casa » Archivo de Etiquetas: Covid-19

Archivo de Etiquetas: Covid-19

Guarda Municipal e Polícia Militar fecham bar na orla marítima de Bequimão

COMPARTILHE

Em plena pandemia do novo coronavírus, em que o isolamento social é a recomendação mais importante da Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda se encontra gente que desrespeita as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias.

Em Bequimão, município localizado no Litoral Ocidental Maranhense, um decreto municipal de autoria do prefeito Zé Martins proíbe a realização de eventos públicos e privados, exige o fechamento de bares, lanchonetes e restaurantes e autoriza a abertura apenas de estabelecimentos como farmácias, comércios alimentícios, supermercados, padarias, frutarias e açougues, além de exigir uso obrigatório de máscaras.

 

Só que neste domingo (17) agentes da Guarda Municipal, com o apoio de policiais militares, fecharam um bar na orla marítima de Bequimão, que desrespeitou o decreto municipal e estava aberto formando aglomerações. Tinha gente de todas as classes, do professor ao fofoqueiro.

Nas imagens aparecem alguns críticos da gestão municipal, aqueles que dizem amar Bequimão, mas nada fazem de concreto, nem mesmo ter cuidado consigo e com as pessoas de suas famílias. Gente que prega uma coisa e faz outra, estilo o jogador Romário: “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”, dando mau exemplo para a sociedade bequimãoense.

A ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar teria ficado perfeita se tivesse levado uma meia dúzia para dormir no xilindró. Mas todo mundo ficou murchinho, quem fala pelos cotovelos ficou calado e só deverá voltar a se comunicar após esta matéria. Que seja aplicada a multa prevista no decreto municipal.

Fotos: Grupos de WhatsApp.

Prefeitura de Alcântara compra testes rápidos e remédios para combate ao Covid-19

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, entregou na manhã desta sexta-feira (15), itens que serão essenciais no combate ao novo coronavírus no município. Comprados com recursos do tesouro municipal, o gestor entregou 300 testes rápidos, que serão utilizados para testagem de pacientes suspeitos de covid-19 e medicamentos como Hidroxicloroquina, Sulfato de Zinco e Azitromicina, que serão usados no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

De acordo com o fisioterapeuta Helton, coordenador da Vigilância Sanitária de Alcântara-MA, antes do paciente para receber essa medicação, ele passará por uma avaliação com o médico de plantão. “Essa feito uma avaliação no paciente onde o médico irá definir se está com um quadro gripal ou covid-19. Sendo gripal, o médico prescreve a medicação. Já se o paciente estiver positivado para covid-19, o médico prescreve a medicação específica, como a cloroquina, azitromicina e sulfato de zinco, além de mais um anti- coagulante.

Os testes serão feitos em pacientes com sintomas de covid-19 nos contêineres instalados ao lado da UBS Mangueiral onde funciona o hospital provisório Dr Neto Guterres. Lá os pacientes passarão por avaliações com o médio e depois serão submetidos ao teste rápido para saber se estão ou não com o novo coronavírus.

Após a entrega dos testes e medicamentos, o prefeito Anderson Wilker agradeceu o empenho dos profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus e pediu mais uma vez a colaboração dos alcantarenses para que fiquem em casa e só saia de casa em caso de extrema necessidade, mas usando máscaras e evitando aglomerações.

Em nota, vereador Danilo Gusmão afirma que testou positivo para Covid-19, mas já está curado

COMPARTILHE

O vereador de Bequimão, Danilo Gusmão (PDT), emitiu nota nesta quarta-feira (13), afirmando que testou positivo para Covid-19, assim como sua esposa, filhos e nora. Na nota o vereador diz que já está recuperado e solicita ao povo de Bequimão que fique em casa e obedeça as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias. O vereador descreve a agonia e o sofrimento que o novo coronavírus causa nas pessoas que testam positivo.

VEJA A NOTA DO VEREADOR DE BEQUIMÃO NA ÍNTEGRA ABAIXO.

Bom dia a todos os companheiros desta casa (Câmara), vereadores e funcionários e população em geral da nossa querida Bequimão.

Meus amigos e amigas, seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e evitem aglomerações, usem máscaras e se puder #FICAEMCASA.

Quero informar a vocês que eu estou de quarentena por ter pego Covid-19. Aliás, todos daqui de casa, esposa e meus dois filhos graças a Deus estamos todos recuperados, espero que nenhum de vocês peguem essa doença que é muito desconfortável, cada dia ela aparece um sintoma. É febre, vômito, dores no corpo, suor frio, calor, em fim… muita tristeza.

Você sente falta da família, que nem pode te visitar. Olha a coisa está tão séria, que só no meu serviço já se foram 20 funcionários, e aqui na minha rua morreu um quinta-feira e outro sexta. Tudo isso vai causando medo às pessoas.

São Luís está um cemitério, isso é triste. As pessoas tem medo das outras. Ate aqui em casa uma tristeza imensa. Minha neta coitada, da TV para o celular, assistindo desenhos.

Meus irmãos, vamos nos cuidar, a peste veio para acabar com seres humanos.

Dei uma olhada lá no grupo Eu Amo Bequimão, onde olhei alguns elogios de alguns participantes sobre as duas vereadoras, realmente estao de parabéns.

Também quero dizer que no hospital não são só médicos e enfermeiros que estão de linha de frente como heróis. Temos maqueiros, motoristas e pessoal da limpeza, que são os menos protegidos e precisam ser reconhecidos e valorizados.

Um abraço a todos e se protejam desta coisa maligna.

Att: Vereador Dandan do Ariquipá

Famem divulga Nota de Pesar pelo falecimento do jornalista Ronald Damasceno

COMPARTILHE

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, (Famem), comunica o falecimento do jornalista Ronald Damasceno, ocorrido nesta quarta-feira, 13, em consequência da Covid-19.

Ronaldo Damasceno foi diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), onde prestou relevantes serviços.

Formado na Universidade Federal do Maranhão na turma de jornalismo de 1986, Ronald Damasceno atuou em defesa dos Municípios da Baixada Maranhense como técnico.

Neste momento de imensa dor consternação, a diretoria da Famem se solidariza com familiares e amigos de Ronald Damasceno.

Prefeitura de Bequimão intensifica ações de combate ao Covid-19

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, iniciou na última segunda-feira (04), uma força tarefa no combate a proliferação do Covid-19 no município de Bequimão. Participam da ação, técnicos da saúde, agentes da guarda municipal, policiais militares e uma equipe de segurança privada como apoio.

Estão sendo feito barreiras sanitária nas entradas da cidade, bem como as visitas e vistorias nos estabelecimentos comerciais, fazendo cumprir o decreto municipal 06/2020, que exige uso obrigatório de máscaras em locais públicos e privados, proíbe aglomerações, reduz número de passageiros em carros coletivos, que farão a circulação em rodízio, além de proibir a entrada de carros de outros municípios e exigir uso de máscaras em geral. Nesse decreto, apenas as atividades essenciais foram autorizadas a funcionar.

O objetivo é conscientizar as pessoas a cumprir o isolamento social e o decreto municipal para evitar a proliferação da Covid-19.

Já na última terça-feira (05), com apoio da equipe de segurança privada, a equipe de saúde conseguiu organizar as filas dos estabelecimentos comerciais e bancos da cidade, dando cumprimento a um dos pontos do decreto Nº 06/2020. A meta é conscientizar a população com a divulgação em carro de som, rádio, redes sociais, panfletagens e outros meios até zerar os casos no município. Mas para isso é necessário o apoio de todos os bequimãoenses nessa luta.

Ainda na terça-feira (05), a Secretaria de Saúde com apoio da Guarda Municipal da Polícia Militar, realizou mais uma visita técnica no canteiro de obra da construção da ponte Central/Bequimão. No local foram prestadas orientações sobre o decreto municipal Nº 06/2020, bem como a determinação para o seu devido cumprimento. A conversa foi tratada diretamente com os chefes imediatos encontrados no local da obra. A Prefeitura de Bequimão conta com a colaboração educativa dos engenheiros e mestres de obra na conscientização de seus colaboração.

Durante a sena inteira o serviço de desinfecção e pulverização não parou. A secretaria de saúde deu continuidade a mais um ciclo de higienização na cidade, englobando tanto locais públicos, quanto privados, onde a prefeitura detectou maior fluxo de circulação de pessoas.

Nesta sexta-feira (08) profissionais de saúde realizaram grande intensificação em pontos estratégicos, com informações para a conscientização de moradores e de quem passava pelo bairro de Fátima. Se cada um fizer sua parte, o novo coronavírus será derrotado no município de Bequimão o mais breve possível. Não depende apenas e exclusivamente do poder público, a ajuda da população é muito importante. Portanto respeite o isolamento social e fique em casa.

O PODER DA AÇÃO VEM DOS PROFISSIONAIS

Desde que iniciaram as ações de combate a proliferação da Covid-19 em Bequimão, a equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um trabalho magnífico no município. Esse trabalho é feito pelas enfermeiras que estão afastadas, mas realizam o trabalho por home office de casa via telefone com todos os pacientes sintomáticos.

A Secretaria Municipal de Saúde, além de fazer o monitoramento diário dos pacientes com suspeita da Covid-19, também está dando toda a medicação necessária prescrita pelos médicos do hospital municipal Lídia Martins, o que já trás resultados positivos no tratamento, já que dos 10 casos confirmados, 04 já estão totalmente curados, uma média muito boa em comparação a outros municípios do estado.

A equipe de profissionais no monitoramento de pacientes da Covid-19 é formada por enfermeiros, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, que dão as orientações necessárias aos pacientes de acordo com o caso de cada uma pessoa.

É válido lembrar do belíssimo trabalho que está sendo realizado pelo hospital municipal Lídia Martins no atendimento às pessoas com suspeita da Covid-19. O hospital está totalmente preparado e está adaptado para receber pacientes em situação de Covid-19 de baixa complexidade. Já para os casos de alta complexidade, os pacientes são encaminhados para o hospital de referência Macro Regional de Pinheiro.

Alcântara-MA já registra 05 casos positivos do novo coronavírus

COMPARTILHE

Subiu para 05 (cinco) o número de casos confirmados do novo coronavírus no município de Alcântara, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e divulgado nesta sexta-feira (08) pela Secretaria Municipal de Saúde. Além do aumento de casos positivos, o município também registrou 01 óbito por Covid-19.

O município de Alcântara tem 43 casos monitorados, 14 suspeitos que apresentaram sintomas na triagem, 04 casos ativos por exames e testes rápidos, 05 confirmados, 12 descartados e 01 óbito. Apesar de todo esforço da gestão para evitar a proliferação de contaminação, as autoridades municipais pedem a colaboração de toda população alcantarense, que fique em casa e evite aglomerações.

É válido lembrar que o sistema público de saúde do mundo inteiro foi surpreendido com o novo coronavírus e isso tem causado enorme dor de cabeça ao prefeito Anderson Wilker. Todo esforço e baseado em um planejamento estratégico está sendo feito para conter a proliferação da Covid-19 em Alcântara.

Bequimão já registra 10 casos positivos da Covid-19

COMPARTILHE

O novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (08) pela Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão, baseado com os resultados apresentados pela SES, com atualização na noite desta sexta-feira, mostra que o município de Bequimão já registra 10 (dez) casos positivos do novo coronavírus (Covid-19).

O primeiro caso do novo coronavírus no município de Bequimão foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 18 de abril.

Atualmente a Vigilância Epidemiológica já notificou 109 casos, 73 são suspeitos com sintomas, 19 foram descartados por tempo de isolamento, 07 foram descartados por exames, 10 casos foram confirmados, sendo que 04 já foram curados 01 foi a óbito.

Prefeitura de Bequimão fiscaliza cumprimento de medidas de controle e prevenção ao coronavírus

COMPARTILHE

Após o prefeito Zé Martins publicar o decreto n° 006/2020, a Guarda Municipal e técnicos da saúde saíram às ruas de Bequimão, para fiscalizar o cumprimento das medidas de controle e prevenção ao coronavírus no município. Durante a inspeção, foram identificados estabelecimentos do comércio não essencial que desrespeitaram a determinação de suspensão das atividades e, por isso, tiveram as portas fechadas. Polícia Militar e uma equipe de segurança privada também acompanharam a fiscalização.


Os proprietários de supermercados, comércios, quitandas e farmácias, cujo funcionamento é indispensável à sobrevivência da população, receberam orientações para que possam continuar atendendo, sem pôr em risco a saúde de funcionários e clientes. Na ação, também foram orientados proprietários de veículos que fazem linha entre a zona rural e a sede.

Nas barreiras sanitárias, os motoristas foram comunicados do sistema de rodízio para acesso à cidade e, ainda, da vigência de regras obrigatórias  de segurança, como o uso de máscaras por todos os passageiros e viagens com apenas 50% da capacidade total de transporte. A multa para quem cometer as infrações, no âmbito do transporte de passageiros, pode variar entre R$ 1.500 e R$ 3.000. O valor será revertido para o Fundo Municipal de Saúde (FMS).

Por Tribuna de Bequimão

Prefeitura de Alcântara solicita ajuda ao CLA no combate a Covid-19 e recebeu como resposta um NÃO bem grande

COMPARTILHE

Com a crise sanitária que o Brasil atravessa neste momento de Pandemia causada pelo Novo Coronavírus, afetando diretamente a economia do país, o que reduz automaticamente os repasses aos municípios brasileiros e dificulta investimentos maiores na área de saúde pública, a Prefeitura de Alcântara pensando em ajudar ainda mais a população no combate a proliferação da Covid-19, tentou encontrar uma alternativa ao solicitar apoio ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), mas infelizmente a gestão municipal não obteve essa ajuda.

A equipe do Portal G7 teve acesso ao ofício da Prefeitura de Alcântara assinado pelo prefeito Anderson Wilker solicitando ao CLA apoio no combate ao Covid-19 no município, assim como também tivemos acesso ao ofício resposta do CLA, que nega ajuda ao povo de Alcântara.

O ofício Nº 26/2020-GABPREF, assinado pelo prefeito Anderson Wilker de Abreu Araújo, dia 24 de março de 2020, e encaminhado também para a Promotora de Justiça da Comarca de Alcântara, Raquel Madeira Reis. Em seu ofício, o prefeito solicitou Ambulância para dar suporte ao município nos casos emergenciais que necessitem de deslocamento para unidades hospitalares na capital do estado, por meio de avião/lancha, doação de EPI’s para as equipes de apoio e para Unidade de Isolamento Provisório, entre outras ajudas como mostra cópia do ofício abaixo.

Em conversa com um militar reformado do CLA, que não quis se identificar, ele afirmou que o Centro de Lançamento de Alcântara dispõe de médicos, enfermeiros e efetivo que poderiam ajudar o município na abordagem e orientações à população sobre a Covid-19, além de ambulâncias, veículos e outros equipamentos que poderiam ser disponibilizados no combate a proliferação do novo coronavírus.

Um morador de Alcântara, falou com nossa equipe sobre a negativa do CLA em ajudar o município no combate ao Covid-19, e ele viu como falta de responsabilidade social. “Há tempos o CLA não faz nada por nosso povo, não contribui com o município em nada e principalmente com a população das comunidades atingidas pelo Centro de Lançamento de Alcântara, que há mais de 30 anos tem uma dívida histórica com os quilombolas”, destacou o morador alcantarense que ficou decepcionado com a atitude do CLA.

Para tentar explicar sua omissão com o município de Alcântara, o CLA disse em seu ofício Nº 10/SIJ/13801, de 26 de março de 2020, assinado pelo Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, que também foi encaminhado com a Promotora de Justiça da Comarca de Alcântara, Raquel Madeira Reis, que não poderia ajudar o município de Alcântara, haja vista que o Mistério de Desenvolvimento havia enviado dia 20 de março o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à Covid-19, mas até esta data nunca chegou nada em Alcântara-MA. Veja a cópia do ofício abaixo.

Por está instalado no território alcantarense, o Centro de Lançamento de Alcântara, através de seus representantes deveria copiar o bom exemplo de outras instituições que estão contribuindo no combate ao Covid-19 em vários municípios brasileiros. Mas não foi o que aconteceu com o CLA ao ser solicitado pela Prefeitura de Alcântara para ajudar salvar vidas.

Entramos em contato com o CLA através dos números (98)3311-9000 e (98)3311-9292, além de enviar e-mail solicitando uma resposta quanto ao ofício de resposta à prefeitura de Alcântara através do endereço eletrônico: protocolo.gapak@fab.mil.br e scs.cla@fab.mil.br, mas até o fechamento desta pauta não havíamos recebido resposta.

Como o DeadLine ou data limite para publicação desta matéria foi estipulado até as 10h desta terça-feira (05), aguardamos a nota do CLA após o limite dado e publicamos. Mas o espaço no Portal G7 fica aberto para qualquer explicação do CLA.

Por G7

Presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, Ivan Ferreira divulga Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Zeca Life

COMPARTILHE

O Presidente da Câmara de vereadores do município de Alcântara, Ivan Ferreira, divulga Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador do município, José Maria Gusmão Diniz, de 57 anos, carinhosamente conhecido por Zeca Life, que foi vereador no município no período de 2013 a 2016.

Segundo Ivan Ferreira, que foi colega de Zeca Life no Legislativo Alcantarense, o ex-vereador prestou relevantes serviços ao povo de Alcântara, em especial à comunidade Janã e povoados vizinhos.

Em sua Nota de Pesar, Ivan Lembra que como político, Zeca Life deixa um exemplo de dignidade humana e compromisso com seu povo.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free