casa » Archivo de Etiquetas: Cajueiro

Archivo de Etiquetas: Cajueiro

Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

COMPARTILHE

Alunos da Escola Municipal Barão de Grajaú, localizada no povoado Agrovila Cajueiro, estão desenvolvendo o projeto Horta na Escola, criado pelo Sebrae-MA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e apoio de professores, servidores operacionais e moradores da comunidade (que contribuem com o adubo orgânico).

Segundo o professor Raimundo dos Remédios Araújo Tores, diretor da escola Barão de Grajaú, a horta serve para manter a qualidade na merenda escolar servida aos estudantes e angariar recursos para bancar despesas das festas comemorativas realizadas pelos alunos na escola.

Baseado no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que possibilita que estudantes aprendam de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores em vários seguimentos, a direção da escola trabalha 9 sub-temas com alunos do 1º ao 9º ano, cada série com um tema, mas apenas 2 temas sobre hortaliças estão sendo desenvolvidos pelos alunos e o resultado é bastante satisfatório.

De acordo com o diretor Raimundo dos Remédios, a ideia é que a educação de Alcântara atue como ferramenta transformadora desse aluno e incentive à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Para o prefeito Anderson Wilker, o projeto Horta na Escola, muda a rotina dos alunos, além de abrir novo horizonte, melhorando ainda mais a qualidade da merenda escolar. “Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. O aluno de Alcântara aprende não só matemática, português e geografia, mas, o valor de ser empreendedor” – destacou o prefeito.

O projeto Horta na Escola, realizado na Agrovila Cajueiro, produz cheiro verde, repolho, alface, rúcula, cebolinha e couve. Com o sucesso do projeto, pais de alunos já estão fazendo o mesmo em seus quintais com o incentivo de seus filhos que são alunos da escola Barão de Grajaú.

 

Flávio Dino anula decreto que desapropriava comunidade Cajueiro

COMPARTILHE

FD1

O governador do Maranhão, Flávio Dino, revogou decreto da gestão anterior que desapropriava a área da comunidade Cajueiro, na zona rural de São Luís. A área é habitada por cerca de 350 famílias divididas em quatro povoados. O decreto levou em consideração a existência de conflitos na área e prevê a realização de melhores estudos sobre os impactos socioambientais na implantação de um terminal portuário na localidade.

O decreto anulado nesta segunda-feira (12) foi assinado no dia 30 de dezembro do ano passado pelo governador interino Arnaldo Melo. O documento declarava de utilidade pública a área em favor da WPR Gestão de Portos e Terminais Ltda. A medida previa a desapropriação emergencial da área, o que agravou os conflitos entre a empresa beneficiada e a comunidade local.

Com a decisão do governador Flávio Dino em revogar o dispositivo, os efeitos do Decreto nº 30.610/2014 foram anulados. O anúncio do governador era esperado com anseio pela comunidade. Além de solucionar os conflitos na região, a medida também determina a realização de estudos socioambientais dos impactos da construção de um terminal portuário na região.

A decisão do governador será publicada como um novo decreto no Diário Oficial do Estado na edição do dia 13 de janeiro de 2014.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free