casa » Archivo de Etiquetas: bequimão

Archivo de Etiquetas: bequimão

Aluna de Bequimão fica em primeiro lugar no seletivo do IFMA-Pinheiro

COMPARTILHE

A estudante Thillyanny Lemos Souza, moradora da Comunidade Quilombola Conceição e aluna da Escola Integrada Paricatíua, foi classsificada em primeiro lugar no Processo Seletivo Público Unificado do IFMA – Campus Pinheiro, para o Curso Técnico em Informática. Ela e mais nove estudantes de Bequimão conquistaram vagas para o Instituto Federal ano letivo de 2020.

Esse resultado é mais um indicador dos avanços alcançados na educação pública bequimãoense, durante a gestão do prefeito Zé Martins.

Outros alunos bequimãoenses se destacaram no seletivo do IFMA. Para o Campus Pinheiro, foram classificados: Luna Fernanda Goes Pereira (2º lugar do Curso Técnico em Informática), Luanny Cristiny Gaspar Reis (2º lugar no Curso Técnico em Meio Ambiente), Lucas Rafael Pereira Silva- (Informática), Brenda Rafaela Pereira Boas (Meio Ambiente), Maria Eduarda Sales Santos (Meio Ambiente), Esdras Samuel Costa Lopes (Meio Ambiente), Sarah Camylly Costa Lopes (Meio Ambiente). Já Tayllaine Ferreira (2º lugar em Meio Ambiente) e Pedro Lucas Pereira Melo (Eletrônica) estão classificados para o Campus Alcântara.

Foto: Arquivo familiar

Decoração natalina de Bequimão encanta moradores da cidade e repercute nas redes sociais

COMPARTILHE

A magia do Natal tomou conta de Bequimão com luzes e enfeites característicos desta época do ano. Durante dez dias, uma força tarefa da Prefeitura Municipal esteve empenhada na instalação da iluminação e na ornamentação de praças da cidade.

Para o trabalho que exigiu muita dedicação dos envolvidos, foram mobilizadas cerca de 25 pessoas, entre profissionais das secretarias de Cultura e Assistência Social, além da Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA) e jovens da Igreja Católica.

O esforço foi amplamente reconhecido por quem se encantou com o que viu. “Ficou maravilhoso. Estive lá e amei”, contou a moradora da cidade, Maria Bárbara Macedo. “Tudo lindo. Parabéns ao prefeito Zé Martins por proporcionar momentos especiais entre as famílias nesse período natalino”, declarou a também moradora Decenilde Pereira.

Wanderson Farias, mobilizador de jovens da equipe JUVA e um dos integrantes do grupo responsável pelo trabalho, falou da felicidade em ver a população encantada com a decoração. Segundo ele, a ocupação do espaço pelo público, no período natalino, representa a realização de um “sonho de pertencimento”.

“Eu amei participar de tudo isso. E ver o nosso povo querido apreciando e se orgulhando, não tem preço. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado ao prefeito Zé Martins pelo apoio de sempre”, agradeceu o psicólogo.

A Praça da Matriz recebeu a iluminação especial na fachada da Igreja Santo Antônio e nas árvores. No local, também foi montado um presépio para relembrar o nascimento de Cristo e instalado um letreiro com a mensagem “Feliz Natal”.

A beleza por trás de cada detalhe tornou o Natal dos bequimãoenses ainda mais especial e repercutiu positivamente nas redes sociais. “Hoje, Bequimão tem outra ‘cara’, fruto de uma administração séria”, comentou o promotor de vendas, Natanael Soares, no Facebook. “Parabéns pela iniciativa de mais um ano proporcionar aos moradores dessa cidade que amo muito um Natal de amor e luz”, enfatizou a usuária Maria das Graças Macedo.

Além da Praça da Matriz, a Prefeitura de Bequimão também contribuiu com a ornamentação da Praça do Sãoluizinho, na entrada da cidade. O prefeito Zé Martins aproveitou o feriado para visitá-la, acompanhado da familia. O gestor compartilhou com seus seguidores registros que mostram a beleza da decoração de Natal. “Todos nós ficamos encantados. Tudo feito com muito capricho e amor”, destacou Zé Martins no Instagram.

Veja todas as fotos na galeria abaixo!

Mutirão do Glaucoma atendeu 125 pessoas em Bequimão-MA

COMPARTILHE

O município de Bequimão recebeu, na última terça-feira (17), o Mutirão do Glaucoma, campanha do Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os atendimentos foram feitos no Centro de Saúde Santo Antônio, localizado na Rua Capitão José Castro, Centro. Foram realizados 125 atendimentos; 82 pacientes foram diagnosticados com glaucoma e 43 não possuem a doença.

Quem foi diagnosticado com glaucoma receberá o colírio gratuitamente, a cada 90 dias. Já os pacientes indicados para intervenção cirúrgica serão encaminhados a São Luís, com todas as despesas bancadas pela Prefeitura de Bequimão. Esse compromisso foi ratificado pelo prefeito Zé Martins.

VII Semana do Bebê Quilombola será aberta nesta segunda-feira (25)

COMPARTILHE

A Semana do Bebê Quilombola chega à sua sétima edição nesta segunda-feira (25), com o tema “Todos Pela Primeira Infância”. A abertura oficial acontecerá a partir das 8h, na Comunidade Quilombola Juraraitá, em Bequimão. A programação segue até o dia 30 de novembro e será desenvolvida simultaneamente nas onze comunidades quilombolas do município.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Bequimão, para garantir os direitos das crianças de até seis anos nascidas nas comunidades remanescentes de quilombo. A primeira infância é uma fase determinante para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e social de um indivíduo. É nessa etapa da vida que o cérebro absorve todas as informações de forma mais duradoura.

Ao longo de sete dias, serão desenvolvidas ações voltadas para a educação, esporte, saúde e cultura, com oficinas sobre contação de histórias, cuidados na primeira infância, diálogos sobre cultura, cinema nas comunidades, amamentação e alimentação na primeira infância, dicas de prevenção à gravidez e a acidentes na primeira infância, imunização, vacinação, atividades envolvendo crianças e adultos, torneio de futebol infantil, rodas de conversas e outras atividades com foco na preservação da cultura quilombola.

Ação
Inspirada na Semana do Bebê, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Semana do Bebê Quilombola é um novo formato de atenção à primeira infância. A mobilização social foi instituída pelo prefeito Zé Martins, por meio da Lei nº 08/2013, considerando a identidade e as necessidades próprias das comunidades quilombolas.

Bequimão assinou o termo de adesão ao Selo Unicef, iniciativa que pretende incentivar os municípios da Amazônia Legal a implementar ações para garantir direitos e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Comunidades alcançadas
Atualmente, Bequimão possui onze comunidades oficialmente reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombos: Ramal de Quindiua, Santa Rita, Mafra, Ariquipá, Rio Grande, Sibéria, Marajá, Pericumã, Sassuí, Juraraitá e Conceição. Além destas, estão em processo de certificação mais oito comunidades: Pontal, Monte Alegre, Monte Palma, Frexal, Águas Belas, Santa Tereza, Boa Vista e Iriritíua. Hoje, cerca de 1500 famílias quilombolas residem na zona rural do município, que tem quase 70% de sua população formada por pessoas negras.

III Marcha Quilombola marca Dia da Consciência Negra em Bequimão

COMPARTILHE

Os bequimãoenses celebraram o Dia da Consciência Negra com uma grande marcha pelas principais ruas e avenidas da cidade, nesta quarta-feira (20). O ato foi promovido pelo Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq) , com o apoio do prefeito Zé Martins, tendo como objetivo dar visibilidade à luta da população negra. O presidente do Fórum da Baixada Maranhense, João Martins, participou do ato.

A Marcha Quilombola iniciou no Bairro de Fátima e seguiu até a Praça da Matriz, no Centro, onde a programação foi encerrada com tambor de crioula, concurso de beleza afro e apresentação da cantora Regiane Araújo. A terceira edição da marcha teve como lema: “Quilombo, direito, soberania e liberdade: construindo o bem viver”.

Foram debatidos o processo de reconhecimento das comunidades quilombolas de Bequimão, os preparativos para a VII Semana do Bebê Quilombola e os impactos da expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), prevista no Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre Brasil e Estados Unidos.

“A Marcha Quilombola é um importante instrumento de luta, reivindicação, de resistência do povo quilombola de Bequimão. Assim como os atos realizados em várias cidades do país, nós também buscamos dar visibilidade às nossas pautas, tanto no âmbito local quanto nacional”, declarou Fábio Costa, membro da coordenação executiva do MoqBeq.

O secretário municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, ressaltou o compromisso da gestão Zé Martins com projetos e atividades que envolvem as comunidades remanescentes de quilombo do município.

“Só com o respeito às comunidades tradicionais podemos assegurar direitos do ponto de vista étnico e cultural, como determina a Lei. E é exatamente isso que estamos fazendo, seguindo a determinação do prefeito Zé Martins, que tem mobilizado toda a estrutura da administração municipal em prol das demandas das comunidades quilombolas do nosso município”, afirmou o secretário.

 

Ainda segundo Rodrigo, a assistência em Bequimão por parte do Poder Público Municipal, é integral e inclui desde a primeiríssima infância até a terceira idade das 11 comunidades quilombolas.

“Firmamos uma importante parceria com a Universidade Federal do Maranhão, ampliando a cobertura de saúde aos idosos quilombolas e utilizando pesquisas desenvolvidas aqui para melhorar a qualidade de vida do povo negro”, acrescentou.

A atenção da gestão Zé Martins ao processo de reconhecimento das comunidades quilombolas também foi pontuada durante a Marcha.

“Não temos dúvidas de que a certificação junto à Fundação Cultural Palmares vai contribuir com a nossa gestão e ajudar a construir um futuro digno para os quilombolas, livres da opressão e da desigualdade. Uma iniciativa que propiciará a implantação de uma série de projetos sociais, contribuindo significativamente com as famílias que vivem nas comunidades remanescentes de quilombo”, completou Rodrigo.

Também participaram da III Marcha Quilombola o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Pereira; o presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, João Martins; equipe JUVA; representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR); Movimento Sem Terra (MST); estudantes; comunidades quilombolas; além dos secretários Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social) e Edmilson Pinheiro (Adjunto de Meio Ambiente).

Fotos: Reprodução

Prefeitura de Bequimão e Secretaria de Saúde vão realizara dia D de vacinação nesta sexta-feira (8)

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta sexta-feira (8), o dia D de vacinação contra sarampo. Serão disponibilizadas doses da vacina, no Centro de Saúde Santo Antônio, localizado ao lado do prédio da Prefeitura. O atendimento ocorrerá de 8h às 17h.

Segundo o secretário de Saúde, Sidney Bouéres, o sarampo é uma doença perigosa e precisa ser banida. “Quando o sarampo acomete crianças, são grandes as chances de o paciente desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, podendo gerar perda auditiva permanente”, destacou.

Ainda de acordo com Sidney Bouéres, a falta de vacinação, pode levar ao óbito. “Num quadro mais crítico, a enfermidade pode levar o paciente à morte, já que se trata de uma doença infecciosa grave. Por isso, é importante a vacinação. Proteja seu filho! Vamos fazer todo esforço para manter essa doença longe de Bequimão”, finalizou o secretário.

Prefeito Zé Martins realiza sonho dos moradores do Barroso, com obra de pavimentação asfáltica

COMPARTILHE

Esta sexta-feira (01) foi de realização de um sonho antigo dos moradores do Barroso. A administração do prefeito Zé Martins está cumprindo a promessa de levar pavimentação asfáltica para povoados do município, como nenhum outro prefeito havia feito, na história bequimãoense. Com a obra, a Prefeitura de Bequimão vai aprimorar a infraestrutura local, melhorando as condições de deslocamento da população e também de escoamento da produção rural.

As máquinas chegaram ao Barroso há pouco mais de um mês e transformaram o lugar em um verdadeiro canteiro de obras. Nesse tempo, as vias receberam o serviço de terraplanagem e, na quinta-feira (31), foi feito o processo de imprimação, com aplicação de uma camada líquida de asfalto sobre a superfície das ruas, o que facilita a aderência do revestimento. A medida tem o objetivo de evitar que fenômenos eventuais comprometam a qualidade das vias e prejudiquem a trafegabilidade.

Quatro importantes ruas do Barroso receberão a pavimentação asfáltica: a que liga a Avenida Américo Garcia à estrada de acesso ao povoado Floresta; da Avenida Américo Garcia ao Clube do Gecinho; da esquina da Escola Atanásio Martins ao Clube do Gecinho; e a que vai do Clube do Gecinho até a MA-006. Na tarde de hoje, já era possível observar a presença de equipes empenhadas no trabalho de pavimentação das vias.

Paralelo ao vai e vem dos trabalhadores e o barulho das máquinas, o sorriso no rosto de Rosenilde Garcia não conseguia esconder a satisfação da dona de casa ao ver sua rua sendo asfaltada. Ela conta que acreditava na chegada do benefício, porque confia no trabalho do prefeito Zé Martins. Ela só não imaginava que seria tão rápido. “Achava que poderia vir sim. Não tão rápido como veio. E veio em uma boa hora. Com certeza, vai melhorar muito a vida de todos aqui na nossa comunidade”, declarou, feliz, a dona de casa.

Assim como Rosenilde, todos os moradores do Barroso aguardavam, com grande expectativa, a melhoria nas ruas do povoado. Ontem, não era difícil encontrar por lá quem já comemorava a chegada do desenvolvimento que, hoje, bate à porta. “Nós estamos bastante felizes e otimistas com a obra. Há 14 anos, o saudoso Juca Martins transformou o Barroso em povoado modelo. Agora, Zé Martins nos presenteia com essa pavimentação asfáltica. Um serviço que, com a graça de Deus e muito trabalho, a gente tem fé que Zé vai conseguir levar para outras comunidades do nosso município”, afirmou, esperançosa, a professora aposentada e líder comunitária, Santoca Soares.

A urbanização do Barroso é uma extensão do conjunto de obras estruturantes que deu à comunidade o título de “Povoado Modelo”, em 2005. A Avenida Américo Garcia, o Parque Infantil Mamãe Regina, a Praça Cipriano Ribeiro e o Complexo Balneário Rio Grande são exemplos de equipamentos públicos implantados e aprimorados ainda na gestão do ex-prefeito Juca Martins.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Novos conselheiros tutelares são diplomados em Bequimão para o quadriênio 2020-2023

COMPARTILHE

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) realizou, nessa quinta-feira (24), a diplomação dos novos membros do Conselho Tutelar, em Bequimão. Os cinco conselheiros tutelares foram escolhidos por 2.345 bequimãoenses, durante eleição realizada no último dia 6. O processo eleitoral contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Ao dar início à cerimônia de diplomação, a presidente do CMDCA, Luana Talene, comentou sobre a importância do Conselho Tutelar na defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Bequimão. “A função principal do Conselho Tutelar consiste na fiscalização do cumprimento dos direitos previstos no ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], sendo os seus membros os principais responsáveis por fazer valer esses direitos e por dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e adolescência”, explicou.

Na solenidade, foram diplomados, como conselheiros para o quadriênio 2020-2023, Jailson Silva, Vanessa Alves, Deuzinete Rodrigues, Silvilene Garcia e Claudilene Pereira. Também receberam o diploma os suplentes Ivan Pereira, Vandeilton Reis, Josué Amorim Monteiro, Ana Tereza Pereira e José Raimundo Costa.

Para chegar a essa fase, os conselheiros eleitos enfrentaram um longo processo de seleção, com prova objetiva composta por questões relacionadas às leis que garantem a proteção de crianças e adolescentes, até a avaliação documental e, por último, a eleição.

O prefeito Zé Martins parabenizou os atuais conselheiros, que desenvolverão suas atividades até o final do ano, quando encerra o quadriênio, e reiterou todo o auxílio do Executivo Municipal aos conselheiros que tomarão posse em 10 de janeiro de 2020. “Mesmo o trabalho de vocês se encerrando agora no fim do ano, nós precisamos fazer um agradecimento especial pelo lindo trabalho à frente do Conselho Tutelar. Um trabalho feito com lisura, responsabilidade, o que é uma marca da nossa gestão, que é cuidar bem das pessoas e melhorar as condições de vida do povo de Bequimão. Vocês, a partir de hoje, não só passam a integrar como também receberão o auxílio de um coletivo de profissionais do município que se dedica a zelar pelo cumprimento dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, declarou.

Para o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), a escolha dos conselheiros se destacou pela lisura de todo o processo. “Quero parabenizar o CMDCA pela condução deste processo, com lisura e de forma democrática. O Conselho cumpriu com a sua missão. Não houve sequer um indício de irregularidade que pusesse em cheque a integridade da eleição. O prefeito Zé Martins colocou, como já frisado, toda a estrutura da administração municipal à disposição da equipe que conduziu o processo e está colocando à disposição de vocês, para que o Conselho Tutelar possa executar o seu trabalho da melhor maneira possível”, enfatizou.

Também participaram do ato solene representantes de diversas secretarias e órgãos do município. Entre eles, Fabiano Ribeiro (MP-MA), Rose Pinheiro (Selo Unicef), Wanderson Farias (Selo Unicef), Neide Rodrigues (SUAS), Rosemeire Dornelle (Vigilância Socioassistencial), Josmael Castro (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura e Igualdade Racial), Sidney Bouéres (Saúde), Clenilde Bitencourt (Agricultura), Ademar Costa (Indústria e Comércio), além dos vereadores Professor Zeca e Preta de Barbosa, representando a Câmara Municipal de Bequimão.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

 

 

Prefeitura de Bequimão reúne parceiros para finalizar planejamento da 7ª Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Movimento Quilombola de Bequimão (MoqBeq) e Fundação Josué Montello, realizou reunião com lideranças das comunidades quilombolas, na última quinta (17), para definir a programação da 7° Semana do Bebê Quilombola, que será realizada no período de 25 a 30 de novembro.

Ficou definido que a abertura oficial acontecerá na comunidade quilombola de Juraraitá. No encontro, também foram deliberados os eixos principais a serem trabalhados no evento, visando à melhoria de indicadores sociais no município: Saúde, Educação, Proteção Social e Participação Democrática. O encontro aconteceu na Sala do Selo Unicef, localizada no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).

Um dos destaques deste ano será o treinamento oferecido pela presidente da Sociedade Maranhense de Puericultura e Pediatria do Maranhão, Marynea Vale, para as parteiras das comunidades tradicionais do município de Bequimão, em especial das comunidades quilombolas. Ela ministrará o curso “Reanimação Neonatal para Parteiras”.

Alinhamento

Na terça-feira (22), o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, reuniu-se com a consultora de projetos sociais da Fundação Josué Montello, professora Claudete Ribeiro. A pauta principal foi a programação base da 7ª Semana do Bebê Quilombola, elaborada de forma conjunta entre parceiros e representantes das comunidades quilombolas. A médica Marynea Vale, que ofertará o curso às parteiras, participou da reunião.

Em parceria com a Prefeitura de Bequimão, Sebrae realiza palestra sobre Vendas

COMPARTILHE

Com o objetivo de melhorar o desempenho de profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com venda, o Sebrae-MA (Unidade Regional de Pinheiro) realizou, nesta quinta-feira (17), uma palestra sobre “Vendas: estratégias vencedoras para Bequimão”. A ação foi promovida com apoio da Prefeitura de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor.

A palestra foi ministrada pela consultora e instrutora do Sebrae/MA, Wanda Pereira, com a participação de 50 empreendedores e potências empreendedores. O evento aconteceu no auditório da escola Batutinhas, localizada na Rua Presidente Vargas, em frente à Praça Santo Antônio.

Participaram da palestra pequenos empresários, microempreendedores individuais (MEI), gerentes comerciais, autônomos e potenciais empreendedores, além do coordenador da Sala do Empreendedor e secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, o secretário Ademar Costa (Indústria e Comércio), e o agente de desenvolvimento, Valdecy Amorim.

Fotos: Reprodução

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free