casa » Archivo de Etiquetas: Detran

Archivo de Etiquetas: Detran

Detran assina convênio de Operacionalização de Trânsito com Prefeitura de São Bento

COMPARTILHE

Em visita à Assembleia Legislativa, a diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito, Larissa Abdalla Britto, e o prefeito do município de São Bento, Luizinho Barros, assinaram, na manhã desta sexta-feira (23), o Convênio de Operacionalização de Trânsito. O documento foi firmado tendo como testemunha o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Durante o ato, realizado na sala da Presidência, a diretora do Detran explicou que agora, com a celebração do convênio, o município de São Bento passa a se integrar ao Sistema Nacional de Trânsito, e assume responsabilidades conjuntas pelo planejamento, projeto e operação de trânsito, além de desempenhar tarefas de sinalização, educação, fiscalização e aplicação de penalidades.

Segundo Larissa Abdalla, o convênio permite ao município mais autonomia na organização do trânsito da cidade. “Este convênio assegura à Prefeitura de São Bento maior responsabilidade sobre o trânsito nas vias municipais, além da aplicação de condutas adequadas com o foco principal na redução de acidentes na região”, ressaltou a diretora.

O prefeito de São Bento, Luizinho Barros, destacou o empenho do Detran-MA em melhorar o trânsito dos municípios maranhenses. “Quero agradecer o apoio que estamos recebendo, por meio do Detran-MA, que vem incentivando as prefeituras a organizarem o trânsito de suas cidades. Esta era uma reivindicação antiga da população e, finalmente, podemos fazer atividades que visem um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, ressaltou a importância do convênio: “Fico muito feliz por testemunhar a celebração deste convênio. O Detran implementa esta parceria importante com os municípios do nosso Estado e isto implica um maior acesso às políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para a melhoria do trânsito em todas as regiões do Maranhão. Agora, com este novo instrumento, a Prefeitura de São Bento vai poder investir e capacitar profissionais de trânsito e orientar a população, o que com certeza vai proporcionar mais tranquilidade e segurança nas vias públicas de São Bento”, frisou Othelino.

Durante o ato, que contou também com a presença do diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Rubens Pereira, a diretora do Detran-MA salientou a importância das parcerias com os municípios. “O trabalho para garantir a segurança viária deve ser realizado em conjunto. Investimos na capacitação de pessoal e apoiamos os municípios para que promovam ações de educação para o trânsito, a fim de conscientizar a população sobre as condutas adequadas no trânsito, reduzindo, assim, o número de acidentes na região”, explicou Larissa Abdalla Britto.

 

Audiência Pública na Câmara Municipal debate Convênio entre prefeitura de Bequimão e DETRAN

COMPARTILHE

Um convênio entre o Detran/MA e a prefeitura de Bequimão, assinado pelo prefeito Zé Martins, que vai possibilitar a municipalização do trânsito em Bequimão, foi pauta na sessão desta sexta-feira (22), realizada na Câmara Municipal de Bequimão.

Com a assinatura do convênio, significa que o município vai passar a ter responsabilidade sobre o trânsito da cidade, podendo, inclusive, criar órgãos executivos municipais específicos para essa área. Com isso, os vereadores queriam explicações das autoridades responsáveis pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) e do Comando da Guarda Municipal (CGM), como seria a implantação desse convênio.

O Comandante da Guarda Municipal, Carlos Lopes, acompanhado de agentes compareceu a sessão e explicou aos vereadores sobre o convênio e como será feito o trabalho.

Em sua fala, o Comandante da Guarda Municipal explicou os primeiros procedimentos após assinatura do convênio. “Primeiramente vamos fazer um curso de qualificação no Detran, com o guardas, para então começarmos operar o sistema. Logo após os treinamentos, vamos fazer um trabalho de campanhas educativas para orientar os cidadãos bequimãoenses, visando sensibilizá-los sobre a importância de ter um trânsito seguro” – destacou Carlos Lopes.

Ainda foi explicado, que a prefeitura vai sinalizar a cidade e todo material já foi adquirido pelo prefeito Zé Martins (PMDB), tanto para as sinalizações verticais, quanto horizontais, além das faixas de pedestres.

Carlos Lopes, falou dos projetos, e convênios que serão firmados com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSPMA), já que alguns vereadores estavam preocupados como seria o trabalho dos agentes municipais nas ruas após convênio.

A preocupação da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal,  é se preparar os agentes visando o maior fluxo de trânsito na cidade após a construção da Ponte Bequimão/Central, já que o município terá maior número de veículos circulando. De acordo com o Comandante da Guarda, o trabalho está sendo feito de maneira responsável, mas é necessária a colaboração da população, para melhorar ainda mais os serviços.

O presidente da Câmara de Vereadores destacou a importância da sessão, e falou que a casa legislativa estará sempre a disposição da secretaria de segurança do município. “Foi uma audiência bastante proveitosa, precisávamos dessas explicações e o secretário, assim como o comandante da guarda municipal, atendendo ao nosso convite, vieram tirar nossas dúvidas e da população bequimãoense, que será a maior beneficiada com esse convênio” – disse Amarildo paixão.

Estiveram presentes, vereadores, servidores da Secretaria Municipal de Segurança e sociedade civil.

 

Prefeito Zé Martins assina convênio de Operacionalização com Detran/MA

COMPARTILHE

Na última terça-feira (01), o prefeito Zé Martins assinou um convênio com o Detran/MA que vai possibilitar a municipalização do trânsito em Bequimão. Isso significa que o município vai passar a ter responsabilidade sobre o trânsito da cidade, podendo, inclusive, criar órgãos executivos municipais específicos para essa área.

A Prefeitura de Bequimão vai se tornar responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Agora, a Secretaria Municipal de Segurança ficará com a incumbência de capacitar os guardas municipais que farão esse trabalho. Também serão feiras campanhas para orientar os cidadãos bequimãoenses, visando sensibilizá-los sobre a importância de ter um trânsito seguro.

“Não vamos sair perseguindo ninguém nas ruas de Bequimão. Não temos o intuito de fazer as pessoas terem medo de transitar pela cidade. Pelo contrário. O nosso trabalho será tornar nosso município cada vez melhor e seguro”, destacou o comandante municipal de Trânsito, Carlos Lopes.

A equipe do prefeito Zé Martins vai atuar na prevenção de acidentes graves, como alguns que já aconteceram no município. Serão conduzidas ações relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização.

Participaram da assinatura do convênio a diretora-geral do Detran Maranhão, Larissa Abdalla; o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal); o secretário municipal de Segurança, Otoniel Gusmão; o Comandante Carlos Lopes e a diretora municipal de Trânsito de Bequimão, Rosinalva Rodrigues.

 

Chico Viana diz em seu Facebook que está havendo “Roubo à Granel” no Detran-Ma

COMPARTILHE

Em sua rede social Facebook, o ex-vereador de São Luís, Chico Viana, dispara a seguinte frase: “Furto á Granel no Detran.
Parece que uma Quadrilha se instalou lá, ou é bagunça mesmo”?. Ainda no poste feito pelo nobre político, ele que seus fãs compartilhem a postagem, mas pergunta aos seguidores. Será que mereço?

Ironicamente Chico Viana disse: Vamos lá, “incelência”. Continuando o texto o ex-vereador dispara: “O cidadão só paga IPVA/seguro se estiver quites com as multas praticadas, certo”? Aí Chico conta uma história da vida real que aconteceu na sede do Detran Maranhão.
“Um cidadão pagou o IPVA/seguro de 1996 até 2015 e recebeu direitinho o documento de posse e a quitação do veículo durante todo este período. Este ano, pagou o IPVA/seguro e não recebeu o documento. Não recebeu o documento e, procura aqui, procura ali, foi empurrado para o Shopping Cidadão porque a correspondência com o documento fora devolvido pelo correio e lá estaria. Os documentos devolvidos estão amontoados no chão, sem nenhuma catalogação, sequer pelo primeiro nome. Depois de duas horas, e não sendo encontrado, foi remetido à atendente que, consultando o Detran informou que havia multas pendentes de….2012. O de minha esposa tem de 2011. Como, se não se paga DUT, nem se tira carteira de motorista se estiver com alguma multa pendente, e se a multa, se não for comunicada ao proprietário prescreve com um mês e são retiradas do prontuário um ano após o eventual cometimento, estas apareceram de 2012 este ano”?.

Chico Viana continuou contando a história de vida real. “Um amigo meu, funcionário da casa, me informou que este golpe está sendo aplicado massivamente e que os achacados aparecem aos montes para reclamar do golpe. Como tenho uma penca de advogados para buscar na justiça a reparação material, moral e penal dos afanados, Chico diz que compraram briga com a pessoa errada. “Como disse o funcionário: eles jogam Chico Viana, se colou – colou, se não, foi equívoco. “Coisa nenhuma, é afanação mesmo” – disparou.

Facebook de Chico Viana CHICO1

Detran aperta os novatos que querem se habilitar a partir deste ano

COMPARTILHE

A partir deste ano (2016) será obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse cumprida. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador. O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno.

Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador. No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos. A obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, donos de autoescolas protestaram nas proximidades do Congresso Nacional contra o uso de simuladores. Eles alegavam que o equipamento custava caro, entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, e não traria grandes benefícios aos alunos. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada. À época, o Contran informou que o pedido para a volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.A partir deste ano é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B.

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse cumprida. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador. O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador. No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

A obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, donos de autoescolas protestaram nas proximidades do Congresso Nacional contra o uso de simuladores. Eles alegavam que o equipamento custava caro, entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, e não traria grandes benefícios aos alunos. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada. À época, o Contran informou que o pedido para a volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.

ACESSE:www.noca.com.br

Detran-MA lança novo calendário de exames de habilitação

COMPARTILHE

A partir deste mês, o Detran-MA vai aumentar a oferta de vagas para as provas de habilitação e passa a oferecer mensalmente 14 mil vagas para os exames teóricos e 23 mil para os exames práticos. A mudança começou a valer nesta segunda-feira (5), e representa um aumento de 38% no número de vagas oferecidas atualmente. O calendário de provas também passa a ser divulgado com três meses de antecedência, a fim de diminuir a espera do usuário e agilizar o processo para a habilitação de condutores.

Até então, eram oferecidas pelo Detran-MA, mensalmente, 8 mil vagas para as provas teóricas e 15 mil para as provas práticas, insuficientes para atender à demanda atual por Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) no Maranhão. Para suprir o déficit, principalmente, em municípios do interior do Estado sem bancas examinadoras fixas, o órgão precisava deslocar bancas volantes de São Luís e Imperatriz.

Com as mudanças no calendário de provas do Detran-MA, São Luís e Imperatriz tiveram o número de examinadores dobrado, e Caxias, anteriormente atendida por São Luís, ganha independência, passando a ter duas bancas examinadoras, uma fixa e outra volante. “Antes, o candidato à habilitação em Caxias tinha que esperar uma banca volante, que era deslocada de São Luís para o município a cada 30 dias para aplicar as provas teóricas e práticas. Agora, o município passa a ter uma banca fixa, com exames diários”, anuncia a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes.

Outra mudança importante com o novo calendário, destacada por Nazaré Nunes, é a definição antecipada da data de realização dos exames nas cidades-sede das Ciretrans e nos municípios maranhenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. O calendário, já distribuído pelo Detran-MA aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), apresenta toda a programação de provas, de outubro até dezembro. Essa nova sistemática, com aumento da oferta de vagas e divulgação antecipada das datas das provas, vai possibilitar aos CFCs planejar uma programação, a curto e médio prazo, dos cursos teóricos e práticos para obtenção da CNH.

Fábio de Matos, dono de uma autoescola em Paço do Lumiar, diz que se sentiu aliviado ao saber das mudanças. “O aluno, que terminava o curso prático aqui, tinha que enfrentar uma fila de espera que já durava quase três meses. Muitos alunos achavam que o problema era da autoescola, nos acusavam, e deixavam de tirar a carteira com a gente, na esperança de conseguir fazer o processo de forma mais rápida em outro CFC. O anúncio do novo calendário é um alívio grande. Fico feliz em saber e anunciar pros nossos alunos que, agora, quem terminar o curso, no mesmo dia vai conseguir marcar a prova para uma data próxima”, declarou Fábio.

O novo calendário de provas para Habilitação do Detran-MA também atende aos critérios determinados no Termo de Ajustamento de Conduta(TAC), firmado entre o órgão e o Ministério Público Estadual. Assinado no final de agosto deste ano, o TAC impôs novas regras nas relações entre o Detran-MA e serviços credenciados, como os das clínicas e autoescolas.

O diretor-geral do órgão, Antônio Nunes, acredita que as mudanças no calendário de provas vão tornar mais ágeis os processos para tirar a 1ª CNH, adicionar ou mudar a categoria da habilitação. “Ao assumir o Detran-MA, um dos problemas encontrados eram as queixas quanto à lentidão nesses processos. Muitos candidatos reclamavam da demora para marcar as provas, alegando não haver quantidade de vagas suficientes para atender à demanda. Diante disso, o governo Flávio Dino planejou e conseguiu, agora, ampliar a oferta de vagas, o que deve melhorar bastante a dinâmica dos processos, e, principalmente, o atendimento ao público”, garante Antônio Nunes.

Sebrae vai aprimorar serviços do Detran

COMPARTILHE

O Sebrae e o Governo do Estado firmaram convênio nesta terça-feira (04), que garante o aprimoramento de serviços e processos oferecidos pelo Detran (Departamento de Trânsito). O convênio foi assinado pelo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, e pelo diretor geral do Detran, Antônio Nunes, prevendo diagnóstico e consultoria especializada em atendimento e gestão de processos para a sede do órgão, em São Luís, e também nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Caxias, Timon e Bacabal.

O diretor do Detran destaca que a parceria é resultado de uma série de mudanças empreendidas pela instituição para promoção de avanços nos serviços prestados ao cidadão. “Estamos, desde o início do ano, promovendo inúmeras mudanças no órgão e firmando parcerias com diversas instituições a fim de melhorar ao atendimento ao cidadão. Esse é um compromisso do Governo do Estado. Existem vários processos operacionais defasados no Detran e vamos acabar com isso, buscando oferecer um atendimento mais ágil e de melhor qualidade ao usuário”, ressaltou Nunes.

DETRAN1 DETRAN2

Durante os próximos seis meses, além do serviço de consultoria, o Sebrae vai realizar um mapeamento em todo o Detran, elaborando um estudo preliminar onde será apresentado um diagnóstico detalhado das atuais condições dos serviços, com o objetivo de definir as ações emergenciais nas áreas de gestão, análise de processos e capacitação dos profissionais do atendimento.

Segundo o superintendente do Sebrae, o mapeamento é útil para identificar as falhas nos serviços que acabam prejudicando quem procura o Detran. “Incentivamos uma nova forma de gestão com o objetivo de modernizar e aprimorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos, garantindo a qualidade e a satisfação do público atendido, com maior agilidade dos processos e menos burocracia no atendimento”, assinalou João Martins.

Posto do Detran pra área Itaqui-Bacanga‏

COMPARTILHE

A vereadora Eidimar Gomes (PSDB), apresentou na Câmara Municipal de São Luís, indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), solicitando a instalação de um posto de atendimento do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) na área Itaqui-Bacanga. Entre os argumentos que fundamentam a reivindicação da tucana está a população residente na região, estimada em mais de 117.792 mil habitantes.
O pedido de instalação do posto de atendimento deve ser encaminhado  ao Diretor Geral do Detran, Antônio Nunes. De acordo com a parlamentar, por causa da distância, alguns contribuintes chegam a passar quase o dia inteiro resolvendo questões no órgão.
“Com a unidade, procedimentos como licenciamento e emplacamento de veículos e emissão de taxas e carteiras de habilitação poderão ser feitos no próprio distrito sem necessitar desse deslocamento”, argumenta a vereadora.
Eidimar Gomes afirmou, inclusive, que o processo de descentralização do Detran é uma antiga reivindicação dos moradores da área Itaqui-Bacanga.
“A área Itaqui-Bacanga concentra hoje um grande número de bairros e é uma das mais populosas de São Luís, por isso, a instalação do órgão na região hoje é necessária”, informa a tucana.

A indicação da parlamentar foi aprovada por unanimidade na última segunda-feira (13) e encaminhada ao Diretor Geral do Detran/MA, Antônio Nunes e ao governador Flávio Dino.

Assecom/ Vereadora Eidimar Gomes

Ivaldo Rodrigues 3 X 0 Silêncio

COMPARTILHE

HJ2

Nesta semana o vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), ocupou a tribuna por duas vezes e mandou ver pra cima daqueles que brincam com a dor da população Ludovicense. Na segunda feira (17) Ivaldo elogiou o trabalho feito pelo DETRAN-MA, através de uma ação realizada na avenida litorânea, em respeito às vitimas do trânsito brasileiro, onde ele também participou. Na ocasião, o vereador pediu mais emprenho do secretário de transportes de São Luís e sugeriu ao prefeito da capital, Edivaldo Junior, que divide a pasta e criasse uma secretaria de transporte e outra de trânsito. Veja o Vídeo do discurso.

Na terça feira (18) Ivaldo Rodrigues participaria de audiência pública, promovida pela vereadora Rose Sales, sobre licitação do transporte público de São Luís. Eu falei participaria. Isso porque os convidados, Secretário da SMTT, Canindé Barros e a Promotora do Consumidor, Lítia Cavalcante, simplesmente não compareceram e deram a desculpa mais esfarrapada do planeta.

“Isso é uma falta de respeito com a casa Estácio da Silveira e também com nós vereadores. Quem for fã de Canindé que seja, mas ele deve explicações ao povo desta cidade” – disse Ivaldo Rodrigues. Veja o vídeo do pronunciamento do vereador.

Hoje (19), o vereador estava bem mais tranquilo, mas subiu a tribuna do plenário e falou a respeito do Orçamento para 2015, explicando como está sendo feito pela comissão à qual é o presidente. Veja os Vídeos do Pronunciamento. A  2ª parte do Vídeo.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free