casa » Archivo de Etiquetas: Cururupu

Archivo de Etiquetas: Cururupu

Alcântara participa de Seminário sobre Turismo em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Durante os dias 16 e 17 de agosto, representantes dos diversos segmentos de atividades turística, artesanal e cultural do município de Alcântara participaram do I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás que aconteceu na cidade de Cururupu, no Litoral Ocidental Maranhense. O seminário foi promovido pelo Sebrae Maranhão, através da Unidade Regional de Pinheiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu.

Cerca de 20 pessoas, incluindo empreendedores dos segmentos de hospedagem, alimentação, transporte, cultura e artesanato que integram a cadeia produtiva do turismo na cidade histórica, como também técnicos do poder público do município de Alcântara participaram do evento.

O seminário foi idealizado com o intuito de discutir e apontar alternativas reais para a promoção da região como um destino turístico sustentável, explorando as diversas potencialidades existentes e estimulando políticas públicas de incentivo, onde foram abordados diversos temas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no litoral ocidental maranhense.

Para a secretária de Cultura e Turismo do município de Alcântara, Marcelina Serrão, o seminário mostra os caminhos para o desenvolvimento de uma cidade através do turismo. “Um evento dessa grandeza nos dar uma luz e desperta mais atitude para que nosso turismo possa ganhar novos horizontes. Temos um potencial turístico forte, uma culinária inigualável, hospedagens boas e bem localizadas, além de um povo muito hospitaleiro”, destacou a gestora que ficou animada com a quantidade expressiva de participantes no evento, cerca de aproximadamente 700 pessoas”.

O evento contou com a participação de prefeitos de municípios vizinhos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo e do governo do estado, dos representantes de Sindicatos de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA), Associação Brasileira de Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associações Comunitárias, Universidades, empresários do setor de turismo e lideranças.

 

I Seminário de Turismo será realizado no Litoral Ocidental Maranhense

COMPARTILHE

Fomentar o turismo é a melhor forma de melhorar a economia de um território. Pensando assim, o Sebrae-MA, regional de Pinheiro, realizou na última quarta-feira (27) no município de Mirinzal, a reunião preparatória para discutir a realização do I Seminário de Turismo do Litoral Ocidental Maranhense que acontecerá na cidade de Cururupu, no mês de agosto.

A reunião teve como objetivo definir os detalhes para realização do I Seminário de Turismo do Pólo da Floresta dos Guarás, que contou com a participação de 26 atores dos setores público e privados, ligados diretamente com a cadeia produtiva do turismo dos municípios do litoral ocidental maranhense.

O objetivo do seminário será construir um Plano Integrado de Desenvolvimento do Turismo para a Floresta dos Guarás, já que a região é rica em pontos turísticos e precisam ser explorados, por empresários e gestores da região. O seminário está previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de agosto na cidade de Cururupu, e contará com profissionais da ramo, gestores e empresários da região.

A prefeitura de Bequimão esteve representada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, acompanhada de técnicos da pasta. Bequimão tem interesse no tema e já prepara um plano para investir no turismo ecológico. O município de Bequimão além do mar, se destaca pelos rios e campos inundados.

Fotos: Rodrigo Martins

Secap discute construção de Aeroporto em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Na última quinta-feira (17), representantes regionais do Consórcio da Floresta dos Guarás [Conguarás] e do Programa Líder, estiveram reunidos com o Secretário de Articulação Política do Estado, Edinaldo Neves, tratando da reativação da construção do Aeroporto Regional, em Cururupu que foi licitado desde 2008, no governo Jackson, mas com a cassação do ex-governador, tudo parou.

Estiveram presentes na reunião o Secretário de Articulação Política do Estado, Edinaldo Neves, Bruna Silva (secretária executiva do Conguarás), o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro e Francisco Pestana, ex-prefeito de Cururupu, representando o programa Líder/Sebrae.

Com determinação e acreditando que o desenvolvimento regional sustentável do Litoral Ocidental Maranhense (Floresta dos Guarás) passa também pela construção de um aeroporto em Cururupu, o ex-prefeito, Francisco Pestana, continua empenhado através do programa Líder/Sebrae, juntamente com outros líderes da região buscando apoio junto ao governo do Estado para esta importante obra.

Entusiasmado com essa ideia, o Secretario Edinaldo Neves, garantiu presença no próximo dia 14 de junho em Cururupu, quando acontecerá o último encontro do Programa Líder/Sebrae onde será apresentado o plano estratégico de todas as ações nas áreas da “Educação, Agronegócio, Turismo e Infraestrutura” para as autoridades municipais, estaduais e a sociedade civil em geral.

PROGRAMA LÍDER SEBRAE

O Programa LÍDER tem como objetivo mobilizar, qualificar e capacitar às lideranças, estimulando o alinhamento das demandas locais, em convergência com as políticas públicas municipais, de fomento estadual e nacional, visando o desenvolvimento sustentável. Desenvolvido em equipe, o programa propõe e discute alternativas para um futuro melhor das cidades, do Estado e do País.

 

Iema acolhe comunidade escolar da Unidade Plena em Cururupu

COMPARTILHE

O acolhimento é o primeiro contato e impressão dos alunos, pais e equipe escolar em relação ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Na recém-construída unidade plena (UP) do IEMA, no município de Cururupu, estudantes, pais e professores foram recepcionados, na quarta (2) e quinta-feira (3), com atividades organizadas pela Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dipex).

O momento serviu para mostrar que todos os integrantes da escola são fundamentais na construção de uma educação de qualidade. Na programação, alunos protagonistas da UP São José de Ribamar apresentaram o modelo pedagógicos do IEMA por meio de dinâmicas, oficinas e apresentações artísticas.

“No primeiro dia recebemos a equipe escolar e pais dos alunos e, no segundo, foi o momento da culminância com acolhida dos novos alunos pelos jovens protagonistas. Os estudantes de Cururupu ficaram bastante entusiasmados com a iniciativa e os jovens protagonistas de São José de Ribamar desenvolveram um belo trabalho”, contou o diretor de Pesquisa e Extensão, Dario Soares.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, afirmou que a UP de Cururupu representa a continuidade do investimento que o governo Flávio Dino tem feito na expansão do IEMA. “É, justamente, para que mais jovens do Maranhão possam ter a oportunidade de cursar uma educação técnica e integral de qualidade”.

Jhonatan Almada afirmou que a recepção dos novos alunos pelos veteranos tem o objetivo, também, de apresentar a vivência e experiência aos alunos que estão chegando. “Isso integra a comunidade acadêmica, estabelece os laços entre os estudantes e ao mesmo tempo apresenta a nossa verdade através da voz mais autorizada que é a voz dos próprios estudantes”.

A professora Elizabeth Abreu, que acompanhou os jovens protagonistas da UP de São José de Ribamar, disse que o acolhimento é um dos diferenciais memoráveis do modelo IEMA. “Costumo dizer que estar no acolhimento é ficar na memória de quem é acolhido. Por isso se fez necessário uma formação para os jovens protagonista que irão acolher os novos alunos nas UPs, pois cada detalhe ficará marcado positivamente na memória e no coração de cada novo estudante, motivando-o para uma nova etapa na educação, o ensino médio”.

“Nossos jovens protagonistas sabem dessa doce responsabilidade do acolhimento e estão felizes em acolher assim como foram acolhidos ano passado. O que me deixa muito grata em fazer parte de uma instituição de ensino que de forma intrínseca desperta nos alunos a ação de receber e cuidar das pessoas”, afirmou Elizabeth Abreu

A aluna de meio ambiente da UP Cururupu, Amanda Gullar, conta sobre a alegria de ser acolhida na unidade. “O acolhimento foi incrível, despertou mais interesse pelo ensino do Instituto. Fiquei muito alegre pela recepção que recebi de pessoas que não conhecia, mas que me acolheram de coração aberto”, disse a aluna.

O aluno de agricultura orgânica da UP de São José de Ribamar, Daniel Farias, disse que o acolhimento é uma “experiência incrível” para quem organiza e executa. “É algo divertido, onde ganhamos novos amigos, conhecemos a realidade de cada estudante e transmitimos o que já vivemos dentro da escola”, afirmou. Ele acredita que os novos estudantes têm um futuro brilhante no IEMA.

A aluna do curso de Informática da UP de São José de Ribamar, Bruna Agnes, destaca a experiência com gratificante. “Nós jovens protagonistas conseguimos a essência do IEMA para os estudantes que com certeza irão levar esses dois dias para sua estadia no Instituto e para fora dele também”.

Sebrae em parceria com o governo municipal capacita secretários de Cururupu

COMPARTILHE
A ação surgiu de um alinhamento institucional, envolvendo a diretoria executiva do Sebrae Maranhão, por meio do diretor superintendente João Martins e a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha.

Cururupu – Quarenta e três servidores públicos municipais ligados à prefeitura de Cururupu, participaram na última terça-feira (20), da oficina Planejamento Estratégico, que teve foco em resultados. Secretários municipais, diretores, coordenadores e assessores puderam construir estratégias de atuação voltadas para o olhar da sociedade em relação ao poder público municipal, podendo assim desenvolver ações com maior impacto positivo junto aos munícipes.

A ação só foi possível graças a um alinhamento institucional que envolveu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a gerente regional em Pinheiro, Graça Fernandes e a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha que solicitou a oficina.

“A necessidade de que os gestores municipais e seus secretários entendam a importância de um planejamento estratégico focado em resultados se tornou urgente. Não se pode mais pensar em gestão pública de qualidade sem planejamento, felizmente, inúmeros prefeitos em todo o estado já entenderam essa necessidade e estão buscando junto ao Sebrae apoio para capacitar suas equipes de governo e nós, enquanto Sebrae, encaramos essa estratégia de política pública com muita determinação e seriedade, nos colocando a disposição de todos os gestores públicos que desejarem realizar esse planejamento”, garantiu Martins.

A necessidade de um planejamento estratégico para uma atuação mais eficaz das secretarias municipais em Cururupu foi observada pela prefeita Professora Rosinha, que demandou o Sebrae para realizar um trabalho minucioso que contemplasse todas as pastas.

“Este curso é resultado de um pedido meu junto ao superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, que nos oportunizou esta capacitação. O trabalho é fruto de uma aproximação institucional e do fortalecimento das parcerias, principalmente junto ao Sebrae, que tem beneficiado muito o nosso município. Temos tudo para avançar, mas precisamos planejar melhor nossas ações”, afirmou Rosinha.

De acordo com a prefeita o estabelecimento de metas e o monitoramento dos prazos com vista nos resultados é uma busca incessante da sua administração e o Sebrae tem ajuda muito o município nesse sentido.

A ação que já foi realizada nos municípios de Alcântara e agora Cururupu, estará sendo executada em breve também nos municípios de Bequimão e Morros na região do Munim.

Flávio Dino e prefeita Rosinha discutem novos investimentos para Cururupu

COMPARTILHE

O governador Flávio Dino recebeu nesta terça-feira (27), no Palácio dos Leões, a prefeita Rosinha de Cururupu, para discutir investimentos na cidade. A situação do município é tão complicado que a prefeita teve que pedir socorro ao governador.

O município tem recebido diversas ações do Estado desde 2015. E continuará sendo destino de mais entregas, como vem acontecendo em várias as cidades maranhenses. “Cada vez que venho aqui, aprendo muita coisa; e o município ganha”, disse a prefeita. Ela listou parte do que já foi feito pelo Governo do Maranhão em Cururupu: “Já recebemos muitas coisas, como transporte escolar, reforma de escola de ensino médio, tivemos um investimento muito grande na Santa Casa, além de uma ambulância”.

“Também recebemos o Mais Asfalto numa quantidade muito boa, patrulha mecanizada, ajuda na cultura, como no Carnaval e no São João. Além disso, tivemos a oportunidade de sediar a última edição Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) em 2017, que foi um grande evento. Tivemos, ainda, 15 kits de irrigação”, acrescentou Rosinha.

“Foram muitas coisas. Graças a Deus o governador tem esse olhar carinhoso com os municípios”, afirmou a prefeita.

Cururupu-MA: Cidade da prefeita professora Rosinha é destaque nacional

COMPARTILHE

O IX Encontro de carro de boi realizado na cidade de Cururupu no litoral ocidental maranhense foi um grande sucesso. Mas foi o carro de boi quem foi destaque em rede nacional. A construção do veículo, o valor, como pilotar e até a serventia. No nordeste o programa jornalístico do Ceará também destacou a cultura profissional baixadeira. no último domingo (26) a cidade de Cururupu realizou o Encontro de carro de boi e a prefeita Rosinha esteve presente. O evento contou com autoridades municipais e estaduais, além da comunidade em geral que valoriza tanto esse festival. CONFIRA ABAIXO A MATÉRIA COMPLETA NO VÍDEO ABAIXO.

O IX Encontro de Carro de boi contou com uma multidão que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Cada carro com sua indumentária. O tambor de crioula comeu solto durante a caminhada. O carro de boi foi o palco da festa. CONFIRA ABAIXO A MATÉRIA COMPLETA. Imagens: Cururupu Repórter. Reportagem: Heraldo Wéllen

 

Prefeito de Alcântara participa do segundo encontro do Programa LIDER na cidade de Cururupu

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado da secretária de cultura e turismo, Marcelina Serrão e do padre William Guimarães, participou nesta quinta e sexta-feira (9 e 10) de novembro, do segundo encontro do Programa Líder, realizado pelo Sebrae na cidade de Cururupu, no litoral ocidental maranhense.

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região, que é rica em diversidades natural e cultural.

O PROGRAMA LÍDER

É uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. É pensando nisso, que a prefeitura de Bequimão enviou representantes para participar do segundo encontro que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira) na cidade de Cururupu.

Para o prefeito de Alcântara, o encontro é importante, mas precisa ser fortalecido com a união dos 11 prefeitos que compõem a região. Durante sua fala no encontro, o gestor destacou a visão individual sobre as riquezas de cada município. “Tenho muito interesse em ajudar desenvolver nossa região, e no que depender de mim, estarei sempre disponível para entrar na luta. Por isso estou aqui para trocar ideias, experiências, para buscarmos uma solução que desenvolva nossa região. Para Alcântara que tem um potencial turístico gigantesco, será muito importante” – destacou Anderson Wilker.

O ENCONTRO

Para acrescentar mais conhecimento aos participantes, o Sebrae trouxe do Estado do Paraná, o ex-prefeito e atual vice-prefeito da cidade de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, fronteira da Argentina para palestrar sobre o Líder, que foi implantado lá e levou resultados importantes para o desenvolvimento da região composta por quatro municípios (dois paranaenses, um catarinense e um argentino) com aproximadamente 35 mil habitantes.

Durante a palestra, Paulo falou dos avanços conquistados pelos quatro municípios, que formaram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira, órgão que briga por melhorias na educação, saúde, infraestrutura, saneamento e segurança da região. Além disso, o vice-prefeito paranaense destacou a forma que tem a união dos 11 prefeitos para conseguir investimentos para a região do Litoral Ocidental Maranhense.

“O meu município tem pouco mais de 4 mil habitantes, o menor do consórcio, mas hoje a diferença é muito grande. Primeiro é preciso deixar a vaidade pessoal e esquecer as ideologias partidárias, visando o desenvolvimento de cada município que consequentimente beneficiará a região por completa”, disse Paulo Deola, que destacou a educação integral de seu município como a principal conquista.

Após o almoço na quinta-feira foram realizados trabalhos em grupo como dinâmica para criar novas ideias baseadas no desenvolvimento da região. Na sexta-feira, no encerramento, novos trabalhos em grupos alternados foram realizados, já buscando uma marca que represente os 11 municípios da região, aliada à uma frase que provoque investidores.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Líder é uma grande oportunidade que está sendo implantado na região, mas precisa ser levado à sério. “Primeiro é preciso quebrar alguns paradigmas, como por exemplo, fazer com que alguns prefeitos tenham interesse e entendam que  o programa é importante para a região e principalmente para seu município. Seria bom que todos estivessem presentes aqui. Isso aqui não é brincadeira, isso aqui é um produto caro e precisa ser valorizado. A prova disso são as inúmeras vantagens e os resultados obtidos nas regiões sul e sudeste do Brasil. É por isso que estamos trazendo para esta região” – finalizou.

Participaram do segundo encontro, o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha (PCdoB), o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro (PSDB), o prefeito interino de Guimarães, Osvaldo Gomes (PDT), ex-prefeitos, secretários municipais, empresários, e lideranças de diversos segmentos de toda a região do litoral ocidental maranhense.

Lançada em Cururupu-MA a 14ª edição da Agritec

COMPARTILHE

O Sebrae é parceiro do Governo do Estado na realização do evento. Dezenove municípios que integram o território foram convidados e enviarão suas caravanas formadas por produtores que comercializarão seus produtos e participarão de toda a programação.

A 14ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) – Território da Baixada, que será realizada nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, na cidade de Cururupu, foi lançada oficialmente na tarde desta segunda-feira (06), em uma solenidade no Centro de Convenções do município.

A feira é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), com o apoio do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Cururupu, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma),Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e diversas entidades, sindicatos, associações e movimentos.

“Em 2017, o Sebrae renovou a parceria com o Governo do Estado, pois percebe que a Agritec é uma grande oportunidade para os pequenos produtores rurais se atualizarem e terem acesso a novas tecnologias, o que consideramos algo positivo e que contribui para o incentivo ao empreendedorismo”, afirma João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.

O lançamento contou com a presença do gestor de projetos do Sebrae em Pinheiro, Breno Soeiro, que na ocasião representou a instituição parceira,  o secretário estadual da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, da prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, do secretário adjunto de Agricultura Familiar do Estado, Francisco Sales, da superintendente da SAF e coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira, além de representantes do poder público municipal, de órgãos estaduais ligados a agricultura, sindicatos e associações.

O Secretário Estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, disse acreditar que a 14ª edição da feira realizada em Cururupu, tem tudo para ser uma das maiores já realizadas.

“Só é possível ter ideia da importância de uma Agritec e o que ela representa de positivo para uma região quando se sedia e participa de uma edição, é uma feira grandiosa, de um alcance e um retorno tremendo para todos aqueles que participam. A agricultura familiar hoje no estado do Maranhão tem visibilidade e muito disso se deve ao legado que está sendo construído pela Agritec e ao compromisso dos nossos parceiros e produtores, por isso acreditamos que essa edição pode ser do tamanho que todos nós quisermos e será gigantesca sem dúvida nenhuma”, enfatizou Soares.

A Agritec – Território Baixada Ocidental, terá como principal objetivo proporcionar ao agricultor familiar de toda região a oportunidade de conhecer e ter acesso a tecnologia que movimenta o mundo do agronegócio, além de poder comercializar os seus produtos para visitantes de todo o estado.

Para a prefeita anfitriã da Agritec – Território Baixada Ocidental a feira é uma grande oportunidade de atrair desenvolvimento para toda a região.

“Pela primeira vez a região do litoral ocidental sedia um evento dessa magnitude é nossa obrigação realizar uma grande feira e mostrar que a nossa região tem potencial, riquezas e um povo trabalhador”, projetou Rosinha.

A FEIRA

Dezenove municípios que integram o território foram convidados e enviarão suas caravanas formadas por produtores, que comercializarão seus produtos, participando ainda de toda a programação de cursos, palestras, mesas redondas e oficinas que serão realizadas nas áreas de pesca, piscicultura, horticultura, fruticultura, mandiocultura, caprinocultura, gestão e comercialização de produtos e oportunidades de negócios para a agricultura familiar.

Capacitações na área da gastronomia e apresentações culturais complementam a programação da feira que acontecerá na praça Sesquicentenário (Antigo Aeroporto) no bairro Jacaré em Cururupu.

Sebrae-Ma inicia atividades do Programa Líder no Litoral Ocidental Maranhense

COMPARTILHE

O I Encontro do Programa Líder – Lideranças para o Desenvolvimento Regional – envolvendo agentes públicos e privados de 11 municípios da região do Litoral Ocidental Maranhense começou na manhã desta quinta-feira (19) no Centro de Convenções o Precursor, localizado na Rua João Vieira, ao lado da Praça da Matriz, no centro de Cururupu-MA.

As cidades beneficiadas com o programa são: Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão, que irão trabalhar a temática: Construção da Coesão e Identidade do Grupo.

O programa foi lançado no último dia 10 de outubro no município de Cururupu, sendo uma ação do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, estimulando o alinhamento das demandas no plano local e a respectiva convergência das políticas públicas municipais e de fomento estadual e nacional, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios, visando o desenvolvimento regional sustentável. O Maranhão é 17º estado a implantar a metodologia através do Sebrae.

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental no estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores públicos, privado e do terceiro setor, favorecendo a identidade regional grupal e a formação de capital social, para elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região abrangendo os onze municípios do litoral ocidental maranhense.

Participam do encontro o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a Prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, o vice-prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, ex-prefeitos, secretários municipais, como por exemplo Ademar Costa (Bequimão), empresários, e lideranças de diversos segmentos de toda a região do litoral ocidental maranhense.

POR Cururupu Repórter

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free