casa » Archivo de Etiquetas: Coleta de Sangue

Archivo de Etiquetas: Coleta de Sangue

Secretaria de Saúde de Bequimão vai realizar coleta de sangue dia 24 de março

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Hemomar de Pinheiro-MA e com o apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia vai realizar mais uma etapa de coleta de sangue na próxima terça-feira (24), no Centro de Saúde Santo Antônio, em Bequimão-MA.

A coleta de sangue vai acontecer das 8h às 17h. A campanha acontece a cada quatro meses. A equipe do banco de sangue regional vai dividir-se em vários setores: recepção, pré-triagem, triagem e sala de doação,  que contará com profissionais como: recepcionista, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem e técnico laboratorial.

A pedido do secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres, as pessoas que chegarem ao Centro de Saúde Santo Antônio, serão acolhidos pela recepcionista e por uma assistente social, responsáveis pelo cadastro de doação.

Após o cadastro, os voluntários serão encaminhados para a sala de pré-triagem, onde passarão por exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Na triagem clínica, passarão por uma entrevista minuciosa sobre o estado de saúde, para comprovar se, de fato, estarão aptos a doar sangue.

Esta será a quinta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro estará na cidade de Bequimão para coleta de sangue. É necessário que guardas municipais, policiais militares e sociedade civil possa abraçar a ideia e doar sangue. É válido lembrar que quem doa sangue, salva vidas. Para doar é necessário ter entre 16 a 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Prefeitura de Bequimão e Hemomar realizam nova coleta de sangue no município

COMPARTILHE

Pelo menos 70 pessoas se dispuseram a doar sangue em coleta realizada nesta quinta-feira (24), no Centro de Saúde Santo Antônio, em Bequimão. Foram coletadas, no município, 36 bolsas de sangue entre 8h e 17h. A campanha acontece a cada quatro meses e é uma iniciativa da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro.

Nesta edição, a equipe do banco de sangue regional se dividiu em pelo menos quatro setores: recepção, pré-triagem, triagem e sala de doação. Entre os profissionais deslocados pelo Hemonúcleo de Pinheiro para Bequimão estavam motorista, recepcionista, assistente social, enfermeira, técnicas de enfermagem e um técnico laboratorial, totalizando 12 pessoas.

Ao chegarem ao Centro de Saúde Santo Antônio, os voluntários eram acolhidos pela recepcionista e por uma assistente social, responsáveis pelo cadastro de doação. Nessa etapa, os candidatos apresentavam documento oficial de identificação com foto, além de informações de contato, como forma de garantir a comunicação com o Hemonúcleo.

Finalizado o cadastro, os voluntários foram encaminhados para a sala de pré-triagem, onde passaram por exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Na triagem clínica, passaram por uma entrevista minuciosa sobre o estado de saúde, para comprovar se, de fato, estavam aptos a doar sangue.

Caso a doação pudesse ser feita, os doadores eram levados até a sala de coleta, onde as técnicas de enfermagem realizavam a limpeza do braço na região da punção. O material utilizado em cada processo era esterilizado e, depois do uso, descartado, não apresentando nenhum risco para o doador. Além de segura, a coleta de sangue é rápida, durando, em média, 15 minutos por pessoa.

A diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, Ana Paula Froes, destacou que o objetivo é tornar a coleta cada vez mais acessível para as pessoas que desejam praticar o ato de solidariedade. “Atendemos, hoje, 42 municípios. Em vez de o doador se deslocar até Pinheiro, levamos esse atendimento aos demais municípios da região, a fim de facilitar a captação. Com a iniciativa, beneficiamos não só o doador, mas também os pacientes que precisam desse sangue, com a grande probabilidade de aumento do nosso estoque”, ressaltou a diretora.

Esta é quarta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro vem a Bequimão. Na primeira campanha, 30 pessoas passaram pela triagem e 23 bolsas foram coletadas; na segunda, 40 pessoas se voluntariaram e 26 bolsas foram coletadas; enquanto a terceira contou com a sensibilidade de, aproximadamente, 40 pessoas e disponibilizou 28 bolsas ao banco de sangue.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, informou que a Semus vai intensificar as ações de sensibilização da população bequimãoense, visto que o número de voluntários quase dobrou neste ano. “Com muito esforço e dedicação, conseguimos mobilizar mais uma campanha de doação de sangue em nosso município. Ainda há resistência muito grande por parte das pessoas e uma série de ideias a ser desmistificada no que diz respeito ao processo de doação. Porém, mesmo com as dificuldades, conseguimos mobilizar um bom número de voluntários dispostos a participar desse importante ato de solidariedade. Agradecemos imensamente quem demonstrou amor ao próximo e disponibilizou um pedacinho de si para salvar outras vidas”, afirmou o secretário de Saúde de Bequimão.

Por Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free