casa » Archivo de Etiquetas: Conguarás

Archivo de Etiquetas: Conguarás

Prefeitos do Consórcio Conguarás decidem reunir maquinários para força tarefa de infraestrutura

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, aderiu ao programa que reunirá o maquinário dos nove municípios participantes do Consórcio Conguarás, para uma força tarefa de recuperação das vias urbanas e estradas da zona rural. Em conjunto, os prefeitos decidiram unir forças e realizar uma megaoperação de infraestrutura. A parceria foi celebrada durante encontro que ocorreu nesta quinta-feira (11), em Bacuri.

A cooperação técnica entre os municípios de Bequimão, Bacuri, Serrano, Cururupu, Mirinzal, Cedral, Central, Guimarães e Porto Rico resultará em uma patrulha mecanizada composta por nove caçambas, uma escavadeira, um rolo compressor, um carro pipa, duas patrols e uma retroescavadeira.

 

Para o prefeito Zé Martins, o programa será um sucesso e desafogará os gestores. “Sempre fui a favor de parcerias, porque ninguém faz nada sozinho. Em Bequimão, existem mais de 300 km de estradas vicinais na zona rural. Com esse consórcio, se Deus quiser, em breve estaremos com nossa malha viária toda recuperada. Além disso, vamos ampliar novas estradas em Bequimão e interligar outros povoados. Vamos contemplar todos os povoados e bairros”, destacou o prefeito.

O Programa de Reestruturação da Infraestrutura dos municípios do Consórcio Conguarás prevê que os trabalhos aconteçam durante 10 dias, de forma intensificada, em cada município. Bacuri será o primeiro contemplado. “É um momento muito importante para nossa região. Pela primeira vez, os prefeitos que compõem o Consórcio se unem em um só pensamento em busca de melhorias para a qualidade de vida da população dos nossos municípios”, destacou o prefeito de Bacuri, Dr. Washington, presidente do Conguarás.

Participaram do encontro os prefeitos Zé Martins (Bequimão), professora Rosinha (Cururupu), Maguila (Serrano do Maranhão), Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Jadilson Coelho (Mirinzal), Dr. Washington (Bacuri), Tatiana Mendes (Porto Rico) e Osvaldo Gomes (Guimarães). O prefeito de Cedral justificou sua ausência. Já o prefeito de Apicum-Açu não aderiu ao programa promovido pelo Consórcio.

Com informações de Heraldo Wéllem (Ascom de Cururupu)

Zé Martins participa de reunião com prefeitos do Consórcio Conguarás na cidade de Pinheiro

COMPARTILHE

Um encontro realizado pelo Consórcio Intermunicipal da Região da Baixada Ocidental e Floresta dos Guarás (Conguarás), Sebrae Maranhão, Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Famem, na cidade de  Pinheiro, reuniu nesta quinta-feira (19), prefeitos que fazem parte do consórcio para debater convênios que possam melhorar a gestão dos os municípios, possibilitando a realização de obras de infraestrutura, além de garantir a geração de emprego e renda.

Um dos melhores gestores da Região do Litoral Ocidental Maranhense, o prefeito Zé Martins participou do encontro acompanhado dos vereadores Professor Zeca (PRB), Amarildo Paixão (PSD) e Jorge Filho (PP), dos secretários Zé Orlando Ferreira (Administração e Transporte), Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social), Ademar Costa (Indústria e Comércio) e Tonho Martins (Infraestrutura), além dos assessores Rogério Lopes, Johny Paixão, Denilson Martins e o coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins.

O Conguarás reúne dez municípios maranhenses e na oportunidade do encontro participaram representantes do governo, como os secretários de Ednaldo Neves (Comunicação e Articulação Política), Júlio Cesar (Agricultura Familiar) e o deputado federal Weverton Rocha (PDT), além do ex-vice prefeito de São Bento, Isaac Dias Filho e Iran Monteiro (ex-prefeito de Central do Maranhão).

Além do prefeito de Bequimão, Zé Martins, estiveram presentes Geraldo Amorim (Peri-Mirim), Professora Rosinha (Cururupu), Tatyana Mendes (Porto Rico), Cláudio Cunha (Apicum-Açu), Valéria Castro (Presidente Sarney), representando a Famem, Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Osvaldo Gomes (prefeito em exercício de Guimarães), Jadilson Coelho (Mirinzal), Jadson Passinho (Cedral), Stélio Castro Cordeiro (vice-prefeito de Pinheiro), além do presidente da CNM, Alex Carneiro, a gerente regional do Sebrae, Graça Fernandes, representando o Superintendente do Sebrae, João Martins, e outras lideranças políticas da baixada e litoral maranhense.

O encontro tinha o objetivo de debater sobre Apoio Financeiro ao Municípios (AFM), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Licitações, Creche, Improbidade,  Lei Kandir (lei complementar brasileira nº 87 que entrou em vigor em 13 de setembro de 1996 no Brasil, e que dispõe sobre o imposto dos estados e do Distrito Federal, nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços (ICMS). A lei Kandir isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação), Programa Federativo, entro outros temas.

Fotos: Rodrigo Martins

Representantes do município de Bequimão participam do 5º Encontro do Programa Líder em Guimarães

COMPARTILHE

Aconteceu nos dias 22 e 23 de fevereiro o 5º Encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) na cidade de histórica de Guimarães/MA. O encontro teve como tema “A escolha do futuro da região”, que reuniu 30 lideranças de 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense.

Durante o encontro, aconteceu a palestra proferida por Waldelí dos Santos Rosa, prefeito de Costa Rica, município do Mato Grosso do Sul. Economista e empresário, o prefeito garante que uma das principais tarefas do gestor público é fazer uma boa gestão de pessoas, lição que aprendeu administrando as suas empresas. Waldeli está no seu quarto mandato como gestor público de Costa Rica e conta com mais de 96% de aprovação.

O Líder é um programa do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (sociedade civil organizada).

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a baixada já está sendo desenvolvida através de ações concretas entre Sebrae e prefeituras. “A baixada ocidental e o litoral ocidental maranhense são regiões que tem uma economia complicada. Não estamos inventando moda, apenas estamos identificando as potencialidades que já existem aqui. Essas potencialidades estão aqui no povo, através de suas habilidades e talentos”, disse.

Participaram do encontro o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, o prefeito de Apicum-Açu e Presidente do Conguarás, Cláudio Cunha, o prefeito interino de Guimarães, Osvaldo Gomes, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha, ex-prefeitos, secretários municipais, empresários e lideranças de diversos segmentos da região. Bequimão foi representado pelo secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres e pelo coordenador da Sala do empreendedor, Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Secretário de Saúde de Bequimão participa de assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria Estadual da Saúde e Conguarás

COMPARTILHE

O secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, participou da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Consórcio Conguarás, para a implantação do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que visa beneficiar pacientes com necessidade de Tratamento Fora Domicílio (TFD).

Os técnicos da Câmara Técnica do Conguarás cumpriram a primeira etapa da implantação do sistema, com o levantamento das demandas nos municípios de Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Guimarães, Alcântara, Bequimão, Peri- Mirim, Central do Maranhão, Cedral e Pinheiro.

Na segunda etapa, cada município indicará um coordenador para o Sistema SISREG, que será capacitado para gerenciar o programa no seu município. O Estado está reestruturando a Rede de Referência da Média e Alta Complexidade (MAC).

Como resposta às solicitações do Consórcio Conguarás, o Estado implantará a MAC de São Luís, Cururupu, Pinheiro, Santa Inês e Hospital do município de Monção, garantindo as especialidades necessárias para atender às demandas das regionais.

Para o Secretário de Saúde, Sidney Bouéres, o município de Bequimão ganha muito com essa cooperação. “Com a implantação do SISREG, o gerenciamento da Rede de Média e Alta Complexidade terá mais agilidade, disponibilidade e acompanhamento no encaminhamento dos pacientes para o Tratamento Fora Domicílio”, garantiu.

Prefeitos do Conguarás articulam ações de fomento junto ao Sebrae

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira, 3, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, recebeu na sede da instituição, em São Luís, o presidente e o diretor financeiro do Consórcio Intermunicipal Floresta dos Guarás (Conguarás), Cláudio Cunha (prefeito de Apicum-Açu) e Zé Martins (prefeito de Bequimão), respectivamente. A pauta da reunião versou sobre o desenvolvimento do Litoral Ocidental com foco em ações de fomento da economia local por meio das vocações produtivas já existentes e potencialidades como o turismo.

“Temos um litoral extremamente bonito, vasto e muito rico, com lindas praias e recursos naturais em abundância, sendo viável para o turismo e a pesca industrial. Precisamos do apoio de instituições como o Sebrae para nos ajudar a desenvolver esse potencial, gerando riquezas que venham a beneficiar a nossa região e nossa gente”, sinalizou o presidente do Conguarás, destacando que um dos seus objetivos é trabalhar com foco na qualidade e nas boas práticas de manipulação do pescado local. “Nosso objetivo é torná-lo referência em todo o estado e abrir novos mercados aos nossos pescadores, inclusive fora do Maranhão”, completou Cláudio Cunha

O interesse dos prefeitos maranhenses pela contribuição do Sebrae em seus territórios tem sido cada dia maior. A instituição, que apoia os pequenos negócios desde a sua fase embrionária, atua em segmentos econômicos diversos com expertise na gestão empresarial, por meio da capacitação dos empresários e do corpo funcional, ofertando ferramentas e soluções empreendedoras, projetos estruturantes e programas nacionais.

“Neste ano, recebemos vários prefeitos maranhenses desejosos pelo desenvolvimento de seus municípios no sentido de tornar as micro e pequenas empresas alternativas para fazer girar a economia local. É sabido que os pequenos negócios proporcionam mais oportunidades de emprego e renda aos munícipes. No entanto, sempre alertamos os gestores públicos que é necessário criar um ambiente legal favorável para que as pequenas empresas e microempreendedores individuais se estabeleçam e isso é possível por meio da regulamentação e implementação da Lei Geral da MPE”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, ressaltando que a instituição, ao identificar a ausência de uma política pública voltada aos pequenos negócios, já sinaliza a necessidade da legislação.

“A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa beneficia os pequenos e promove o desenvolvimento nos municípios. Foi pensada para isso e tem proporcionado grandes mudanças onde é implementada, ou seja, retirada do papel. Além do mais, o Sebrae pode e quer auxiliar o poder público em outras ações que promovam o crescimento econômico dos territórios”, atesta o diretor superintendente, informando que o Litoral Ocidental é atendido pela regional da instituição em Pinheiro.

O Prefeito de Bequimão e diretor financeiro do Conguarás, Zé Martins, pontuou a experiência de parceria que já acontece entre o município que está sob sua gestão e o Sebrae e destacou a diferença que a implementação da Lei Geral das MPEs tem feito no desenvolvimento local. “Temos conseguido resultados muito interessantes com a atuação dos agentes de desenvolvimento local, que são servidores do governo municipal qualificados pelo corpo técnico do Sebrae para identificar nossas potencialidades empreendedoras e nos orientam a construir o ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios instalados em nossa região. Essa experiência positiva pode ser ampliada para toda a região do Litoral Ocidental. Essa é a nossa expectativa”, declara o prefeito.

“Já começamos a alinhar uma atuação institucional mais estratégica e com maior ênfase na região do Litoral Ocidental, porque existe essa demanda vinda do poder público, da classe empresarial e sociedade civil organizada. Esperamos contribuir de maneira mais contundente no desenvolvimento dos municípios dessa parte do nosso estado, ajudando-os a promover suas riquezas, movimentar suas economias, empoderar sua gente e fortalecer a governança territorial e empreendedorismo”, indica João Martins.

Prefeito de Bequimão assina termo de adesão ao Polo Turístico Floresta dos Guarás

COMPARTILHE
O Prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), e a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, assinaram o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, ratificando o interesse do município em integrar a Região Turística Floresta dos Guarás.
O prefeito Zé Martins enfatizou a importância do programa para o desenvolvimento socioeconômico do município, que tem uma diversidade de atrações culturais e naturais para visitantes e moradores. “Com essa adesão poderemos pleitear ações e receber recursos orçamentários para os projetos de turismo local, além de reforçar o apoio para o desenvolvimento do turismo regional em cooperação com os demais municípios de nossa região turística, que também estão unidos pelo consórcio Conguarás”, explicou o gestor.

“A administração do prefeito Zé Martins tem atuado bem, oferecendo infraestrutura e suporte técnico e administrativo para o desenvolvimento dos atrativos turísticos em Bequimão, por meio de ações contínuas e parcerias eficazes, como é o caso do Sebrae e o empresariado local”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares.
PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO E O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO
A Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. Mesmo um município que não possua clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – pode dele se beneficiar. Para isso, o município precisa desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. O trabalho regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região.

 

Embasando-se em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo ministério com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.
Mais informações sobre a Floresta dos Guarás ACESSE AQUI

Avança articulação de Prefeitos para a Gestão Consorciada do Tratamento Fora de Domicílio

COMPARTILHE

Está avançando a articulação para implantar a gestão consorciada do Tratamento Fora de Domicílio nos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Baixada Ocidental e Floresta dos Guarás (Conguarás). Nesta segunda-feira (6), o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e outros prefeitos consorciados participaram de uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís.

Regulamentar o Tratamento Fora de Domicílio é importante para pessoas com necessidade de assistência de alta e média complexidade em saúde, recebam auxílio, já que o tratamento, geralmente, ocorre longe de casa (no caso dos moradores dos municípios do interior que se tratam na capital maranhense).

“O secretário Carlos Lula aprovou integralmente a iniciativa do Conguarás, já colocando uma equipe técnica à disposição, além da logística, para que os trabalhos tenham início no que se refere à competência do estado. O Estado acredita ser esse um dos caminhos para regularizar a questão do Tratamento Fora do Domicílio no Maranhão”, ressaltou o representante da SES, Mariano Castro.

A coordenadora do projeto do TFD Consorciado, Magda Gonçalves, detalhou as ações previstas no projeto acordado com o Governo do Estado. Entre as ações previstas, está a aquisição de ônibus adaptados que atendam à demanda da região para o transporte sanitário de pacientes. A proposta trata ainda da reestruturação do programa de ação em saúde, utilizando o sistema de Regulação de Vagas (SISREG), do Ministério da Saúde, e estabelecendo a regulação entre os municípios do Conguarás, com a prefeitura de São Luís e o Governo do Estado.

“Nós, prefeitos do consórcio, estipulamos que trabalharíamos sempre com os temas de extrema importância para o litoral norte. O primeiro foi o TFD, problema que perdura por todos os quatro cantos do Maranhão. Apresentamos uma proposta ao Ministro da Saúde, em Brasília, e ao Governo do Estado, que foi muito bem aceita”, avaliou o prefeito de Apicum-Açu e presidente do Conguarás, Cláudio Cunha.

Para o secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, este é um projeto-piloto para a construção de uma nova política pública para a saúde no Estado. “O Conguarás dá início a um novo momento para a saúde no Maranhão. A gente acredita que essa vontade política dos prefeitos vai realmente trazer resultados palpáveis com relação a este que é um dos principais gargalos da saúde, pois a população precisa ser assistida”, frisou.

Participaram da discussão com o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado os prefeitos de Apicum-Açu (Cláudio Cunha), de Guimarães (Margarete Ribeiro), de Cururupu (Profª Rosinha), de Bacuri (Dr. Whashington), e de Porto Rico (Tatyana Mendes). Também estavam na reunião as secretárias de Saúde Helena Duailibe (São Luís) e Ramone Araújo (Alcântara), além da secretária da Comissão Intergestores Regional de Pinheiro, Rosiane Araújo Marinho, e vários secretários municipais.

Também participaram os prefeitos Ronildo Campos, de Penalva, e Linielda de Eldo, de Matinha, que representaram o Conlagos (Consórcio Intermunicipal dos Lagos Maranhenses), próximo território a viabilizar a implantação do projeto TFD consorciado.

Por BLOG do Marco D’Eça

Secretária de Saúde de Alcântara participa de reunião da Comissão Fórum Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Na manhã desta segunda feira (5), estiveram reunidos os membros da Comissão Organizadora do Fórum Floresta dos Guarás, composta por gestores municipais, juntamente com representantes da Secretaria de Saúde do Estado, com o objetivo de discutir pautas que venham mudar a realidade da região.

Entre os as autoridades que compareceram ao encontro estava a Secretária de Saúde de Alcântara, Ramone Araújo, que representou o prefeito Anderson Wilker (PCdoB). Vários temas foram debatidos e  avaliados pela gestão estadual de saúde, visando o melhoramento da região do Conguarás.

As propostas de Desenvolvimento da ação consorciada, compartilhada de assistência técnica para regularizar e regulamentar o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e implantar o transporte sanitário no território do Conguarás, que compõe os municípios da região do litoral ocidental maranhense, serão estudas pelo governo do estado.

O aparato foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, durante reunião realizada na sede da SES, em São Luís.

– O secretário Carlos Lula aprovou integralmente a iniciativa do Conguarás, já colocando uma equipe técnica à disposição, além da logística, para que os trabalhos tenham início no que se refere à competência do estado. O Estado acredita ser esse um dos caminhos para regularizar a questão do Tratamento Fora do Domicílio no Maranhão – ressaltou o representante da SES, Mariano Castro.

A coordenadora do projeto do TFD Consorciado, Magda Gonçalves, detalhou as ações previstas no projeto acordado com o Governo do Estado. Os gestores presentes saíram satisfeitos com o apoio dado.

– Nós, prefeitos do consórcio, estipulamos que trabalharíamos sempre com o temas de extrema importância para o litoral norte. O primeiro foi o TFD, problema que perdura por todos os quatro cantos do Maranhão. Apresentamos uma proposta ao ministro da Saúde, em Brasília, e ao Governo do Estado, que foi muito bem aceita. Esse ‘sim’ do Estado a nosso trabalho de união em prol de toda a população de nossa região é de extrema importância para a administração dessa dificuldade comum a nós, gestores, e para mais saúde e qualidade de vida para nossas populações – ressaltou o prefeito de Apicum-Açu e presidente do Conguarás, Claúdio Cunha.

Para o secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno, este é um projeto-piloto para a construção de um novo processo para a construção da política pública para a saúde no estado.

– O Conguarás dá início a um novo momento para a saúde no Maranhão. A gente acredita que essa vontade política dos prefeitos vai realmente trazer resultados palpáveis com relação a este que é um dos principais gargalos da saúde, pois a população precisa ser assistida – concluiu.

Participaram da discussão com o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Estado, Mariano Castro, os prefeitos de Apicum-Açu (Cláudio Cunha), de Guimarães (Margarete Ribeiro), de Cururupu (Profª Rosinha), de Bacuri (Dr Whashington), de Porto Rico (Tatyana Mendes), e de Bequimão (Zé Martins). Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, Ramone Araújo (Alcântara) e a secretária da Comissão Intergestores Regional de Pinheiro, Rosiane Araujo Marinho, além de vários secretários municipais.

Também participaram da reunião os prefeitos Ronildo Campos, de Penalva, e Linielda de Eldo, de Matinha.

Ambos representando o Conlagos (Consórcio Intermunicipal dos Lagos Maranhenses), que é o próximo território para a implantação do projeto TFD consorciado.

Prefeito Zé Martins participa de reunião entre secretário de saúde do Estado e prefeitos

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB) participou, nesta quarta-feira (01), de reunião entre entidades que representam municípios maranhenses e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. O encontro foi intermediado pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema.

Participaram prefeitos que integram os consórcios intermunicipais de Desenvolvimento Regional dos Lagos (Conlagos), das Regiões do Vale do Turi e Gurupi (Conturi) e da Região do Litoral Ocidental Maranhense (Conguarás).

Na pauta, foram apresentadas sugestões para otimizar o setor da saúde nos municípios, em especial no que diz respeito ao chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD), atualmente custeado exclusivamente pelas prefeituras, o que vem gerando ônus aos cofres municipais.

Foi aprovada a proposta de constituição de arranjos de consórcios para Gestão Territorial do tratamento fora domicílio (TFD). A proposta trata da reestruturação desse importante programa de ação em saúde, utilizando o sistema SISREG, do Ministério da Saúde, e estabelecendo a regulação entre os municípios dos consórcios Conguarás, Conturi e Conlagos, com a prefeitura de São Luis e o Estado.

Durante o encontro, a consultora do Conlagos, Magda Gonçalves, apresentou um plano de trabalho elaborado pela Federação Maranhense dos Consórcios Intermunicipais (Femaci), com propostas baseadas em experiências exitosas relacionadas ao tratamento fora do domicílio.

Foi possível comprovar que, pela pactuação entre Estado, município e governo federal, é possível implementar no Maranhão mecanismos que possibilitem a regulação ambulatorial e hospitalar referenciada, com financiamento suficiente e transporte sanitário adequado, visando garantir o acesso dos usuários aos serviços assistenciais de média e alta complexidade, em caráter eletivo, de forma adequada e em tempo oportuno nas cidades de seis regiões dos territórios dos três Consórcios.

“A proposta encampada pelos Consócios e FAMEM é muito interessante e viável. Iniciamos, hoje, as tratativas para, em breve, realizarmos uma pactuação que irá melhorar consideravelmente o tratamento em saúde fora do domicílio”, afirmou o secretário estadual.

O secretário Carlos Lula elogiou a iniciativa dos prefeitos. Para ele, somente unindo forças e apresentando possibilidades reais de melhoria será possível avançar, cada vez mais, nas políticas públicas no setor da saúde.

AVANÇOS NA SAÚDE

Em Bequimão, os sinais de melhoria na saúde são visíveis, principalmente com a prestação de atendimento de qualidade no hospital de 20 leitos e com o trabalho das equipes de saúde da família.

“Conseguimos implantar, no nosso município, políticas dignas de saúde. Agora, nesta segunda gestão, nossa luta é para aprimorar os serviços e conquistar mais benefícios para o nosso povo. A atuação em parceria com outros municípios nos torna mais fortes para buscar mais recursos”, afirmou o prefeito Zé Martins.

A FAMEM, entidade da qual o prefeito bequimãoense compõe o (Efetivo do Conselho Fiscal), tem mantido uma agenda permanente de diálogo com os gestores, objetivando resolver os problemas que continuam afligindo as cidades.

Também participaram do encontro os prefeitos Rosária Chaves (Cururupu), Costinha (Olinda Nova), Jadilson Coelho (Mirinzal), Tatiana Mendes (Porto Rico) e Djlama Melo (Arari).

 

Com informações da FAMEM

 

Prefeito Zé Martins é eleito o novo diretor financeiro do Conguarás

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), foi eleito diretor financeiro do Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense (Conguarás), durante reunião no último sábado (07), em Guimarães. Na presidência, ficou o prefeito de Apicum-Açu, Cláudio Cunha, e, para a vice-presidência, foi escolhida a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha.

Zé Martins tem emergido como uma das mais importantes lideranças da região, posição que se deve ao trabalho realizado nos últimos quatro anos no município de Bequimão. Sua atuação como prefeito é reconhecida e admirada pelos demais prefeitos e lideranças do Litoral e da Baixada Maranhense.

Integram o Conguarás os municípios de Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-açu. Além dos integrantes do Consorcio, uma Agência  Intermunicipal foi composta ainda pelos municípios de Alcântara, Santa Helena, Peri-Mirim, Cedral, Alcântara, Turiaçu, Santa Helena, Pinheiro e Presidente Sarney. É o primeiro Consórcio Público a funcionar no território maranhense de acordo com o que estabelece a legislação brasileira.

Eleito presidente do Consórcio, Claudio disse que usará a experiência de gestor de segundo mandato e sua influência na política estadual e federal para administrar o consórcio. Falou, ainda, que contará com a ajuda de uma equipe eficiente, que será montada por ele.

“Tenho certeza de que vamos levar grandes projetos para essas regiões. Sei que Deus vai me usar para que possa fazer grandes obras. Obrigado, meu Deus. Agradeço também todos os prefeitos pela confiança em mim”, afirmou.

PROPOSTAS DISCUTIDAS NA REUNIÃO:

– Implantação de uma agência da Caixa Econômica Federal em Cururupu
– Estrada que liga Serrano à Santa Helena
– Escola técnica na Região
– Matadouro industrial
– BR 308 que liga Viseu à Carutapera
– Indústria da Pesca
– Aterro Sanitário
– Aeroporto
– Fortalecer o turismo na região
– Agricultura familiar
– Reflorestamento dos manguezais

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free