casa » Archivo de Etiquetas: Creche

Archivo de Etiquetas: Creche

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

COMPARTILHE

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, uma Indicação de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) foi aprovada por unanimidade solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário de estado da educação, Felipe Camarão, que seja aproveitado um terreno onde já existiu a Escola Janaína Cafeteira na avenida São Carmelo, no bairro Pirapora,  seja utilizado na construção de uma creche no local que beneficiará milhares de famílias.

Segundo a vereadora Fátima Araújo, a região do João de Deus/Pirapora é formada por um Complexo de Bairros com 31 comunidades e necessita muito de uma obra desse porte. “A região é carente, principalmente no que se refere à educação infantil. Não há existência de creches na área e acaba dificultando aos pais a execução de algumas atividades, já que muitas famílias não tem onde deixar seus filhos. Por ser uma região carente, 50% da população com complexo de comunidades vivem de 1/3 de um salário mínimo ou são beneficiário do programa Bolsa Família”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Para a vereadora Fátima Araújo, sua maior preocupação quanto a educação é garantir a construção de uma creche para a região, onde as crianças possam ser melhor assistidas e as famílias possam trabalhar com tranquilidade. Em fevereiro de 2013 a vereadora já havia encaminhado um abaixo assinado à Prefeitura de São Luís com 12 mil assinaturas solicitando a construção de uma creche para o local.

 

Prefeito Zé Martins vistoria obras nas zonas rural e urbana de Bequimão

COMPARTILHE

O compromisso de ampliar o leque de obras já realizadas em Bequimão, comprova que o prefeito Zé Martins é o mais atuante da baixada maranhense. Neste sábado (24), Zé Martins acompanhado da engenheira Nilva Matos (responsável pelos projetos de engenharia da gestão), e comitiva da Secretaria Municipal de Infraestrutura, vistoriou obras na zona rural de Bequimão, além de serviços na sede do município. Buscando saber como está o andamento das obras, o prefeito visitou povoados que estão com obras em construção e comunidades que receberão obras ainda este ano.

A agenda do prefeito Zé Martins começou pelo povoado Barroso, um dos que vai receber asfalto em sua gestão. Na comunidade a equipe da engenheira Nilva Matos fez o trabalho de marcação para montar o projeto da largura que vão ficar as ruas após o asfalto. Barroso terá a avenida principal e mais três transversais asfaltadas, sendo o primeiro povoado de Bequimão que receberá pavimentação. Além de Barroso, Santa Vitória e Balandro também receberão asfalto, ligando a cidade à MA 106. A comunidade Paricatiua também recebeu a visita do prefeito. Lá a engenheira fez a marcação das duas avenidas que ligam o início do povoado até no porto.

NOVAS OBRAS SERÃO INAUGURADAS ESTE ANO

A vistoria das obras começou no Caís do Porto, onde está sendo construído a primeira etapa de revitalização da Orla Marítima da cidade. A caminhada foi longa com vistorias de obras. O povoado Boa Vista, onde está sendo construída uma Escola através de uma parceria com o governo federal, recebeu a presença do prefeito, que vistoriou a obra, uma escola de duas salas, que já encontra com mais de 70% do trabalho concluído. Após sair de Boa Vista, o prefeito vistoriou a Creche no bairro Cidade Nova, outra obra que tem parceria com o governo federal e já está com 50% da construção em andamento, o que deverá acelerar após o período chuvoso.

Ainda na zona rural o prefeito Zé Martins vistoriou as escolas em construção nas comunidades Rio Grande e Santa Tereza, todas com duas salas e no povoado Monte Alegre que está sendo construída com 4 salas. Todas em parceria com o Ministério da Educação. Desde que assumiu a gestão do município de Bequimão, Zé Martins tem mudado a história de seu povo. Construiu mais de 300 KM de estradas vicinais e este ano vai interligar todos os povoados através da malha viária que será ampliada.

“É um passo após o outro. Estamos trabalhando para concluir todas as obras em andamento no município, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Muitas obras são em parceria com o governo federal e por isso dependemos deles para concluir. Hoje estamos vitoriando, tirando fotos para anexar e cobrar o máximo de urgência na conclusão. Nossa meta é concluir todas e iniciar outras obras de impacto em Bequimão. Já fizemos muito, mas ainda é pouco levando em comparação todos os projetos em andamento”, destacou o prefeito.

Em Paricatiua Zé Martins acompanhado do vereador Jorge Filho, ainda vistoriou a reforma da Escola Municipal, Unidade Integrada Paricatiua, que está sendo concluída e a criação de Sururu e Ostra na Orla Marítima da comunidade, onde estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Maracanã fazem pesquisa sobre a criação, dando suporte aos criadores.

Creche comunitária pede ajuda para continuar funcionando em São Luís

COMPARTILHE

A Escolinha & Creche Nossa Senhora da Conceição está precisando de ajuda para continuar suas atividades com as crianças do bairro Vila Embratel. A creche funciona apenas com ajuda e doações de algumas famílias que participam do projeto de educar as crianças mais carentes da comunidade.

Com mais de vinte anos de funcionamento desde sua fundação, a instituição se mantém sobrevivendo de doações da comunidade, e o projeto inicial da creche surgiu para acolher as crianças das mães carentes que não tinham com quem deixar filhos e no contra-período de sua vida escolar, prevaleceu à solidariedade, auxiliando, assim, os pais e as mães que precisavam ficar o dia todo fora por conta do trabalho.  A Escolinha também tem como objetivo de oferecer um ensino que vai além da subsistência para 120 crianças cadastradas, mas funciona de forma precária.

Em 2015, a Escolinha chegou  a receber melhorias, e entregue aos moradores do bairro da Vila Embratel, fruto de uma parceria do saudoso vereador Edmílson Jansen e lideranças locais, que atenderam aos apelos dos moradores.

O medo e a aflição de ter que fechar a creche por falta de apoio, toma conta de muitas mães de família, que fazem um apelo às autoridades e colaboradores. A Creche Escola fica localizada na Rua da União, no bairro da Vila Embratel , em São Luís. Contatos para doações e ajuda. (98) 987160405.

 

Por Mauro Garcia

Vereadora Fátima Araújo pede melhorias para o bairro Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) tem sido implacável quando o assunto é melhoria para bairros da capital maranhense. Preocupada com o bem estar da população ludovicense, a parlamentar tem mostrado aos seus pares que o trabalho não pode parar. Dedicada a cada detalhe, Fátima Araújo conhece como ninguém, os bairros periféricos de São Luís e sabe das necessidades.

Foi pensando nisso, que a Pequena Guerreira pediu através do Requerimento Nº 1072/17, que seja encaminhado um ofício ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT) e ao Secretário da Semuhr solicitando a concessão de uso de um terreno da prefeitura, onde será construída uma creche em 2018 localizado na Rua Riachuelo, entre as Ruas Dr. José Bernal e Dr. Machado, no bairro Vila Conceição-João de Deus.

A vereadora pretende usar o espaço para fins de manifestações culturais, religiosos e social até que seja construída a creche. De imediato Fátima Araújo que implantar um espaço para zumba, que visa promover saúde e bem estar aos moradores, dando melhor qualidade de vida ao povo do bairro.

Além disso, a Pequena Guerreira tem buscado outros benefícios para as comunidades carentes como o Programa Mais Asfalto, Segurança Pública, Saúde, Infreaestrutura, Saneamento Básico, Esporte e Educação. São focos da legislatura da vereadora que tem mostrado trabalho e se destacado como uma das melhores parlamentares da capital.

 

Povoado Timbaúba ganha creche‏ em São Mateus

COMPARTILHE

A educação municipal de São Mateus ganhou uma nova unidade na última  terça-feira, dia 5 de abril. A Creche Santa Marçalina, situada no povoado Timbaúba, considerada a maior comunidade rural do município, às margens da BR-135, foi entregue oficialmente à população pelo prefeito Miltinho Aragão (PSB) com a presença da secretária Municipal de Educação, Telma Vieira; da adjunta Lucélia Martins, secretários de governo, vereadores, líderes políticos e a comunidade.

Construída dentro do novo padrão de infraestrutura da rede municipal de ensino, a unidade que vai oferecer modernos recursos pedagógicos, atenderá inicialmente 60 pequenos são-mateuenses, de 02 a 05 anos. A estrutura conta com 03 salas de aula climatizadas, brinquedoteca, além de todo um mobiliário novo e professores qualificados.

“Fico muito feliz em poder proporcionar ao povo da Timbaúba, de modo especial as mamães desta comunidade um espaço como este, que vai levar educação de qualidade para as crianças e principalmente diminuir a desigualdade social entre elas, iremos oferecer aqui o melhor, salas climatizadas, mobiliário todo novo, instalações modernas e o conforto necessário para os primeiros passos da aprendizagem destas crianças,” destacou o prefeito durante a inauguração.

Doado pela comunidade, o prédio onde funcionará a nova creche foi totalmente reformado, adaptado pela Prefeitura e segue os mesmos padrões das outras duas creches já entregues na atual gestão do prefeito Miltinho, como as cores, espaço e conforto.

Desde que assumiu o governo municipal, esta é a terceira creche entregue pelo chefe do executivo mateuense. Ou seja, passou de 0 (zero) para 3 (três) unidades existente no município atendendo centenas de crianças. E já está em fase de licitação, o processo para construção de mais duas novas creches de 12 salas.

BLOG DA DALVANA

Vereador pede construção de Creche e Escola Infantil

COMPARTILHE

REQ

O vereador de São Luís e vice-líder do governo municipal na câmara, Ivaldo Rodrigues (PDT), teve requerimento aprovado por unanimidade, solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e também ao secretário municipal de educação, professor Geraldo Castro Sobrinho, que seja feito estudos técnicos para construção de uma Creche e Escola Infantil, na chácara Brasil, na região do Turu.

De acordo com a solicitação do vereador Ivaldo Rodrigues, centenas de mães carentes que trabalham no bairro e áreas adjacentes precisam dessa prestação de serviço por parte do poder público, que além de ser social é muito mais educacional.

“Precisamos implantar esse serviço não só na área onde estou pedindo, mas em toda região da capital. É um serviço social, mas também educacional. Um projeto dessa natureza vai beneficiar centenas de mães que precisam trabalhar para sustentar suas famílias, mas não tem onde deixar seus filhos. Eu como educador, vejo que a educação começa de berço, mas não podemos esquecer a importância de creches em uma cidade que hoje tem mais de um milhão de habitantes” – disse o vereador Ivaldo Rodrigues, que ainda foi categórico ao falar da necessidade desse serviço em São Luís.

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free