheres presentes no evento.

O evento reuniu um grande número de mulheres da sede e de vários povoados do município, que foram recepcionadas com um café da manhã. Após o café da manhã as mulheres seguiram em uma animada caminhada pelas ruas da cidade histórica até o Clube Mangueirão, em frente a Praça do Galo.

No Clube Mangueirão aconteceu o show da Vanessa Furacão, muita dança com a educadora física do município (Giosy) e sorteios de mais de 80 presentes durante o dia inteiro, além de uma feijoada deliciosa totalmente liberada às mulheres presentes.

Para abrilhantar ainda mais a festa para as mulheres, o evento contou com o cantinho da beleza, que recebeu as profissionais voluntárias, as esteticistas Rayula Novaes e Dani Pereira, a quem as organizadoras do evento agradecem.

Estiveram presentes secretários municipais, população em geral, lideranças comunitárias, políticas e religiosas, servidores municipais, sociedade civil e o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker um dos apoiadores do evento.

Fotos: Reprodução

CREAS de Bequimão conversa sobre Lei Maria da Penha no Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para lembrar esta data, o CREAS de Bequimão realizou Roda de Conversa com o objetivo de informar e conscientizar as mulheres, de seus direitos garantidos na Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que visa garantir proteção contra a violência doméstica e familiar.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) esteve reunido com moradores do Povoado Centrinho de Buritizeira, zona rural do município de Bequimão.

A ação contou com a articulação das secretarias de Educação e Assistência Social que mobilizaram as comunidades de Centrinho de Buritizeira, Coelho e Jeniparana na divulgação da Lei, seus objetivos e meios de acesso ao Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

A facilitação da roda de conversa ficou por conta do psicólogo Wanderson Farias Privado, técnico de referência do CREAS/Bequimão, que acompanha 52 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Uma garantia de proteção tipificado nos direitos socioassistenciais.

A agente administrativa Rose Pinheiro, graduada em Serviço Social, discorreu sobre a origem do Dia Internacional da Mulher e a luta da mulher contemporânea por direitos humanos, respeito e dignidade.

As discussões giraram em torno dos tipos de violência descritos na Lei, como violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Estendeu-se, também à Lei 13.104/2016, conhecida como Lei do Feminicídio e destaque para as Medidas Protetivas de Urgência.

A organização do espaço de discussão ficou por conta do gestor da Escola Municipal do povoado Mojó, Professor Magno.

As funcionárias do CREAS, Joana Pereira, Analice Martins e Rose Pinheiro, além da coordenadora Maria da Natividade (Sinole), distribuíram rosas e sortearam um presente para a mulher com mais idade.

Conhecer, aprender e denunciar é um processo que auxilia no rompimento do ciclo de violência doméstica e familiar. A prefeitura de Bequimão apoia essa ideia, promovendo ações de conscientização na Sede e nos Povoados, oferecendo serviço de proteção social de média complexidade para as mulheres vítimas de violência domestica e familiar por meio do PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos), serviço desenvolvido pelo CREAS/Bequimão.

Por Wanderson Farias Privado

Projeto Viva Mais Saúde comemora Dia Internacional da Mulher com bolo, refrigerante, Zumba e distribuição de lembrancinhas

COMPARTILHE

Focada em melhorar a saúde da mulherada, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) criou dois Polos de Zumba no Pirapora e bairro João de Deus. O sucesso é tão grande que durante a semana se juntam crianças, jovens e adultos e incluem homens e mulheres para fazer exercícios dançando na maior diversão . Nesta quinta-fera (8) a Zumba foi especal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com isso a vereadora mandou buscar as mulheres do polo Pirapora para o Aulão na antiga Proab no João de Deus.

Comandadas por 4 professores, as aulas de Zumba são divertidas e além de queimar as calorias, as pessoas ainda se divertem dançando. Para a vereadora Fátima Araújo, o projeto Viva Mais Saúde é uma forma de ajudar a população se exercitar. “Isso não é um projeto político, estamos trabalhando para manter por muito tempo e ajudar nossas mulheres. Quero dizer que cada pessoa que pratica esta atividade mora no meu coração. Vocês não imaginam o carinho, o respeito que tenho por cada uma. Gostaria de poder fazer muito mais, mas como vocês sabem, uma andorinha sozinha não faz verão, mas do que eu posso estou fazendo. Parabéns à todas as mulheres por esta data especial, parabéns à todas vocês, parabéns às professoras da zumba. Parabéns mães, esposas, namoradas, vovós e meninas por este dia”, destacou a Pequena Guerreira.

Para Maria Antônia Silva Matos, de 61 anos, moradora do São Bernardo, o projeto Viva Mais Saúde é uma verdadeira academia da saúde. “Desde que iniciou o projeto da vereadora Fátima Araújo estou praticando exercícios aqui. Tenho preguiça de caminhar, mas amo dançar, mesmo não sendo uma grande dançarina (risos). Não venho em todas as aulas, mas venho. Moro próximo à Clínica Paulo VI e praticamente só atravesso a Guajajara. Saio daqui leve, feliz e estou me sentido muito feliz. Eu era muito sedentária, mas graças a Deus tudo está mudando para melhor”, destacou a aposentada.

Após as aulas que contaram com professores dos dois polos, aconteceu sorteio de brindes e distribuição de lembrancinhas. No final a vereadora cortou o bolo que foi distribuído pela equipe de assessoria de Fátima Araújo para as mais de 200 pessoas presentes. A aula foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Vereadora cada momento da festa que comemorou o Dia Internacional da Mulher.

Fotos: João Filho

Prefeito Zé Martins divulga mensagem pelo Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, divulgou na manhã desta quinta-feira (8) uma mensagem pelo Dia Internacional da Mulher em sua página pessoal na rede social Facebook. Na mensagem Zé Martins mostra seu respeito, carinho e dedicação pelas mulheres bequimãoenses, que lutam dia após dia para que Bequimão seja um município cada vez melhor.

 

Dia Internacional da Mulher será comemorado com “Mega Aulão de Zumba” no João de Deus

COMPARTILHE

Apesar das aulas do Projeto Viva Mais Saúde – ZUMBA – serem abertas para todos os gêneros e idades que desejam melhorar sua saúde, aproximadamente, 90% dos participantes são mulheres. Por esse motivo, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) autorizou uma aula especial nesta quinta-feira, dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. 

“Esse dia é muito especial para nós mulheres. É uma data que celebra não só o fato de sermos do sexo feminino, mas o de termos conquistado direitos que antes não tínhamos. O objetivo também é de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, religiosas, culturais ou políticas. O Projeto Viva Mais Saúde é composto por 90% de mulheres, vamos organizar uma aula especial neste dia”, destacou Fátima Araújo.

Ainda de acordo a vereadora, o Aulão de Zumba (como é popularmente conhecido), será realizado no Polo I, localizado no bairro João de Deus, mas contará com a participação do Polo II (Pirapora). Todo mundo pode participar, crianças, jovens e adultos.

“Um ônibus estará disponível, às 17h30, no Centro Catequético do Pirapora, para as alunas do Polo II estarem celebrando junto com a gente esse dia. Recomendo que todas as participantes venham vestidas de roupas de cor ROSA, assim, a festa ficará mais padronizada e bonita.  Os 4 professores estarão juntos fazendo o que eles produzem de melhor. Dançar”, disse a Pequena Guerreira.

Além de um coquetel de frutas, sucos, salgados e bolos, acontecerá também sorteio de vários presentes para as participantes do Projeto.

“Já adquirimos vários presentes para sortear na quinta-feira, e estamos preparando uma festa linda. Será servido um coquetel de frutas, sucos, salgados e bolos, como merecemos”, destacou.

A aula terá início, às 18h e o Polo I – João de Deus – é o local escolhido para realização da prática esportiva. Com isso, a aula do Polo I, que normalmente acontece na quarta, foi transferida para esta quinta-feira, dia 8.

Por Maxsuel Bruno

 

Prefeitura de Alcântara comemora dia Internacional da Mulher com caminhada, palestras e prêmios

COMPARTILHE

Uma das propostas do prefeito Anderson Wilker (PCdoB) em sua campanha é valorizar e melhorar a vida da população alcantarense. Como forma de valorização de todas as classes, o prefeito Anderson acompanhado da Primeira Dama do Município, Rayssa Araújo, participou nos dias 24 e 25 (sexta e sábado) da festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Igualdade Racial, em parceria com as Secretarias de Cultura, Saúde, Infraestrutura e Educação, realizou um evento social em comemoração ao dia Internacional da Mulher. O evento foi coordenado pelo Departamento da Mulher na pessoa de Irenilde.

Durante o evento foram ministradas palestras sobre prevenção e tratamento contra o Câncer de Mama e Colo de útero, e teve como palestrante a Diretora da Unidade Mista de Saúde Doutor Neto Guterres, Celina Campos.

Durante a ação festiva foram falados sobre a Lei Maria da Penha, direito da mulher e saúde da mulher com a Assessoria Jurídica do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Drª Ana Lyns Lobato e da Segurança Alimentar (alimentação saudável) com a Nutricionista Rafaelly. O evento contou ainda com tratamento de Beleza (corte, pintura, hidratação, escova, manicure e designer de sobrancelha).

O primeiro dia de evento foi encerrado com um Aulão de Zumba com o professor Luan Karlos, na Praça da Matriz, no centro da cidade, onde jovens, crianças e adultos caíram na dança para aquecer os esqueletos.

No dia 25 (Sábado), houve café da manhã para as mulheres da zona rural, distribuição de camisas, caminhada pelas principais ruas da cidade histórica, além de entrega de Certificados para Mulheres de Destaques do município (Artesãs, professoras, líderes comunitárias, Presidente de Associações, Pescadoras e demais seguimentos representativos que desenvolvem o município).

Para a Primeira Dama, Rayssa Araújo, o momento é uma forma de valorizar a mulher de modo em geral. “Mostra a atenção e o carinho que o prefeito Anderson tem pelas mulheres do nosso município. Não só na promoção de eventos, como esse, mas também na oferta de serviços em saúde, assistência social, agricultura e educação” – destacou a Primeira Dama, enfatizando que serão 4 anos de muitos avanços para as mulheres alcantarenses.

A secretária de cultura e turismo, explicou a importância de um evento dessa grandeza. “Além de ser um dos nossos compromissos de campanha, estamos valorizando a importância da mulher na sociedade, e nos preocupando em leva-las a conhecer seus direitos e usufruir o que lhe é garantido em todos os âmbitos institucionais. Estou feliz em poder ver de volta o sorriso da mulherada alcantarense. Isso foi a nossa maior alegria” – finalizou Marcelina Serrão.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, a satisfação de pode contribuir com Alcântara, não tem preço. “Fiquei muito satisfeito em ver a alegria no rosto de cada uma das mulheres que participou do evento, pois na gestão do prefeito Anderson, elas são, e serão respeitadas. Isso mostra a representatividade delas em várias secretarias do município. Além disso, fazemos um esforço extra para conseguir a distribuição de diversos brindes” – finalizou.

Para o prefeito, a valorização é uma mostra do respeito que a gestão municipal tem pela mulher alcantarense. “Em todos os seguimentos a mulher será tratada com respeito em nossa gestão, seja qual for sua profissão, não terás diferenças. Nosso objetivo é valorizar cada cidadão de nosso município, incentivar e apoiar para desenvolver. Da agricultura à educação, da saúde à pesca, vamos trabalhar diuturnamente para melhorar a vida de cada cidadão alcantarense” – destacou Anderson Wilker.

Estiveram presentes no evento, secretários, servidores, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, além de mulheres (jovens e adultas). Para encerrar a festa com chave de ouro, uma feijoada ao som da belíssima voz da cantora Rosely Melo, completou a grandeza da festa.

Prefeitura de Anajatuba realiza ação social no Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

O Dia Internacional da Mulher amanheceu ainda mais especial neste dia 8, para as mulheres anajatubenses. Seguindo uma orientação do Executivo municipal, a ação integrada de várias secretárias resultou em uma grande ação social, realizada na Praça Cívica.

Durante todo o dia, as mulheres puderam participar de palestras educativas, consultas médicas e odontológicas, atendimentos com fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicossocial, realizaram, ainda, testes de glicemia, vacinação, preventivo, além do espaço da beleza, onde foi disponibilizado manicure, pedicure, cabeleireiros e maquiadores.

Desde que assumiu a gestão de Anajatuba, o prefeito tem valorizado o desempenho da mulheres no desenvolvimento das políticas públicas do município, que sofreu na última administração.

Servidoras da Câmara são homenageadas com café da manhã no Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

Para marcar a comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as servidoras da Câmara Municipal de São Luís foram homenageadas, nesta quarta-feira, (08), com um café da manhã oferecido pela direção da Casa, numa iniciativa do presidente, vereador Astro de Ogum (PR), em conjunto com os demais parlamentares. Este é o segundo ano que foi realizada esta homenagem, “pois cabe a todos nós que fazemos o dia a dia da Câmara reconhecer o trabalho e a dedicação das valorosas servidoras, que dão a sua contribuição para estarmos empenhados na luta pelo bem estar da cidade e da nossa população”, afirmou o dirigente do parlamento ludovicense.

O evento contou com a presença maciça de quase a totalidade dos vereadores, que junto com todas as servidoras fizeram um grande momento de congraçamento se confraternizando com todas as trabalhadoras do Legislativo Ludovicense. Independente da questão de gênero, os vereadores prestaram a sua homenagem, destacando também as vereadoras Bárbara Soeiro (PSC) e Fátima Araújo (PCdoB).

Já no plenário da Câmara Municipal, as vereadoras Bárbara Soeiro, Concita Pinto (PEN) e Fátima Araújo foram alvo de homenagem por parte dos seus companheiros de parlamento recebendo flores. Em seguida também as servidoras foram agraciadas com flores, o que acabou se tornando uma manhã festiva e de confraternização que o Legislativo São-luisense promoveu para deixar a marca da comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

Texto: Alteré Bernardino

 

Prefeito Anderson Wilker divulga mensagem no Facebook no Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor em muito ultrapassa os das mais finas jóias” (Provérbios 31:10)

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), usou sua página pessoal na rede social, Facebook, para divulgar mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher. Como forma de valorizar a mulher alcantarense, o prefeito lembrou da importância da mulher na sociedade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

ABAIXO SEGUE MENSAGENS DE REFLEXÃO BÍBLICA 

  • O que torna as mulheres belas e admiráveis não devem ser os enfeites exteriores, como as tranças do cabelo, as finas joias de ouro ou o luxo dos vestidos (I Pedro 3:3-5).
  • Seja essa mulher virtuosa recompensada por seus merecimentos, e suas boas obras, proclamadas à porta da cidade (Provérbios 31:31).
  • A mulher deve aprender em silêncio, com toda a reverência (Timóteo 2:11).
  • Sua melhor roupa consiste de força e dignidade; é otimista em relação ao futuro (Provérbios 31:25).

PARA FINALIZAR A HOMENAGEM SEGUE ABAIXO UM POEMA

O que seria do poeta sem a mulher? Seria um peixe sem maré.

A mulher representa a delicadeza;

 Formosura e beleza.

A mulher é como as estrelas para o céu;

Como uma abelha sem seu mel.

A mulher da à comida o seu sabor, e a família seu amor.

Se sua casa fosse uma galeria, seria ela a obra de maior valor.

A mulher é como a música para o cantor;

Um jardim para uma flor;

Uma joia rara, para os homens de valor.

 

(Autor: Jadeilson Belo)

 

Dia Internacional da Mulher é comemorado na câmara com servidoras

COMPARTILHE

BBBBB

Com o intuito de comemorar a passagem do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de São Luís ofereceu, na manhã desta segunda-feira (9), um café da manhã a todas as funcionárias do órgão, que ainda foram presenteadas com cartões de felicitação e botões de rosas vermelhas. A iniciativa inédita dessa comemoração partiu do presidente da Casa, Astro de Ogum, que contou com o apoio dos demais colegas vereadores.

Na mensagem dirigida às servidoras do parlamento, o vereador presidente, Astro de Ogum, reconhece a importância destas que, junto com os demais servidores homens, ajudam com seu trabalho a instrumentar a ação dos vereadores, em favor da população da cidade

“Do mesmo modo, louvamos o trabalho de todas as mulheres brasileiras, em especial, as vereadoras que, nesta Casa do Povo, junto com os colegas parlamentares, honraram e honram com o seu trabalho os que nesta cidade nasceram ou escolheram para nela morar ou transitar por breve período. E isto só foi possível depois que as mulheres conquistaram, com luta, o direito de votarem e de serem votadas, para qualquer cargo no Executivo e no Legislativo, firmado pela Constituição Federal, promulgada em 24 de fevereiro de 1932”, destacou Astro.

Ele ressalta que, nesta data significativa para a história das mulheres – que, no ano de 1857, lutaram em Nova Iorque por melhorias trabalhistas numa fábrica têxtil e pagaram com a vida por isto – o Poder Legislativo Municipal, representado por sua Mesa Diretora e firmado por sua presidência, “vem render homenagens a todas as mulheres de São Luís, do Maranhão e do país, através de suas funcionárias. Por igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres”.

BBB3 BBB4BBBBB

 COMEMORAÇÃO

Sobre a iniciativa de comemorar, pela primeira vez na história da Câmara, o Dia Internacional da Mulher com o oferecimento de um café da manhã para as servidoras, Maria das Dores Maia Couto, funcionária efetiva lotada no setor de Recursos Humanos, considera a ação “justa e louvável, uma medida que, realmente, vem homenagear e valorizar as mulheres e servidoras da Casa”. Servidora da Câmara desde 1987, lotada no setor de Segurança, Elza Faustina Campos Matos comunga da opinião da colega. Referente às mudanças promovidas pelo presidente Astro de Ogum, visando organizar e moralizar a Casa, ela destaca que “sem dúvida nenhuma, essas medidas só vem aumentar a valorização dos servidores. O vereador Astro é um presidente que veio para fazer, contribuir para a melhoria do parlamento”.

BBB4 BBBB2 BBBBB

Coube à servidora Nizete Gedeon, lotada no setor de Cerimonial, agradecer em nome de todas as funcionárias, a homenagem prestada pela Casa. “Gostaria de agradecer por termos sido lembradas em um dia tão importante como esse, para nós. Na verdade, o Dia da Mulher são todos os dias de nossas vidas. Mas, essa data marca as muitas lutas enfrentadas pelas mulheres no passado, presente e futuro, pela igualdade de direitos e reconhecimento do nosso trabalho, do nosso valor na sociedade, como um todo”.

As vereadoras Eidemar Gomes, Bárbara Soeiro e Rose Sales, também se pronunciaram durante o evento, assim como seus colegas parlamentares, Honorato Fernandes, Professor Lisboa, Pavão Filho e José Joaquim. O primeiro vice-presidente da Casa, vereador Francisco Carvalho, fez questão de destacar o ineditismo da iniciativa do presidente Astro de Ogum, de oferecer um café da manhã, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, às servidoras da Câmara. “É uma homenagem justa, que tem também o objetivo de confraternizar com as servidoras da Casa. Quanto às mudanças promovidas, o presidente Astro tem se empenhado bastante para colocar tudo no seu devido lugar, na Casa, respeitando, lógico, todos os servidores”.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free