casa » Archivo de Etiquetas: Campanha Faça Bonito

Archivo de Etiquetas: Campanha Faça Bonito

Prefeitura de Alcântara realiza ação contra Violência Sexual de Menores

COMPARTILHE

Preocupada com as crianças e adolescentes do município, a Prefeitura de Alcântara realizou na última quarta-feira, dia 22 de maio, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial, um evento alusivo ao dia 18 de Maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento que foi realizado no auditório do IFMA, contou com a parceria das secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura, além do CMDCA, CT, Mobilizadora do Selo UNICEF, IFMA Campus Alcântara, escolas municipais da sede e zona rural (Inácio de Viveiros Raposo, Antônio Lobo, respectivamente), Escola Caminho das Estrelas (CLA), diretores e representantes das escolas (Apolinário Ribeiro, Senador Archer, Jadim de Infância Inácio de Viveiros Raposo, Presidente John Kennedy), diretores de Departamentos da Juventude, Agricultura, da Mulher, do Setor de Vigilância, Agentes de Saúde, professores da rede de ensino e comunidade em geral, além do vice-prefeito Sargento Leitão.

A ação foi proposta uma Mesa de Debates composta pela psicóloga do CRAS (Marcele Oliveira),  coordenadora do CREAS (Lucimeire de Oliveira), a secretária de Desenvolvimento Social (Maria Pinho), o defensor (Dr. Marcos Fort), a promotora do município (Dra. Raquel Madeira Reis) e a palestrante convidada-delegada do DPCA (Dra. Ana Zélia Saraiva Gomes).

O Discurso uníssono foi a conclamação da sociedade alcantarense quanto a responsabilidade do estado, da família e todos no que concerne a proteção dos direitos de Crianças e Adolescentes. Após a mesa de debates, foi facultado a palavra ao público presente com direito a perguntas e respostas. Durante o evento, houve apresentação musical e declamações de poesias dos alunos do curso de Meio Ambiente do IFMA e estudantes da escola Caminho das Estrelas.

“A Campanha “Faça Bonito” nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune”, disse.

“O objetivo foi alcançado, reunindo autoridades, escolas e a comunidade em geral para sensibilizar sobre a gravidade do assunto e disseminar os canais de denúncias e fluxo de atendimentos. Por fim, agradecemos, a Prefeitura Municipal, toda equipe da trabalho da SEMDS, diretores de Departamentos, CRAS FIXO E VOLANTE, CREAS, PCF, SCFV, CASA DE APOIO AO IDOSO, CADUNICO, COZINHA COMUNITÁRIA, DPCA, MP, DEFENSORIA, CMDCA, CT, SELO UNICEF, ao público que esteve presente e ao IFMA pela cessão do Auditório”, destacou Maria Pinho.

Diga sempre não a violência sexual contra crianças e adolescentes. Denuncie! Disque 100 ou procure a delegacia de polícia mais próxima de sua casa.

Prefeitura de Bequimão inicia campanha Faça Bonito, dia 18 de maio

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Agricultura, com o apoio do Selo Unicef, CRAS, CREAS e empresa AS Transportes iniciam a Campanha Faça Bonito.

A campanha Faça Bonito representa uma luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e está definida na Lei Federal 9.970.

Pensando nisso, a prefeitura de Bequimão, em ação articulada, inicia os trabalhos de prevenção contra os crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes. As ações trazem palestras, rodas de conversa, panfletagem e blitz educativas.

Encerrando a programação, será realizado um cinema na escola Domingos Bouéres, localizada no bairro Estiva, na Sede do município, onde será apresentado o filme Anjos do Sol, e em seguida discussões sobre como identificar sinais de abuso, canais de denúncia e as políticas públicas de proteção e enfrentamento.

A violência sexual praticada contra crianças e  adolescentes envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais.

Casos de violência contra a criança e adolescentes podem ser denunciados diretamente no Conselho Tutelar, CREAS, Delegacia de Polícia Civil, Ministério Público ou pelo Disque 100 (ligação gratuita).

O QUÊ? Campanha Faça Bonito

QUANDO? Dia 18 de maio

ONDE? Escola Domingos Bouéres

QUEM PODE PARTICIPAR? Pais, Adolescentes, Jovens e Crianças

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free