casa » Archivo de Etiquetas: Conselho

Archivo de Etiquetas: Conselho

Conselho Municipal de Turismo realiza sua primeira reunião e elege sua Diretoria

COMPARTILHE

Na manhã desta quinta-feira (04), foi realizada a primeira reunião para nortear os rumos do Conselho Municipal de Turismo de Bequimão. No encontro foram definidos os integrantes da diretoria do órgão.

Membros da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e membros da administração pública que representam áreas ligadas ao turismo participaram da reunião, que foi realizada na sede da Prefeitura Municipal de Bequimão.

Foram eleitos por unanimidade para compor a diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Rodrigo Martins (Turismólogo e coordenador da Sala do Empreendedor de Bequimão), para presidente e Diógenes França, empresário do segmento de Bares e Restaurantes, como vice-presidente, e Valdecy Amorim, como secretário para o biênio 2019-2021.

No encontro foram pautados ainda a discussão e aprovação do Regimento Interno do Comtur, a identificação de prioridades no segmento de Turismo para criação de comissões de trabalho e a elaboração de propostas para promover o desenvolvimento do turismo no município.

Para o presidente eleito Rodrigo Martins, o conselho já nasce com um direcionamento visando o desenvolvimento. “O primeiro passo do conselho será trabalhar num planejamento participativo com ações de curto, médio e longo prazo, feito pelo grupo que reúne pessoas competentes e empenhadas em fazer do turismo um eixo de desenvolvimento e de geração de renda para Bequimão”, destaca o presidente do Conselho.

O órgão tem caráter deliberativo e de assessoramento ao Poder Executivo Municipal. Conforme a Lei Municipal Nº 01/2019, a função do Comtur é orientar e promover o desenvolvimento turístico do município de Bequimão.

Prefeitura de Bequimão realiza eleição dos membros do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR

COMPARTILHE

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), reunião para composição e eleição dos membros para formação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), criada pela Lei Municipal Nº 01, de 30 de abril 2019. O COMTUR é um órgão deliberativo e de assessoramento para projetos e ações destinadas ao desenvolvimento da atividade turística do município de Bequimão.

Estiveram presentes na reunião do Conselho Municipal de Turismo de Bequimão, representantes do poder público (secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Educação, Administração, Cultura, além da Câmara de Vereadores) e representante da sociedade civil organizada (Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colônia de Pescadores, Bares, Restaurantes e Similares, Meios de Hospedagem, Transportes, Artesãos, Associações e Entidades Culturais).

A Secretária de Turismo, Keila Soares, falou sobre a importância da formação do conselho para o município. “Este é um passo importante para o fortalecimento do setor, através do comprometimento e envolvimento dos mais variados setores socioeconômicos envolvidos com atividade turística do município”, destacou a secretária.

O COMTUR de Bequimão é vinculado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Órgão responsável pelo turismo no âmbito da Prefeitura Municipal. É composto por 13 (treze) membros titulares e suplentes respectivamente, formado por representantes governamentais e não governamentais ligados ao turismo.

Conselho de Assistência Social tem nova diretoria em Bequimão

COMPARTILHE

O Conselho Municipal de Assistência Social de Bequimão (SMAS) reuniu-se, na manhã da última segunda-feira (15), com o objetivo de compor a nova diretoria para o biênio 2017-2019. O encontro aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Conselho tem como finalidade instituir, planejar e avaliar os programas sociais que competem ao município, por meio da Secretaria de Assistência Social. A reunião contou com a presença do secretário Josmael Gomes de Castro Júnior, sua adjunta Rose Pinheiro, entre outros membros do poder público e da sociedade civil que concorreram às vagas.

SOCIEDADE CIVIL:

  • Sindicato:Vangelia Castro e Kelly;
  • Associação Quilombola de Ariquipa: Carlos Alberto e Ney Reis; Associação dos povos Quilombolas de Ramal do Quindiua: João José e Valdenice Martins;
  • Fórum dos Trabalhadores do SUAS: Rosinete e Laudmary;

PODER PÚBLICO:

  • Secretaria de Saúde: Maria Cristina e Maria Lucia;
  • Secretaria de Educação: Wallison;
  • Secretaria de Administração: Reinivaldo e Josenilde
  • Secretaria de Assistência Social: Rosenilde França Pinheiro.

Presidente: Rosenilde Pinheiro

Vice: Vangelia

Para o secretário Josmael Castro, a formação do Conselho é de extrema necessidade para o município. “Avaliam-se as implementações das políticas públicas da Secretaria de Assistência Social de Bequimão, em que o Prefeito Zé Martins está dando todo o suporte nos programas sociais que serão implementadas no município nesta gestão” – destacou.

 

 

Prefeitura assume presidência do Conselho Municipal do Idoso

COMPARTILHE

Representando a Prefeitura de São Luís, a superintendente de Administração da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Sofia Pereira tomou posse como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). A suplente é a secretária adjunta de Gestão da Semcas, Nazarteh Garcês. A eleição da nova diretoria ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), na Casa dos Conselhos, após os 36 conselheiros que compõe CMDI serem empossados pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (CEDIMA) para o biênio 2017/2019.

“O prefeito Edivaldo reforça a importância dos conselhos de direito, bem como, do papel fundamental dos conselheiros para o avanço das políticas públicas. Com os novos membros, esperamos dar continuidade ao trabalho de fortalecimento das ações do CMDI”, reforçou a secretária adjunta de Gestão da Semcas, Nazarteh Garcês que também representa a Secretaria no Conselho.

Entre as metas estabelecidas pela diretoria eleita, está a efetivação do Fundo Municipal do Idoso. O Fundo tem o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa no município. “Nós iremos trabalhar para campanha de arrecadação de recurso no segundo semestre para que em 2018 seja lançado o primeiro edital convocando instituições para execução de projetos voltados a política, explicou a presidente eleita, Sofia Pereira.

CONSELHO

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em São Luís, foi regulamentado pela Lei 3.397/95. Possui funções deliberativas, normativas, controladoras, fiscalizadoras e consultivas no que diz respeito à Política Municipal do Idoso.

Entre suas competências consta a formulação de denúncias sobre discriminação da pessoa idosa e proposta de planos, programas e projetos relacionados à questão do idoso. Tem caráter permanente, deliberativo e paritário, com 36 membros, sendo nove representantes do poder público e nove da sociedade civil.

Na área governamental, fazem parte do conselho representantes das secretarias municipais da Criança e Assistência Social, Saúde, Educação, Planejamento e Desenvolvimento, Trânsito e Transporte, Cultura e Turismo.

Deputado Zé Inácio participa de Encontro Interconselhos no Maranhão

COMPARTILHE

O deputado Zé Inácio (PT) esteve presente na terça-feira (6) no Encontro Interconselhos do Maranhão, que faz parte da programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, e é uma realização do Fórum Estadual Interconselhos e do Governo do Maranhão.

O evento, que tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio entre os conselhos estaduais, favorecendo a troca de experiências, o conhecimento mútuo, o estímulo a intersetorialidade e a construção de ações conjuntas, a fim de proporcionar o intercâmbio entre os conselhos estaduais, contou com a apresentação dos Conselhos e Intervenção da Plenária, produzindo encaminhamentos finais.

Durante a abertura do Encontro, Zé Inácio destacou a proposta do Fórum. “Uma das marcas do Governo do Estado atual é a presença da participação popular, que se constitui com a presença da sociedade civil e o poder público. Este Encontro traz ainda uma proposta inovadora, já que reúne todos os conselhos para que discutam políticas públicas, de forma a debater o que ocorre no cenário brasileiro”, afirmou o deputado.

Na mesa de abertura estiveram presentes, além do deputado Zé Inácio, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a secretária adjunta Participação Popular, Creuzamar de Pinho, a representante do Fórum Estadual Interconselhos pelo Poder Público, Deborah Lopes Jatahy, e o representante do Fórum Estadual Interconselhos pela Sociedade Civil, João Maria Van Damme.

SOBRE O FÓRUM INTERCONSELHOS

 O Fórum Interconselhos é um mecanismo da Política Estadual de Participação Popular para o diálogo entre representantes dos conselhos, no intuito de acompanhar a implementação das políticas públicas, e dos programas governamentais, formulando recomendações para aprimorar sua intersetorialidade e transversalidade.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free