casa » Archivo de Etiquetas: Convênio

Archivo de Etiquetas: Convênio

Parceria entre Prefeitura e UNDB cria ação em saúde em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Moradores do município de Bequimão poderão fazer consultas, gratuitamente, nas clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, além de terem acesso a serviços de Biomedicina e Farmácia, do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB). O termo de convênio foi firmado, nesta sexta-feira (06), pelo prefeito bequimãoense Zé Martins e pela reitora Maria Ceres Rodrigues Murad. A cooperação também prevê atividades conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e a implantação de residências médicas no município, pelo prazo de 20 anos.

As consultas deverão ser agendadas previamente e, depois, ocorrerão em laboratórios modernos e com equipamentos sofisticados, utilizados para a formação dos estudantes dos cursos da área da Saúde. “A intenção é favorecer a melhoria da saúde da população do nosso Estado, visando essa relação ensino/assistência. Os alunos terão acesso a esses pacientes, para o aprendizado, e a população terá uma assistência de qualidade”, explicou a coordenadora de implementação da área da Saúde na UNDB, Edna Coutinho.

No termo de convênio, foram apontados como objetivos da parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão o desenvolvimento de ações e políticas públicas e privadas convergentes, voltadas à criação das condições necessárias e suficientes para os cursos de saúde; o intercâmbio de conhecimentos técnicos, científicos e culturais; a cessão mútua de recursos laboratoriais; a cooperação para uma gestão ativa do Sistema Único de Saúde (SUS); e o desenvolvimento conjunto de projetos específicos voltados para instalação de programas de residência médica.

Isso significa que, daqui a alguns anos, quando for instalado o curso de Medicina na UNDB, o município de Bequimão poderá receber turmas de residência médica, em áreas altamente especializadas e de referência. Leitos do Hospital Lídia Martins poderão ser utilizados para atividades acadêmicas, nos moldes de um hospital universitário.

O prefeito Zé Martins conheceu as instalações da Clínica da Odontologia, acompanhado do coordenador do curso, Pedro Almeida. A estrutura serve para a prática dos futuros odontólogos, com supervisão dos professores. “Estou muito honrado com mais essa parceria com uma instituição universitária de referência, como é a UNDB, cujo objetivo é dar melhor qualidade de vida para o povo de Bequimão. Nossa gestão sempre teve como prioridade a questão da saúde. Todo esse trabalho vai servir para que a gente possa cumprir nosso exercício social com os bequimãoenses”, garantiu o prefeito.

Ainda serão divulgados os canais para marcação das consultas. Neste mês de março, será feito um evento de lançamento do projeto, que também contemplará outros municípios do Maranhão.

Fotos: Ascom/Bequimão

Prefeito Jadilson Coelho assina convênio para construção de 96 casas em Mirinzal

COMPARTILHE
O prefeito Jadilson Coelho, participou da assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção de 96 casas na comunidade de Santiago em Mirinzal, do Programa Nacional de Habilitação Rural.

O Programa Nacional de Habitação Rural​ (PNHR), foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.​

Para que seja apto ao programa, há limites de renda: Para agricultor familiar, renda familiar máxima de R$ 17.000,00 ao ano, considerado o valor total da renda rebatida indicada na DAP; Para trabalhador rural, renda familiar máxima de R$ 17.000,00 ao ano, considerando a renda comprovada por carteira de trabalho e os três últimos contra-cheques; ou contrato de trabalho; ou declaração em papel timbrado do empregador com firma reconhecida em cartório; ou comprovante de proventos do INSS, se aposentado de caráter permanente.

A Entidade Organizadora e responsável por desenvolver as atividades de planejamento, elaboração e implementação do empreendimento, providenciar a regularização da documentação, organização do grupo, viabilizar a contratação e acompanhar a execução do projeto é a  ONG Centro de Defesa Justiça e Paz  em parceria com a  Prefeitura Municipal e  Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“São produtores que vivem em condição de alta vulnerabilidade habitacional, e por conta própria, através da sua renda, não conseguiriam fazer intervenções importantes em suas moradias. Esse programa é muito importante, pois trabalha para equalizar as condições de vida entre cidade e campo”, garantiu o prefeito Jadilson.

 

Do Blog do Vandoval Rodrigues

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free