casa » Archivo de Etiquetas: bequimão

Archivo de Etiquetas: bequimão

Prefeitura de Bequimão avança na implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu famílias das comunidades quilombolas Santa Tereza e Rio Grande, no dia 09 de março, para viabilizar a implantação de um novo grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na reunião, os profissionais do município orientaram as famílias sobre a oferta do serviço.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem o objetivo de realizar atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Além de orientar as famílias sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Bequimão orientaram e realizaram inscrições dos novos usuários.

O QUE É SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço de Proteção Social Básica do SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Secretaria de Saúde de Bequimão vai realizar coleta de sangue dia 24 de março

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Hemomar de Pinheiro-MA e com o apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia vai realizar mais uma etapa de coleta de sangue na próxima terça-feira (24), no Centro de Saúde Santo Antônio, em Bequimão-MA.

A coleta de sangue vai acontecer das 8h às 17h. A campanha acontece a cada quatro meses. A equipe do banco de sangue regional vai dividir-se em vários setores: recepção, pré-triagem, triagem e sala de doação,  que contará com profissionais como: recepcionista, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem e técnico laboratorial.

A pedido do secretário municipal de saúde, Sidney Bouéres, as pessoas que chegarem ao Centro de Saúde Santo Antônio, serão acolhidos pela recepcionista e por uma assistente social, responsáveis pelo cadastro de doação.

Após o cadastro, os voluntários serão encaminhados para a sala de pré-triagem, onde passarão por exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Na triagem clínica, passarão por uma entrevista minuciosa sobre o estado de saúde, para comprovar se, de fato, estarão aptos a doar sangue.

Esta será a quinta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro estará na cidade de Bequimão para coleta de sangue. É necessário que guardas municipais, policiais militares e sociedade civil possa abraçar a ideia e doar sangue. É válido lembrar que quem doa sangue, salva vidas. Para doar é necessário ter entre 16 a 69 anos e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Parceria entre Prefeitura e UNDB cria ação em saúde em Bequimão-MA

COMPARTILHE

Moradores do município de Bequimão poderão fazer consultas, gratuitamente, nas clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, além de terem acesso a serviços de Biomedicina e Farmácia, do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB). O termo de convênio foi firmado, nesta sexta-feira (06), pelo prefeito bequimãoense Zé Martins e pela reitora Maria Ceres Rodrigues Murad. A cooperação também prevê atividades conjuntas de ensino, pesquisa, extensão e a implantação de residências médicas no município, pelo prazo de 20 anos.

As consultas deverão ser agendadas previamente e, depois, ocorrerão em laboratórios modernos e com equipamentos sofisticados, utilizados para a formação dos estudantes dos cursos da área da Saúde. “A intenção é favorecer a melhoria da saúde da população do nosso Estado, visando essa relação ensino/assistência. Os alunos terão acesso a esses pacientes, para o aprendizado, e a população terá uma assistência de qualidade”, explicou a coordenadora de implementação da área da Saúde na UNDB, Edna Coutinho.

No termo de convênio, foram apontados como objetivos da parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão o desenvolvimento de ações e políticas públicas e privadas convergentes, voltadas à criação das condições necessárias e suficientes para os cursos de saúde; o intercâmbio de conhecimentos técnicos, científicos e culturais; a cessão mútua de recursos laboratoriais; a cooperação para uma gestão ativa do Sistema Único de Saúde (SUS); e o desenvolvimento conjunto de projetos específicos voltados para instalação de programas de residência médica.

Isso significa que, daqui a alguns anos, quando for instalado o curso de Medicina na UNDB, o município de Bequimão poderá receber turmas de residência médica, em áreas altamente especializadas e de referência. Leitos do Hospital Lídia Martins poderão ser utilizados para atividades acadêmicas, nos moldes de um hospital universitário.

O prefeito Zé Martins conheceu as instalações da Clínica da Odontologia, acompanhado do coordenador do curso, Pedro Almeida. A estrutura serve para a prática dos futuros odontólogos, com supervisão dos professores. “Estou muito honrado com mais essa parceria com uma instituição universitária de referência, como é a UNDB, cujo objetivo é dar melhor qualidade de vida para o povo de Bequimão. Nossa gestão sempre teve como prioridade a questão da saúde. Todo esse trabalho vai servir para que a gente possa cumprir nosso exercício social com os bequimãoenses”, garantiu o prefeito.

Ainda serão divulgados os canais para marcação das consultas. Neste mês de março, será feito um evento de lançamento do projeto, que também contemplará outros municípios do Maranhão.

Fotos: Ascom/Bequimão

Parceria entre Prefeitura e UFMA vai realizar exames preventivos em mulheres quilombolas de Bequimão-MA

COMPARTILHE

Após reunião com representantes da Prefeitura de Bequimão, o Professor Drº José Eduardo Batista (Chefe do Departamento de Patologia da UFMA), apresentou um Projeto sobre saúde da mulher, que trabalha as “Alterações Citológicas, Doenças Sexualmente Transmissíveis em Mulheres Quilombolas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Municípios do Maranhão”. Após ouvir o professor Batista, a Prefeitura de Bequimão fechou a parceria com a Universidade Federal do Maranhão para execução desse projeto que vai beneficiar diretamente mulheres quilombolas.

Segundo o Chefe do Departamento de Patologia da UFMA, o projeto visa realizar exames preventivos e consultas uma vez por mês em mulheres de 15 a 75 anos moradoras de Quilombos. A ação faz parte de um projeto de estudo composto por 2 professores e 3 estudantes de pós-graduação em saúde da UFMA.

Após a reunião foi acordado que a primeira ação irá acontecer dia 28 de março, das 8h às 14h, na UBS do povoado Quindíua, com mulheres da comunidade Santa Rita. Segundo o professor responsável pelo projeto, serão atendidas 30 mulheres quilombolas por ação.

Atualmente o município de Bequimão já dispõe de 11 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Um dos motivos que levou a Prefeitura de Bequimão fechar a parceria com a UFMA para realização de exames e consultas em mulheres quilombolas.

Durante a reunião estiveram presentes os secretários Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura), Karine Moraes (coordenadora da Atenção Básica), Francisco Macedo (coordenador da Secretaria de Igualdade Racial e líder Quilombola), o vice-prefeito Magal (representando o prefeito Zé Martins) e o Professor Drº José Eduardo Batista (UFMA).

Bequimão terá Dia D de combate ao sarampo, nesta quinta-feira (5)

COMPARTILHE

A Campanha de Imunização contra o Sarampo será intensificada a partir desta quinta-feira (5), no município. A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará o Dia D de combate à doença, a fim de proteger e também alertar a população bequimãoense acerca dos riscos de exposição ao Measles morbillivirus. A programação acontece no Centro de Saúde Santo Antônio, das 8h às 17h, com orientações e aplicação de vacina.

Altamente transmissível, o vírus que causa o Sarampo é capaz de infectar até 90% das pessoas sem imunidade, que compartilham do mesmo espaço com pessoas contaminadas. A doença é transmitida pelo contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada. Os sintomas se manifestam em até 14 dias e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, há quase oito anos Bequimão não tem registros de casos de Sarampo. A situação confortável, segundo ele, se deve às diretrizes de saúde implantadas no município desde 2013, quando Zé Martins assumiu a administração do município.

Por determinação do prefeito, as doses da vacina que previnem a doença passaram a ser permanentes nos postos de saúde espalhados por Bequimão. “O serviço de imunização é oferecido de forma contínua. Os agentes de saúde fazem o mapeamento completo das condições de saúde dos moradores nas comunidades. As equipes da Estratégia Saúde da Família, por sua vez, vão até esses locais e prestam toda a assistência de saúde, incluindo a aplicação de vacinas”, explica o secretário Sidney Bouéres.

Vacinas de rotina
Entre as vacinas oferecidas pela Prefeitura de Bequimão, continuamente, estão a BCG (tuberculose), Hepatite B, Rotavírus, Sabin VOP (Poliomielite), Tetravalente, Pneumocócica (VPC10), Meningocócica C (Meningite), Tríplice viral, Tetravalente bacteriana (DTP), Dupla adulto e Pneumocócica Polissacarídica 23V.

Para manter a caderneta de vacinas atualizada, os usuários do sistema público de saúde podem se dirigir, das 8h às 17h, ao Centro de Saúde Santo Antônio, na sede de Bequimão, e às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), localizadas nos povoados Bebedouro, Macajubal, Pontal, Jacioca, Mojó, Quindiua, Paricatiua e Santana.

Prefeitura de Bequimão realiza mais uma edição do Cine Quilombo

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, por meio das Secretarias de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e JUVA, realizou, na noite da última sexta-feira (14), mais uma edição do projeto Cine Quilombo. A ação aconteceu na comunidade quilombola de Santa Rita.

A ação contou com aproximadamente 100 pessoas, entre crianças, adolescentes, pais e mães. O Filme “Touro Ferdinando” foi apresentado e logo depois o psicólogo e técnico do CREAS, Wanderson Farias, facilitou a discussão sobre a importância dos laços afetivos no enfrentamento das dificuldades e adversidades.

O projeto teve inicio na 7ª Semana do Bebê Quilombola, em novembro de 2019, e se propõe a ser uma garantia estendida dos direitos das crianças e adolescentes nas comunidades rurais de Bequimão.

Aproveitando a visita à comunidade, também foi entregue um kit de camisas para o Tambor de Crioula – Coroa de São Benedito, ofertado pelo prefeito Zé Martins.

Prefeitura de Bequimão realiza capacitação com adolescentes

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão está entre os 18 municípios do Maranhão a concluir a Tarefa 7.1 do Selo Unicef. Com isso, a administração do prefeito Zé Martins, num trabalho que envolve diversos agentes municipais, mais uma vez se destacou ao cumprir suas tarefas ligadas à garantia de diretos das crianças e adolescentes. Esse trabalho tem garantido um reconhecido no cenário estadual.

A enfermeira Soraya Amorim debateu, de forma assertiva, temas como gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além das formas de prevenção e cuidado com o corpo. Essa é uma das tarefas prioritárias do Selo Unicef.

A tarefa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação aconteceu no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e foi realizada com os adolescentes do JUVA.

Essa atividade será levada a outros espaços do município, como a Praça da Matriz, onde serão realizadas rodas de conversa e convivência com a juventude.

Prefeitura de Bequimão realiza mais uma edição do Cine Quilombo

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, através das Secretarias de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e JUVA, realizou na noite da última sexta-feira (14), mais uma edição do projeto Cine Quilombo.

A ação aconteceu na comunidade quilombola de Santa Rita, zona rural de Bequimão. A ação contou com aproximadamente 100 pessoas entre crianças, adolescentes, pais e mães. O Filme “Touro Ferdinando” foi apresentado e logo depois o psicólogo e técnico do CREAS, Wanderson Farias facilitou a discussão sobre a importância dos laços afetivos no enfrentamento das dificuldades e adversidades.

O projeto teve inicio na 7° Semana do Bebê Quilombola, em novembro de 2019 e se propõe a ser uma garantia estendida dos direitos das crianças e adolescentes nas comunidades rurais de Bequimão.

Na oportunidade foi entregue um kit de camisas para o Tambor de Crioula – Coroa de São Benedito. Presente ofertado pelo prefeito Zé Martins.

Além das atividades e palestras, os participantes receberam lanche.

Prefeito Zé Martins recebe ambulância moderna e equipada

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins recebeu na manhã desta quarta-feira (12) das mãos do governador Flávio Dino e do deputado estadual Zé Inácio (PT), uma ambulância equipada.  O veículo moderno e equipado foi uma indicação do deputado Zé Inácio, através da Assembleia Legislativa do Maranhão. A solenidade de entrega aconteceu no auditório do Palácio dos Leões, em São Luís.

O novo equipamento para a saúde pública do município de Bequimão custou R$ 154.200,00 mil, resultado de uma sobra no orçamento da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), que foi transferida para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que adquiriu os veículos que foram entregues a 22 município, incluindo Bequimão.

O prefeito Zé Martins enfatizou a parceria da gestão com o deputado Zé Inácio e garantiu que essa união vai gerar bons frutos para a população de Bequimão. “Estamos recebendo mais uma ambulância e desta vez uma indicação do nosso deputado Zé Inácio. Já são 4 ambulâncias que nossa gestão entrega ao povo de Bequimão, garantindo um serviço de qualidade. Por ser uma ambulância equipada vai nos ajudar no transporte de alta complexidade, já que algumas especialidades ainda não temos no hospital de Bequimão, por falta de condições financeiras. Quero primeiramente agradecer a Deus, mas não posso deixar de agradecer ao deputado Zé Inácio, que através da Assembleia indicou esse veículo e ao Governo do Estado. Esse equipamento vai nos dar um grande suporte, já que desde minha primeira gestão dei prioridade à saúde pública de Bequimão. Não é fácil, sabemos das dificuldades, mas com muito trabalho e dedicação estamos fazendo o melhor para o povo de Bequimão”, finalizou o prefeito.

O deputado Zé Inácio destacou a importância de mais um equipamento de saúde para o município de Bequimão, que mantém um trabalho de qualidade na gestão do prefeito Zé Martins. “Primeiro destacar a parceria de nosso mandato com o prefeito Zé Martins. Nós sabemos que a saúde de Bequimão está sendo bem cuidada, muito embora nós sabemos das dificuldades que todos os municípios atravessam, mas o prefeito Zé Martins sempre priorizou a saúde pública de Bequimão. O hospital Lídia Martins tem funcionado com recursos próprios. Ambulância é bem vinda em qualquer lugar, equipada como esta é melhor ainda. É um equipamento que vai dar suporte, já que ambulância é um veículo que trabalha 365 dias por ano. Com esse novo equipamento vamos está dando uma assistência maior ao povo de Bequimão”, destacou o deputado.

Para o secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, o novo equipamento de saúde vai contribuir ainda mais com o trabalho já realizado na gestão do prefeito Zé Martins. “Primeiramente queremos agradecer a parceria com o deputado Zé Inácio com a gestão do prefeito Zé Martins, que já desempenha um trabalho de qualidade, principalmente na saúde pública do município. Nós já temos um serviço que funciona e esse equipamento será um opção a mais para que nossa população possa ter ainda mais qualidade no atendimento”, disse o Secretário.

A ambulância entregue ao prefeito Zé Martins está equipada com maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. A unidade básica entregue será equipada pela Prefeitura de Bequimão como Unidade de Suporte Avançado (USA).

Participaram da solenidade de entrega da ambulância, além do prefeito Zé Martins, o deputado Zé Inácio, os secretários municipais Sidney Bouéres (Saúde) e Rodrigo Martins (Cultura) e a enfermeira da secretaria de Saúde de Bequimão, Ramone Araújo, além de prefeitos de 23 municípios, deputados e secretários municipais dos demais municípios contemplados.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeitura de Bequimão recupera estradas vicinais na zona rural

COMPARTILHE

Muito antes do período chuvoso, a Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, elaborou um plano de recuperação das estradas vicinais para assegurar o livre acesso às comunidades mais afastadas da sede. Desde então, as máquinas seguem trabalhando.

Na via que liga Centrinho da Buritizeira a Deserto, já está tudo pronto. Além da terraplangem, o serviço na estrada incluiu a colocação de dois bueiros de concreto, no local onde antes havia apenas uma barragem. Os tubos de concreto vão garantir o escoamento da água e evitar alagamentos. Ainda será colocado um terceiro bueiro em outro trecho importante da estrada do Deserto, que tem cerca de 4Km.

Na gestão do prefeito Zé Martins, mais de 300Km de estradas iguais a essa já foram recuperadas. No Instagram, a prefeitura de Bequimão reiterou que está atenta aos impactos da chuva e mantém de forma permanente o serviço de infraestrutura no município, independente da estação do ano.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free