casa » Archivo de Etiquetas: Destaque

Archivo de Etiquetas: Destaque

Osvaldo Muller e Rubens Jr reúnem moradores da comunidade Vila Colier

COMPARTILHE

O ex-vereador de São Luís e pré- candidato ao Legislativo Municipal pelo DC – Osvaldo Muller – esteve na manhã desta sexta-feira (10), juntamente com o deputado licenciado e pré-candidato à prefeitura de São Luís – Rubens Jr(PCdoB) reunido, em um café da manhã, com a comunidade da Vila Colier, na zona rural da Grande São Luís.

Seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde, OMS, como distanciamento, higienização das mãos, uso de máscaras e álcool gel, os encontros matinais de Rubens Jr tem sido uma prática corriqueira, em diferentes localidades na capital, e tem como objetivo estreitar o diálogo com o cidadão, permitindo, assim, a elaboração de um plano de governo que seja baseado nas expectativas e anseios da população.

“Já percorremos inúmeros bairros, pois tão importante quanto me apresentar a cada um de vocês, que deixaram seus lares para nos prestigiar, é ouvir de cada um os problemas que a comunidade enfrenta, bem como o modelo da São Luís que todos aqui sonham e desejam para si, seus filhos e netos”, enfatizou Rubens.

Já Osvaldo Muller, anfitrião do evento, agradeceu a presença não só do pré-candidato, mas, também, da comunidade. Ele aproveitou o ensejo para ratificar o apoio a Rubens e elencou as razões que levaram o DC, juntamente com o PP, PMB, Cidadania e PCdoB, compor esse projeto vitorioso rumo à Prefeitura de São Luís.

“Escolhemos Rubens Jr por acreditar no caráter e competência dele, demonstrados na sua larga experiência como político de mandatos e, ainda, como gestor, levando em consideração a excelente gestão realizada frente à SECID.

Esses dois aspectos, sem sombra de dúvida, o cacifam para exercer o cargo de prefeito de São Luís”, finalizou Muller.

Famem reforça orientação aos gestores municipais

COMPARTILHE

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão desde o início do período de pandemia, reinteradamente tem orientado os gestores sobre a utilização correta dos recursos destinados ao fortalecimento do sistema de saúde para evitar entraves judiciais.

A Coordenação Jurídica da Famem divulgou cartilha neste sentido, contendo orientações sobre decretos referentes ao Estado de Calamidade, assegurando assim procedimentos legais na aquisição de equipamentos e contratação de serviços neste período.

É notório que na fase inicial da doença enfrentamos dificuldades em encontrar insumos na batalha contra a Covid-19 em âmbito estadual, repetindo o que ocorreu País afora e em vários outros países do mundo.  Toda a população acompanhou os preços abusivos praticados por grupo restrito de fornecedores de EPIs e material de higienização. O caso mais emblemático foi o preço do álcool em gel quando este era encontrado para comercialização.

A Federação tem como bandeira o fortalecimento das causas municipalistas e envidará todos esforços no atendimento à população neste momento de gravidade e ameaça ao bem mais caro, que é a vida.

Nos próximos dias, vamos mais uma vez editar recomendações para que os gestores evitem desgastes desnecessários e se submetam a pré-julgamentos infundados e injustos.

Projeto da vereadora Fátima Araújo que cria Unidade Mista de Saúde no antigo prédio do Incra é aprovado

COMPARTILHE

Em sessão remota extraordinária realizada pela Câmara Municipal de São Luís nesta quarta-feira (3), o projeto de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que cria uma Unidade Mista de Saúde no antigo prédio Incra foi aprovado por unanimidade.

Após aprovado, o requerimento será encaminhado para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e ao secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, para que seja feito um estudo técnico e posteriormente feita as adaptações para implantação de uma Unidade Mista de Saúde, no antigo prédio do Incra, localizado na avenida Santos Dumont, Nº 18, bairro Anil.

Segundo a justificativa da vereadora Fátima Araújo, existe uma grande necessidade, haja vista que naquela região existem 39 comunidades no entorno. A região é composta por uma população carente e formada por mais de 100 mil habitantes. O prédio está em desuso e poderia ser aproveitado pela Prefeitura de São Luís como uma unidade de saúde.

Prefeituras tem até esta segunda-feira (1º) para apresentar prestação de contas ao TCE-MA

COMPARTILHE

Termina nesta segunda-feira, dia 1º de junho de 2020 o prazo para que os prefeitos façam a apresentação das prestação e tomadas de contas referentes ao exercício financeiro de 2019. A tomada de contas especial deve ser encaminhada ao Tribunal de Cotas do Estado (TCE/MA)  exclusivamente por meio do Sistema de Tomada de Contas (e-TCEspecial).

A suspensão do prazo, inicialmente previsto para o dia 29 de abril foi um pleito encaminhado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para a corte de contas do Estado do Maranhão. Por decisão em plenário virtual ficaram também suspensos os prazos processuais e administrativos.

A prestação de contas dos poderes, órgãos, fundos e entidades será feita exclusivamente por meio do acesso ao ao Sistema de Prestação de Contas Anual Eletrônica (e-PCA), disponível em www.tce.ma.gov.br.

Em Bequimão, vereadora disponibiliza casa para profissionais que estão na luta contra o coronavírus

COMPARTILHE

A vereadora Preta de Barbosa cedeu uma casa à direção do Hospital Lídia Martins, para que profissionais que trabalham no combate ao coronavírus, em Bequimão, fiquem hospedados. A chave do imóvel, localizado  na avenida Itapetininga, nas proximidades do hospital, foi entregue pela vereadora à diretora Jannyslea Matos.

A concessão da residência tem o objetivo de oferecer uma alternativa segura e confortável aos médicos e profissionais de enfermagem que ainda não desejam retornar para as suas casas, a fim de preservar a saúde dos familiares.

“Apesar de todo o cuidado que os nossos profissionais têm com a higiene, é importante frisar que estamos lidando com um inimigo invisível altamente contagioso. Os cenários podem variar quanto ao retorno desses profissionais para casa. São situações que podem envolver contato com pais idosos, esposas grávidas, crianças e até pessoas com alguma comorbidade. Então, esse espaço é extremamente necessário para assistir os nossos profissionais de saúde e, ao mesmo tempo, preservar a vida dos seus familiares, que permanecem em casa”, explicou a diretora do Hospital Lídia Martins, Jannyslea Matos.

Essa é uma iniciativa que vem se espalhando por todo o país. Com o agravamento da pandemia, autoridades municipais e estaduais precisaram recorrer ao aluguel de espaços, com essa finalidade. Em Bequimão, isso acontece sem prejuízos ao erário, graças à sensibilidade da vereadora Preta de Barbosa.

“É com imensa satisfação que eu, enquanto vereadora e cidadã deste município, faço a minha contribuição, durante estes tempos difíceis pelos quais passa a nossa população por conta do coronavírus (Covid-19). Fiz a entrega das chaves da minha casa, nas proximidades do hospital, para que sirva de abrigo/hospedagem para os profissionais de saúde da nossa cidade e para aqueles que são naturais de outros municípios. Vale ressaltar que essa importante decisão não foi tomada de forma isolada. Agradeço a Deus pela oportunidade de contribuir com o nosso município e também ao meu esposo Vadico (Barbosa) e toda a nossa família por compreendê-la. Aproveito para pedir uma corrente de oração pelo fim da pandemia, pelas nossas famílias e pelo nosso amado município de Bequimão”, conclamou a vereadora Preta de Barbosa.

Prefeitura de Bequimão inicia reforma e ampliação do estádio Vivaldão

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, iniciou nesta segunda-feira (04) a primeira etapa da reforma e ampliação do estádio municipal Vivaldo Lemos Paixão (Vivaldão). Nesta primeira etapa terá a construção das arquibancadas, ampliação dos vestiários, recuperação da iluminação, reforma do alambrado e implantação da pista de cooper (espaço onde os bequimãoenses vão poder se exercitar).

A obra no valor de R$ 452.026,82 (quatrocentos e cinquenta e dois mil, vinte e seis reais e oitenta e dois centavos) é fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Victor Mendes, através do do governo federal, por meio do Ministério dos Esportes e contrapartida da Prefeitura de Bequimão.

Com a recuperação da iluminação, o estádio Vivaldão vai dar condições para realização de jogos no período noturno, o que abre mais um espaço de lazer para o desportista bequimãoense que gosta de futebol e ainda terá a honra de assistir seus jogos sentado.  Além disso, os atletas terão vestiários com mais conforto.

“É um compromisso de nossa gestão com os desportistas de Bequimão e estamos cumprindo. Sabemos que nosso povo gosta de futebol e precisa de um espaço digno para praticar e assistir. Nosso torcedor é apaixonado por futebol e agora com essa reforma e ampliação vamos poder realizar jogos no período noturno, o que facilita para atletas e torcedores. Sempre foi um sonho reformar o estádio Vivaldão e graças a uma emenda do ex-deputado federal Victor Mendes, vamos conseguir realizar esse sonho, que não é só meu, mas de toda população desportista de Bequimão”, disse o prefeito Zé Martins.

O estádio municipal Vivaldão foi amurado na gestão do ex-prefeito Vivaldo Lemos Paixão (in memóriam), e inaugurado em 1992, último ano de sua gestão.

Vereadora Fátima Araújo entrega sopão na porta do Castelão e Socorrão II

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) marcou mais um gol de placa na noite desta segunda-feira (30) ao fazer a entrega de um delicioso sopão na porta do estádio Castelão, no bairro Outeiro da Cruz e do hospital Dr. Clementino Moura – Socorrão II, no bairro da Cidade Operária.

A entrega do sopão no estádio Castelão beneficiou pessoas que estão no alojamento provisório montado pela Prefeitura de São Luís. Já no Socorrão II a vereadora Fátima Araújo entregou sopão aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

“Continuaremos fazendo essas ações sem divulgar local/horário para não gerar aglomerações de pessoas e observando principalmente todos os cuidados de proteção, conforme as recomendações das autoridades sanitárias de nosso Estado. Estou fazendo o que meu coração está solicitando. Isso me faz bem, me deixa feliz”, destacou a vereadora Fátima Araújo ao Portal G7.

Nos últimos 5 dias a vereadora Fátima Araújo mostrou à sociedade ludovicense que é uma parlamentar diferente, e faz acontecer. Ela mesmo estando no grupo de risco ao contágio ao coronavírus, faz questão de participar diretamente das ações sociais que estão beneficiando dezenas de pessoas na capital maranhense.

Aluna de Bequimão fica em primeiro lugar no seletivo do IFMA-Pinheiro

COMPARTILHE

A estudante Thillyanny Lemos Souza, moradora da Comunidade Quilombola Conceição e aluna da Escola Integrada Paricatíua, foi classsificada em primeiro lugar no Processo Seletivo Público Unificado do IFMA – Campus Pinheiro, para o Curso Técnico em Informática. Ela e mais nove estudantes de Bequimão conquistaram vagas para o Instituto Federal ano letivo de 2020.

Esse resultado é mais um indicador dos avanços alcançados na educação pública bequimãoense, durante a gestão do prefeito Zé Martins.

Outros alunos bequimãoenses se destacaram no seletivo do IFMA. Para o Campus Pinheiro, foram classificados: Luna Fernanda Goes Pereira (2º lugar do Curso Técnico em Informática), Luanny Cristiny Gaspar Reis (2º lugar no Curso Técnico em Meio Ambiente), Lucas Rafael Pereira Silva- (Informática), Brenda Rafaela Pereira Boas (Meio Ambiente), Maria Eduarda Sales Santos (Meio Ambiente), Esdras Samuel Costa Lopes (Meio Ambiente), Sarah Camylly Costa Lopes (Meio Ambiente). Já Tayllaine Ferreira (2º lugar em Meio Ambiente) e Pedro Lucas Pereira Melo (Eletrônica) estão classificados para o Campus Alcântara.

Foto: Arquivo familiar

Agrovila Peru conquista o Campeonato Alcantarense 2019

COMPARTILHE

O time da Agrovila Peru manteve o tabú da zona rural e conquista o título de campeão 2019 do Campeonato Alcantarense da Série A. Após empatar com o Caravelas no tempo normal por 1 a 1, o time de Peru venceu nas penalidades máximas por 3 a 1 e levantou a taça na tarde deste domingo (22) no estádio municipal Facurão. Keké abriu o marcador para o Caravelas e Negueba empatou para o time da zona rural.

Com o título, o clube da zona rural faturou uma bolada no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e o Caravelas como vice recebeu a premiação de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). O prefeito Anderson Wilker esteve presente e entregou a premiação ao campeão e vice.

“É a maior premiação já dada no futebol amador de Alcântara. Nunca em outra gestão o esporte amador teve tão valorizado. Digo isso porque já fui dono de time e fui campeão com o Grajaú em 2010. Sabe quanto foi a premiação? R$600,00 (seissentos reais). Eu sei o quanto um presidente de clube gasta para colocar seu time em uma competição. E não para por aqui. Em 2020 vamos realizar o I Copão da Zona Rural. A premiação será recorde e vamos pagar R$10.000,00 para o campeão e R$5.000,00 para o vice”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Fotos: Mauro Garcia

Prefeito Zé Martins entrega milhares de brinquedos para crianças de Bequimão-MA

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins manteve a tradição, pelo sétimo ano consecutivo, e distribuiu milhares de brinquedos para as crianças do município de Bequimão. Neste ano, foi montada uma bela festa, com direito a Papai Noel, música, personagens infantis e playground. O evento aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, na tarde deste sábado (21).

A mobilização e organização da entrega de brinquedos ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, com apoio das demais secretarias. Com a praça lotada de crianças e suas famílias, o clima de confraternização ficou ainda mais completo com a apresentação da Banda de Música Emerson Macedo, Flauta Doce e Coral de Bequimão. A Juju Banda também animou a criançada e os adultos que entraram na brincadeira.

A grande novidade desta edição foi o playgroud, com a piscina de bolinhas, pula pula, castelo inflável e escorregador. Foram distribuídas centenas de cremozinho.

O prefeito Zé Martins, que estava acompanhado de sua esposa, a primeira dama Vânia Martins, e do seu filho, Martins Filho, destacou a luta para manter a tradição. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por estar mais uma vez aqui, realizando uma ação que já faço há 7 anos, mas que foi criado por Juca Martins. Não tenho palavras para expressar o tamanho da minha felicidade ao fazer a felicidade de centenas de crianças. Posso garantir aos senhores e às senhoras que não vamos deixar uma criança sequer sem brinquedos. Todos sabem das dificuldades, mas esta data natalina é muito especial para mim, já que hoje sou pai e conheço as dificuldades de cada mãe e pai”, destacou o prefeito.

Também foram distribuídos brinquedos em todas as escolas municipais de Bequimão.

“A noite de ontem representou para a comunidade bequimãoense um momento de confraternização e de resgate da memória e principalmente do sentimento natalino, em que a família desperta e reacende os verdadeiros valores humanos”, comentou o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que esteve à frente da organização do evento.

Participaram da entrega de brinquedos o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), o presidente do Fórum da Baixada Maranhense, João Martins, além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

Foto: Gabriel Almeida

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free