casa » Archivo de Etiquetas: Câmara Municipal de São Luís

Archivo de Etiquetas: Câmara Municipal de São Luís

Primeiro concurso será realizado na história da Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE
Uma audiência realizada nesta quarta-feira (25), na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, resultou em acordo no qual a Câmara de Vereadores de São Luís comprometeu-se em realizar concurso público para provimentos de todos os cargos efetivos do órgão, devendo o Edital ser publicado até o próximo dia 25 de junho. O acordo se deu em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual, e aconteceu durante audiência de tentativa de conciliação da qual participaram representantes do MP, Câmara Municipal e Município de São Luís.
Segundo o acordo firmado, as provas do concurso público deverão acontecer até o próximo dia 26 de agosto; e o resultado final deverá ser homologado até o próximo dia 14 de dezembro. O concurso público terá validade de um ano, prorrogável por igual período, devendo as nomeações acontecerem dentro do prazo de validade.
Para o juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins, o acordo representa um importante avanço para a sociedade, garantindo a realização do primeiro concurso público da história da Câmara Municipal de São Luís. “Parabenizo os promotores de Justiça Lindonjonson Gonçalves e Sydineia Madalena pela propositura da ação, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum, por aceitar celebrar o acordo que corrigirá uma violação histórica à Constituição Federal, e o Procurador Alex Rahbani por uma atuação voltada ao interesse público”, avaliou.
Do Blog do Joeljasinto

Aldir Dantas será homenageado na Câmara de São Luís pelos 50 anos de jornalismo ao Maranhão

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de São Luís vai realizar sessão especial às 14h desta quarta-feira para prestar uma merecida homenagem ao jornalista Aldir Ferreira Dantas, pelos seus 50 anos de jornalismo profissional. A iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD) foi aprovada por unanimidade em reunião ordinária do parlamento municipal, com referências bem expressivas sobre o jornalista pelos vereadores Francisco Chaguinhas (PP) e Bárbara Soeiro (PSC), que destacaram o importante trabalho que Aldir Dantas desenvolveu em todas as empresas que teve oportunidade de prestar serviços.

O jornalista Aldir Dantas tenha a sua inserção no jornalismo desde quando aluno do Colégio Marista, incentivado pelo amigo Carlos Nina e ter integrado a Página da Juventude, no Jornal Pequeno, que contou com os importantes apoios do jornalista Jámenes Calado e de Ribamar Bogéa, proprietário do Jornal Pequeno.

Aldir Dantas teve o seu primeiro contrato trabalhista no dia primeiro de junho de 1967, no Jornal do Dia, depois transformado no Estado do Maranhão, levado pelo jornalista Vera Cruz Marques. Depois de cinco anos, ingressou no departamento de jornalismo da Rádio e TV Difusora, levado pelo jornalista Mauro Bezerra, que lhes proporcionou oportunidades de crescimento, inclusive com repórter e redator, ingressando no O Jornal.

Por 18 anos, foi assessor de imprensa da EMATER-MA, iniciando no ano de 1979, a convite do engenheiro agrônomo José Trajano Brandão Martins, então presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão.

Embora como jornalista da EMATER-MA, Aldir Dantas teve oportunidade de escrever uma coluna no suplemento Sete Dias do Jornal Estado do Maranhão e posteriormente assinou a coluna Espaço Aberto, iniciada no Jornal O Imparcial, passando pelo o Debate, Jornal Pequeno e Atos e Fatos, quando teve oportunidade de abordar assuntos inerentes a agropecuária maranhense e tecer críticas sobre os inúmeros problemas sobre a violência no campo, que  juntamente com a Comissão Pastoral da Terra do Maranhão foi um dos primeiros jornalistas a denunciar que o Maranhão foi um dos maiores exportadores de mão de obra escrava, principalmente para o Estado de São Paulo para o corte da cana de açúcar.

Por defender direitos e a dignidade humana já foi denunciado e processado por mais de 30 vezes, tendo a sua defesa sido sustentada pelos advogados Carlos Sebastião Silva Nina e Gustavo Garcia Silva, tendo apenas uma condenação em que pagou R$ 33 mil por multa imposta pela Justiça Eleitoral por feito críticas ao candidato a governador Jackson Lago.

Como jornalista Aldir Dantas, além de diversas funções exercidas nas redações foi diretor de jornalismo da Rádio Educadora do Maranhão e TV Cidade Record e hoje escreve um blog que tem o seu nome no site do Quarto Poder.

Como profissional já teve muitos reconhecimentos e mais recente foi um dos jornalistas vendedores do Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Maranhão, no ano de 2014 e da Câmara Municipal de São Luís já recebeu a Medalha Estácio de Sá da Silveira da Câmara Municipal por iniciativa da então vereadora Marília Mendonça.

O jornalista Aldir Dantas que é graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, diz que o Serviço Social foi de fundamental importância para a construção da sua consciência crítica e tem lhe possibilitado a ter cada vez mais uma visão crítica do contexto social da sociedade, principalmente da exploração do ser humano com a miséria e a fome tomando dimensão cada vez mais ampla no Maranhão.

Sobre a homenagem do vereador Cézar Bombeiro, diz se sentir honrado, principalmente que ele conhecedor da sua luta por direitos e dignidade humana e que foram parceiros no enfrentamento a corrupção deslavada e desmandos no Sistema Penitenciário do Maranhão, que deram origem a dezenas de assassinatos e que infelizmente até hoje permanece na impunidade, apesar da repercussão internacional e da vinda ao Maranhão de uma Comissão de Direitos Humanos da ONU.

 

Texto:: Da Assessoria do Vereador

Câmara de São Luís paga funcionalismo antes do feriado de Tiradentes

COMPARTILHE

O Brasil está atravessando um momento de muita turbulência nas searas política e econômica. Milhões e milhões de reais foram cortados do orçamento dos Estados e, consequentemente, dos municípios, mas, com compromisso e responsabilidade, desde que assumiu o comando da Câmara Municipal de São Luís, em janeiro de 2015, o presidente Astro de Ogum (PR) tem andando na contramão desses infortúnios e dado uma aula de como gerir a coisa pública.

Além de todas as ações que já foram feitas em um curto interregno de tempo, na manhã de quarta-feira (20), antes do feriado de Tiradentes, ele surpreendeu o funcionalismo da Casa com a liberação do pagamento do mês de Abril.

“Esse dinheiro não é meu, então determinei ao departamento financeiro que deixasse a folha pronta, e tão logo fosse feito o repasse, o pagamento deveria ser efetuado, o que de fato aconteceu. Assim além de cumprir com seus compromissos, pagando suas contas, neste feriadão, nossos servidores também poderão se divertir indo à praia, cinema ou de qualquer outra forma”, disse o presidente.

Astro de Ogum ressaltou, ainda, que não tem sido fácil administrar a Casa, principalmente por conta da decisão judicial que exige a demissão de quase 400 funcionários. “Embora saiba que decisão judicial não se discute, cumpre-se, não posso nem pensar na possibilidade de demitir quem quer que seja, Estamos fazendo alguns ajustes, exatamente para afastar o fantasma da demissão”, pontuou.

O que chama atenção tanto dos vereadores quanto dos funcionários, é que mesmo com todas as dificuldades, o presidente tem alçado feitos inéditos, tais como, a realização da licitação bancária para gerenciar a conta do Legislativo de São Luís, uma ampla reforma nas dependências do prédio, a implantação do painel eletrônico, a reformulação do site, a transmissão das sessões ao vivo, através do programa Câmara em Destaque, na Rádio Difusora AM, o pagamento de impostos, a regularização de aposentadoria, enfim.

“Embora receba muitos elogios de como estamos administrando o Legislativo Municipal, acredito que não esteja fazendo mais que minha obrigação, pois quando coloquei meu nome para apreciação dos meus pares, e fui eleito por unanimidade, tinha ciência do tamanho da responsabilidade que pairava sob os meus ombros. Mas, embora saibamos que muito ainda precisa ser feito, não podemos, também, deixar de reconhecer os avanços significativos que já conquistamos”, lembrou Astro.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free