casa » Archivo de Etiquetas: Bastico Moraes

Archivo de Etiquetas: Bastico Moraes

Gestantes recebem orientações e cuidados da equipe de saúde da Prefeitura de Bequimão

COMPARTILHE

A manhã da quarta-feira, dia 13 de abril, foi de cuidados com as futuras mamães bequimãoenses. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o II Encontro das Gestantes de Bequimão, reunindo mulheres vindas de diversas partes do município. O evento foi realizado na sede do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR), no Centro.

Em palestras e vídeos, gestantes receberam orientações sobre o pré-natal, com atenção especial à prevenção do zyka vírus, que está relacionado a casos de microcefalia no Brasil. As equipes de saúde do município também apresentaram recomendações para a higiene do recém-nascido, aleitamento materno e vacinação.

Às gestantes foi distribuído um kit maternidade. Na sacola, havia fraudas, sabonetes, absorventes pós-parto e repelente contra o aedes aegypti. “Até pouco tempo atrás, a população de Bequimão tinha medo de adoecer e de não ter um lugar para ser cuidado. As mulheres tinham medo de engravidar e ficar sem um hospital para ter o bebê. Essa realidade mudou. O prefeito Zé Martins está cumprindo o compromisso feito em praça pública de que daria toda atenção à saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes.

Na segunda edição do Encontro das Gestantes de Bequimão, participaram 128 mulheres grávidas. “Estou muito satisfeito, porque as gestantes de Bequimão atenderam ao nosso chamado para este evento. Isso significa que elas dão atenção ao pré-natal e estão em busca de mais cuidados e informações. Nós estamos a disposição para prestar essa assistência e com qualidade”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Gestante1 Gestante2

PREVENÇÃO DA MICROCEFALIA

Ainda não foi registrado caso bebê nascido em Bequimão com microcefalia, mas, por causa do surto da doença em todo o país, foram adotadas algumas medidas de prevenção. Estão sendo feitas quatro ultrassonografias obstétricas a gestação, com o intuito de identificar fatores de risco no pré-natal. Esse acompanhamento de rotina acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Hospital Lídia Martins e no Centro de Saúde.

“O cuidado com as gestantes é mais uma de nossas preocupações diárias de cuidar da nossa gente. O prefeito nos orienta no sentido de assistir bem ao nosso povo. Mais ainda preocupado com a dengue, zyka, chikungunya, para que a gente não venha a ter nenhum problema de microcefalia em Bequimão”, destacou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes.

Também como forma de combate ao mosquito aedes aegypti, causador dessas doenças, foi feita a pulverização de toda a sede de Bequimão com um carro fumacê. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram solicitados mais dois carros, desta vez para pulverização da zona rural do município.

Colaboraram no II Encontro das Gestantes as equipes da Estratégia Saúde da Família, do Hospital Lídia Martins, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e agentes comunitários de saúde.

 DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

 

Bequimão realiza 5ª Conferência Municipal sobre saúde

COMPARTILHE

Com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas,” a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Bequimão, realizou na última quarta feira (12) a 5ª Conferência Municipal sobre saúde pública. O evento aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão e contou com a participação de funcionários da secretaria de saúde, vereadores, secretários e sociedade civil.

Z18 Z21

Durante o evento, o conferencista, Dr. Américo de Jesus Soares Araújo, falou sobre Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade. Ainda em sua explanação, Américo falou sobre a Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde. Para finalizar seu discurso, o palestrante destacou a importância da Ciência, Tecnologia e da inovação do SUS.

O prefeito Zé Martins (PMDB) esteve presente e falou de seus 31 meses de gestão em Bequimão. Durante sua fala na abertura da Conferência, ele destacou o bom trabalho feito pela secretaria desde que assumiu a prefeitura do município, em janeiro de 2013.

Z4 Z22

“Essa 5ª conferência é para discutirmos o planejamento para os próximos anos com a participação de todas as pessoas envolvidas, entre elas: Comunidade, Médicos, Técnicos e Enfermeiros, Agentes de Saúde e toda equipe da saúde. É bom lembrar que estamos apenas há dois anos e sete meses na gestão, mas não podemos deixar de lembrar dos avanços que a saúde de Bequimão já alcançou, com um hospital de 20 leitos, onde a saúde básica funciona com qualidade. Hoje somos referência na baixada, onde estamos atendendo até pessoas de outros municípios. Temos respeito com o povo e com responsabilidade e compromisso, estamos fazendo um serviço de qualidade”, destacou Zé Martins.

B13 B30

Para o Secretário Bastico Moraes, o trabalho é árduo e conta com uma equipe empenhada, dedicada e que gosta de trabalhar. Segundo Bastico, o desafio é grande e só está dando certo porque o time montado veste a camisa mesmo.

“Essa conferência é feita a cada dois anos aqui em Bequimão, e este ano o tema é nacional, escolhido pelo Ministério da Saúde, e nós aqui em Bequimão saímos na frente e por isso estamos colhendo bons frutos através das orientações dos governos Estadual e Federal. Esse trabalho é resultado de uma promessa de campanha do Prefeito Zé Martins e se faz com responsabilidade e respeito ao povo bequimõense. Vamos está representando o município nas Conferências estadual (Outubro) e nacional (Dezembro). O nosso compromisso é dar dignidade a população e hoje somos referência em saúde na baixada maranhense”, destacou Bastico Moraes.

B12 Z24

Representando o poder legislativo de Bequimão, o presidente da Câmara, vereador Jorge Filho (PP), falou da importância de uma Conferência sobre saúde e do grande trabalho realizado pelo Prefeito Zé Martins.

“Já tivemos outras Conferências aqui no município e as avaliações são as melhores possíveis. Quanto à saúde, é muito importante para o município, principalmente pela grandeza que o prefeito tem visto a gestão, valorizando toda população, nos principais eixos da administração. O prefeito Zé Martins está de parabéns, não só por hoje, mas pelo que vem fazendo no município desde 2013”, finalizou o vereador.

B7 Z19

Já o diretor clínico do hospital Lídia Martins, Dr. Washington Oliveira, um dos médicos mais queridos do município, fez uma explanação da saúde em Bequimão e falou do orgulho em trabalhar em uma gestão que valoriza o povo, que dar condições de trabalho e que tem um time competitivo na saúde.

“A participação da sociedade juntamente com os profissionais de saúde e as autoridades de saúde do município, traz o melhor para nossa população. O compromisso do Secretário, o compromisso do prefeito em formar uma equipe competente onde se trabalha bem a atenção básica, prevenindo as doenças das pessoas e também cuidando do próprio hospital para que tenhamos bons resultados, faz toda diferença. Nosso objetivo na conferência é estabelecer estratégias de saúde, uma vez que a gente vê o progresso da saúde pública de Bequimão. Então o município de Bequimão está de parabéns por organizar e dar fim ao um problema que assolou o povo por muito tempo e agora virou referência no estado”, destacou o médico.

BB11 BB13

O conferencista Américo Araújo, falou da importância do evento e destacou o avanço já feito pelo prefeito Zé Martins nesses mais de 30 meses de gestão. Américo ainda destacou o empenho tanto das equipes de saúde, quanto do poder público e da sociedade civil em participar da Conferência que vai planejar os próximos anos.

“Nós estamos discutindo propostas, que vão ser levadas para a conferência estadual, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de outubro em São Luís e posteriormente a conferência nacional, que será realizada em Brasília nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro de 2015. As propostas serão avaliadas pelo Conselho Nacional de Saúde e em reunião será definida a demanda de cada município. Antes do SUS só poderia ser atendido quem tinha uma carteira assinada ou uma carteirinha do INAMPS. Hoje não, o SUS mudou a história da saúde pública no Brasil, e tai um exemplo o município de Bequimão que já esteve no final da fila, hoje sendo referência em saúde na região. Eu costumo falar que nada se faz sem uma boa gestão. Tudo se faz com uma boa equipe”, finalizou o conferencista.

Z19 Z21

Após os trabalhos em grupo, foram explanadas as propostas e eleitos os delegados que vão representar Bequimão na conferência estadual, na capital maranhense. Estiveram presentes no evento, além do prefeito Zé Martins, os vereadores Jorge Filho (PP) e Preta de Barbosa (PDT), os secretários Ademar Costa (Indústria e Comércio), Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sinara Almeida (Extrema Pobreza), Bastico Moraes (Saúde), Dinha Pinheiro (Cultura), Nhô da Colônia (Pesca), Doutor do Barroso (Articulação) e Zé Orlando Martins (Administração). Além disso, várias lideranças e até o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Egnaldo Macedo, entre outras autoridades, compareceram.

VEJAM TODAS AS FOTOS DO EVENTO NO FACEBOOK

www.facebook.com/bequimao.ma

www.facebook.com/prefeitozemartins

FOTOS: Rodrigo Martins

Secretário faz avaliação do sistema de saúde em Bequimão

COMPARTILHE

As dificuldades no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) são visíveis quando constatamos os fatos já conhecidos nos quatro cantos do país, principalmente quando se trata de Maranhão. A escassez de recursos financeiros e materiais retardam a formação de um grupo de profissionais para realizar um serviço de saúde com qualidade em qualquer lugar do Brasil. A falta de leitos nos hospitais públicos para atender uma grande demanda de pacientes e a dificuldade em controlar diversas doenças como a Dengue, Hanseníase e Tuberculose, faz com que o Sistema fique fragilizado.

No Maranhão as dificuldades não são diferentes, mas no município de Bequimão o prefeito Zé Martins (PMDB) juntamente com o secretário de saúde, Bastico Maraes estão trabalhando com seriedade e planejamento para mudar esse quadro e oferecer a toda população um serviço eficiente e de qualidade. Desde de janeiro de 2013 quando o prefeito Zé Martins assumiu a gestão do município, a saúde pública de Bequimão foi tratada com carinho, como uma das ações mais importantes do município. Em maio de 2013, Bastico Moares que comandava outra pasta, foi intimado pelo prefeito Zé Martins, com a missão de assumir a secretaria de saúde de Bequimão. O desafio foi aceito e o trabalho começou a ser feito imediatamente.

Atualmente o Município de Bequimão dispõe de nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com recepção, consultórios médicos e de enfermagem, sala de triagem, procedimentos, imunização, farmácia e saúde bucal; além das instalações físicas das UBS´s reformadas e ampliadas, secretaria de saúde de Bequimão conta também com um Pediatra, um Oftalmologista, um Médico para Ultrassom, uma equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) com dois Fisioterapeutas, dois Terapeutas Ocupacionais, um Nutricionista e uma Assistente Social, e 10 equipes de Estratégia de Saúde da Família com 10 Médicos, 10 Enfermeiras, 10 Técnicas de Enfermagem e 61 Agentes Comunitários de Saúde proporcionando assim atendimento ambulatorial e domiciliar para toda população de Bequimão.

Além das melhorias nas UBS’s, o município conta hoje com um Hospital de 20 leitos e um corpo clínico com 06 médicos, que garante atendimento de urgência e emergência de qualidade para toda população de Bequimão e até municípios vizinhos. Até 2012 a situação da saúde em Bequimão era bem diferente, onde não havia Centro Cirúrgico adequado para uma cesariana.  Naquela época, até a vigilância sanitária fechou o centro cirúrgico por entender que o ambiente era antiprofilático.

A SAÚDE DE CARA NOVA

Com a gestão de Zé Martins e a chegada de Bastico Maraes ao comando da secretaria de saúde de Bequimão, a população ganhou novos ares. A partir daí, houve aquisição de duas novas ambulâncias para melhorar o atendimento; facilitando o transporte de pacientes de qualquer ponto do município. A equipe de trabalho também será ampliada, onde o Ministério da Saúde através de solicitação da Gestão Municipal já formalizou processo para liberar a contratação de mais seis novos Agentes Comunitários de Saúde através de processo seletivo. Com isso, o município de Bequimão serve como referência não só para a baixada maranhense, como para os demais 216 municípios do estado, que ainda sofrem por falta de gestão no que tange saúde pública.

NOVA VISÃO

Em 2014 a secretaria de saúde de Bequimão realizou o Mutirão da Catarata em parceria com o Governo do Estado, possibilitando atendimento de mais de 500 pacientes. Só nas primeiras ações foram realizadas 306 cirurgias, onde a secretaria de saúde de Bequimão bancou transporte, alimentação e medicamentos. Pessoas que não enxergavam há mais de 20 anos voltaram a enxergar. O programa praticamente erradicou a catarata no município.

Pensando no desenvolvimento de Bequimão, o secretário Bastico Moraes, juntamente com o prefeito Zé Martins traçaram planejamento para que a secretaria pudesse trabalhar ações preventivas através do NASF e ESF na Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, na Imunização, nos Programas de Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão e Diabetes, e na Saúde da Escola. A partir daí o município de Bequimão está entre os melhores quando o assunto é saúde pública de qualidade.

CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL

Mesmo com um hospital de vinte leitos e todo equipado, a secretaria de saúde achou por melhor, transformar a antiga Unidade Mista de Saúde, em um Centro de Saúde Municipal. Com funcionamento diário e várias especialidades, a nova casa de saúde do município conta com Pediatria, Dentista, Fisioterapeuta, Ultrassonografia, Vacinação e consultas medidas. Além disso, todos os curativos são feitos no centro de saúde municipal.

De acordo com o secretário de saúde, Bastico Moraes, o prefeito Zé Martins não tem medido esforços para garantir uma saúde de qualidade para toda população. “Nossas equipes são completas, com médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas. Temos carro para levar e buscar a equipe de Saúde da Família. Desde que assumimos mantemos o compromisso de trabalhar pela população, já que o povo sofreu muito com a precariedade durante quatro anos”, disse o secretário.

GESTÃO DE PULSO FIRME

Durante os 31 meses de gestão do prefeito Zé Martins, a saúde do município ganhou várias aquisições e ainda continua crescendo. A zona rural hoje conta com Unidades de Saúde altamente equipadas, com atendimento regionalizado ao público. Em breve outras Unidades de Saúde serão inauguradas e construídas nos principais povoados do município.

Para melhorar ainda mais a saúde no município, o prefeito Zé Martins está implantando o Sistema de Abastecimento de Água potável em toda região. E para facilitar a chegada das equipes de saúde da família em cada povoado, as estradas foram recuperadas e hoje o município conta com as melhores estradas vicinais da região. “A saúde para melhorar é preciso um conjunto completo. Bons profissionais, dedicação total, transporte de qualidade, estadas boas, água de qualidade e acima de tudo, gestão”, disse Bastico, que afirma ter o apoio incansável do prefeito e que absorve as ideias do experiente político Juca Martins, que segundo o secretário de saúde, conhece cada pedaço de Bequimão.

É com essa base de conhecimentos e a confiança tanto do prefeito Zé Martins, quanto do Mestre Juca Martins, que a gestão anda e os resultados vieram de imediato.

SERVIÇOS OFERECIDOS

O município conta atualmente com 10 equipes do ESF (Antigo PSF) e atua nos povoados de Quindíua, Paraicatíua, Macajubal, Santana, Areal, Bebedouro, Mojó, Jacioca, Zona Urbana I e II. As equipes trabalham de segunda a sexta feira. Com isso os serviços de saúde de Bequimão estão cada vez melhores, e como resultado de dezenas de profissionais, que se dedicam a cuidar dos bequimõenses, o município hoje é referência estadual.

OS NÚMEROS MOSTRAM DADOS DE OUTUBRO/2014 à ABRIL/2015

Consultas: 11.853

Urgência e Emergência: 7.889

Pequenas Cirurgias: 85

Cirurgias: 57

Partos: 95

Internações: 945

Ultrassonografia: 840

Raio X: 238

# Esses números devem ter aumentado, já que estamos há 120 dias após o balanço feito pela secretaria de saúde. Lembrando que esses dados são do Hospital Lídia Martins.

 

Bequimão realiza a 4ª Conferência Municipal de Saúde

COMPARTILHE
Bastico em discurso durante o evento

Bastico em discurso durante o evento

Para elaborar propostas que favoreçam a reorganização da atenção básica na saúde pública do município, foi promovida, nesta segunda-feira (16), a 4ª Conferência Municipal de Saúde na cidade de Bequimão. O evento aconteceu na Colônia de Pescadores, no bairro da Estiva e reuniu gestores municipais, profissionais da área de saúde, representantes de classe e usuários dos serviços de saúde.

Na abertura, o secretário Municipal de Saúde, Bastico Moraes, que representou o prefeito Zé Martins, apresentou um balanço dos trabalhos realizados desde sua posse no cargo, dia 11 de maio deste ano. Ele destacou a limpeza e restauração da Unidade Mista de Saúde, ressaltando os esforços que têm sido empreendidos para a reabertura do centro cirúrgico. “Encontramos uma situação muito difícil. É um dos maiores desafios vividos por mim, mas estamos conseguindo trabalhar com o apoio dos colaboradores que fazem parte da secretaria de saúde do município de Bequimão”, disse Bastico Moraes.

O secretário de saúde, frisou ainda, o credenciamento de Bequimão no programa “Mais Médicos”, que já destinou duas médicas cubanas ao município e até março de 2014 devem chegar mais quatro profissionais. A reforma e ampliação dos postos de saúde dos povoados Quindíua e Areal; a construção da Academia de Saúde; a realização de 206 cirurgias pelo mutirão da catarata; a reativação do Programa Saúde na Escola e ampliação da Saúde Bucal que terá mais seis equipes, além das duas existentes.

Sobre as próximas ações, Bastico Moraes afirmou que o posto de saúde do povoado Jacioca entrará em funcionamento no próximo mês e anunciou a implantação de um Centro de Antitóxicos, Prevenção e Educação (Cape), para combate e prevenção ao uso de drogas. “Esse programa vamos desenvolver em parceria com a Secretaria de Segurança e de Esportes, porque os mais afetados com esse problema são os jovens”, destacou Bastico.

Colaboraram na organização do evento a secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo, e a coordenadora de Estratégia em Saúde da Família, Karine Macêdo. Prestigiaram a conferência o vereador Jorge Filho (PP); os secretários de Pesca, Nhô da Colônia; Educação, Aristides Amorim; Esporte, Kell Pereira e Segurança, Cassiano Abreu Ferreira.

Preparação

Antes dos grupos se reunirem para elaboração de propostas, foram apresentadas duas palestras. Na primeira exposição, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Américo de Jesus Soares Araújo, falou sobre a Lei Complementar nº 141/2012, que trata dos valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

Bastico após a palestra da 4ª conferência

Bastico após a palestra da 4ª conferência

Em seguida, o palestrante abordou a temática “Participação da Sociedade nos Direitos Humanos na Saúde”. “O direito à saúde inclui o completo bem-estar físico, social e mental”, destacou Américo. Ele se baseou, principalmente, no artigo 196 da Constituição Federal, que estabelece saúde como direito de todos e dever do Estado.

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free