casa » Archivo de Etiquetas: Anderson Wilker

Archivo de Etiquetas: Anderson Wilker

Prefeito de Alcântara reforma escola e recupera estradas na zona rural

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos está intensificando os serviços de reformas de escolas e recuperação de estradas vicinais na zona rural do município. O trabalho foi autorizado pelo prefeito Anderson Wilker e está sendo executado pela equipe comandada por Edson Barbosa (Olhinho).

Em Oitiua, um dos povoados mais populosos de Alcântara, a Prefeitura reformou a escola municipal Mamédio Pereira, que ganhou novo visual e mais qualidade para quem trabalha ou estuda por lá. A reforma contemplou paredes com pintura, telhado e forro, tudo está em perfeito estado, dando mais dignidade para professores e alunos.

Já a estrada que liga o povoado Peru à comunidade Santa Maria, a Prefeitura está intensificando a recuperação do trecho. Mesmo com as fortes chuvas que caem no município, as equipes da Secretaria de Infraestrutura estão atentas e realizando os serviços emergenciais.

Prefeito de Alcântara participa de reunião com o Secretário de Segurança do Estado

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de abril, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado dos vereadores Nilson Pereira, Ivan Ferreira, Guterres Filho e Ribinha, participou de uma audiência com subsecretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Saulo de Tarso. Durante a reunião, Anderson Wilker foi categórico ao solicitar através de ofício a instalação do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) para a cidade de Alcântara e a doação de uma viatura e capacitação para Guarda Municipal.

Durante a conversa entre o prefeito e o subsecretário, que durou aproximadamente uma hora e meia, Anderson Wilker falou das dificuldades encontradas na segurança de Alcântara, mas foi enfático ao falar da importância de uma parceria entre município e estado, tanto na segurança pública, quanto em outros seguimentos da administração, como esporte, saúde, educação e infraestrutura.

“É importante essa parceria entre município e estado. Fomos recebidos muito bem pelo secretário Saulo de Tarso, e nos deu muita atenção quanto às nossas solicitações. Viemos aqui solicitar o apoio da Secretaria de Segurança do Estado para que possamos melhorar a estrutura de nossa Guarda Municipal com a doação de uma viatura e capacitação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito. Aproveitamos a oportunidade e solicitamos a criação do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) para nossa cidade, já que Alcântara é um polo turístico muito frequentado e precisamos melhorar essa questão da segurança pública em nossa cidade. Já avançamos bastante e vamos avançar ainda mais”, destacou o prefeito.

Para o subsecretário de Segurança Pública do Maranhão, Saulo de Tarso, é necessário que os prefeitos tomem iniciativas como a que Anderson Wilker fez na manhã desta sexta-feira (05). “É sempre importante a gente manter esse contato com os prefeitos do Maranhão, sobretudo dialogando a questão da segurança pública dos municípios. Alcântara tem uma Guarda Municipal montada e tem uma dinâmica de desenvolvimento na área de prevenção à violência muito forte desenvolvido pelo prefeito Anderson Wilker, e aqui mais uma vez ajustando ainda mais o contato para fortalecer essa parceria através de um Termo de Cooperação, onde vamos consolidar essa parceria e com a possibilidade de trazer membros da Guarda Municipal para uma capacitação dos profissionais e reestrutura a Polícia Militar na cidade de Alcântara, fazer como foi feito em Barreirinhas com uma Unidade de Policiamento de Turismo, já que o fluxo de turismo em Alcântara está se consolidando e vai precisar de maior segurança. Vamos conversar com o povo e levar o seguimento do Pacto pela Paz e implantar o Conselho Comunitário pela Paz”, destacou Saulo.

Anderson Wilker lembrou da importância da Audiência Pública que será realizada em Alcântara, dia 11 de maio para debater o Pacto pela Paz e a formação do Conselho Comunitário do Pacto pela Paz, em que será eleito um grupo de 7 a 25 pessoas para formação do Conselho. Para compor o Conselho Comunitário Pela Paz, os conselheiros eleitos passarão por formação e receberão uma carteira, documento que os habilita a exercer as atividades do conselho em Alcântara.

PACTO PELA PAZ

É papel dos Conselhos Pela Paz promover palestras e outras atividades que promovam a cultura de paz e a prevenção da criminalidade. Os primeiros conselhos foram implantados em São Luís e o programa se expande para outras cidades maranhenses. Alcântara será a próxima a formar o Conselho durante Audiência Pública.

O governador Flávio Dino instituiu, por meio da Lei nº 10.387, de 21 de dezembro de 2015, o programa Pacto Pela Paz, visando reduzir os índices de criminalidade por meio de ações preventivas e educativas, em uma parceria da polícia com a comunidade.

Campeonato Feminino de Futebol começa com chuva de gols em Alcântara-MA

COMPARTILHE

Uma competição inédita no futebol alcantarense. O primeiro Campeonato Feminino de Futebol realizado pela Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, conta com oito equipes. Para que essa competição fosse realizada, o prefeito Anderson Wilker, principal incentivador do esporte local, entregou aos 8 clubes participantes, 88 pares de chuteiras.

Na abertura do Campeonato Feminino na tarde deste domingo (31), no estádio municipal Facurão, uma chuva de gols fez a alegria do grande público que compareceu e lotou as arquibancadas. Na preliminar um empate entre Manival 0 a 0 Marudá. Já na partida principal, Oitiua não tomou conhecimento do time do Rio Grande e goleou por 10 a 0.

As artilheiras da rodada foram as jogadoras de Oitiua, Katiane e Nayara que marcaram 4 gols cada contra Rio Grande. No próximo final de semana (domingo-07), o campeonato vai prosseguir no estádio Facurão.  As 14h, Perú x Peri-Açu e às 16h, Alcântara x Itamatatiua.

Prefeito Anderson Wilker cria Semana do Bebê em Alcântara-MA

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), assinou no último dia 27 de março, o decreto Nº004 de 13 de março de 2019, que cria a Semana do Bebê no município de Alcântara, na Região Metropolitana da Grande São Luís. De acordo com o decreto, a Semana do Bebê será realizada todos os anos na segunda semana do mês de maio.

O objetivo da Semana do Bebê é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 6 anos de idade como prioridade.Considerando que a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

 

Na ocasião da assinatura do decreto estiveram presentes as secretárias Maria do Nascimento Pinho (Desenvolvimento Social), Rowsyklea Araújo (Educação), Maria Novaes (Saúde), a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosilene Borges, o coordenador do Conselho Tutelar Jedivan Coelho, a secretária de Cultura e Turismo, Marcelina Serrão e o coordenador do selo UNICEF em Alcântara, Alim Ferreira.

Prefeito de Alcântara vai implantar plano de cargos e salários aos Agentes Comunitários de Saúde

COMPARTILHE

Valorizar o servidor público é uma das metas do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB). Logo no início de sua gestão em 2017, o gestor alcantarense reconheceu a importância dos profissionais da educação e implantou o plano de cargos e salários para a categoria de educadores. O planejamento foi feito no início da gestão e será implantado às categorias de acordo em que a situação financeira do município comece a ganhar fôlego com as economias feitas pelo prefeito Anderson.

Esta semana o prefeito Anderson Wilker recebeu membros da direção do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e durante reunião ele garantiu aos profissionais a implantação do plano de cargos e salários da categoria. O gestor reconhece a importância dos profissionais para o melhoramento da saúde no município, mas entende que o momento financeiro não é dos melhores e por isso vai seguir seu planejamento gradativamente até todos os servidores serem contemplados com o plano.

A valorização dos Agentes Comunitários de Saúde de Alcântara sempre esteve na pauta do prefeito Anderson Wilker desde o início de sua gestão. Em 2018 o prefeito já havia entregue uniformes e equipamentos de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde e agora reconhece a importância dos profissionais no combate e prevenção de doenças na sede e zona rural de Alcântara.

“É a verdadeira valorização do servidor público alcantarense. Em nossa gestão já implantamos o plano de cargos e salários aos profissionais da educação e agora serão os Agentes de Saúde os beneficiados, que ficaram 10 anos esquecidos pelos gestores passados. Eu gostaria muito de ter sido prefeito de Alcântara no momento das vacas gordas, período em que dinheiro sobrava. Mas Deus e o povo de Alcântara me deram essa missão agora e mesmo com dificuldades, com ajuda dos servidores vou reconstruir nosso município e recolocar nos trilhos do desenvolvimento”, destacou.

Prefeito Anderson viabiliza verba para construção da praça do Largo do Cemitério em Alcântara-MA

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), esteve reunido nesta terça-feira (12), com o secretário de estado das cidades, Rubens Júnior, para tratar de novas obras para o município de Alcântara. Durante a reunião, Anderson apresentou ao Secretário várias prioridades para a cidade e zona rural do município.

Ao analisar os pedidos feitos pelo prefeito Anderson Wilker, Rubens Júnior de imediato se comprometeu viabilizar a verba para a construção da praça do Largo do Cemitério, no centro histórico da cidade de Alcântara. O projeto da obra já havia sido apresentado em 2018 ao governador Flávio Dino e teve apoio dos deputados Márcio Jerry (federal) e Othelino Neto (estadual).

Orçada em R$900 mil reais, essa obra será mais uma importante aquisição na gestão do prefeito Anderson Wilker. A nova praça do Largo do Cemitério contará com área de vivência, lazer e recreação. O novo espaço será mais uma importante atração turística na cidade de Alcântara.

Para o prefeito Anderson Wilker, a luta é árdua, mas a obra é muito importante para o município de Alcântara. “Estamos lutando sempre pelo bem estar da população de Alcântara. Essa obra da nova praça do Largo do Cemitério sempre foi um sonho dos alcantarenses e de nossa gestão. Graças ao governador Flávio Dino e o apoio dos deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, o secretário Rubens Júnior autorizou a construção. É uma obra importante para nós alcantarenses e também para ajudar a fomentar o turismo local, sendo um novo atrativo para quem visita nossa cidade. Com muito trabalho vamos reconstruindo nosso município”, destacou o prefeito.

Prefeito Anderson Wilker garante recurso de R$ 300 mil para realização da Festa do Divino 2019

COMPARTILHE

Em reunião na tarde desta quarta-feira (30), com o secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, garantiu verba de R$ 300 mil reais para a realização do Festejo do Divino Espírito Santo 2019. O recurso será destinado aos organizadores do festejo pelo Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Além dessa verba conseguida pelo prefeito Anderson Wilker, a prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo,  irá patrocinar o Festejo do Divino com recursos do município, doando camisas personalizadas e garantindo o pagamento de 50% dos músicos.

Para o prefeito Anderson Wilker, o apoio do Governo do Estado virá em boa hora, já que a escassez de verbas está cada vez maior em municípios pequenos como Alcântara. “Não podemos deixar a maior festa religiosa do Maranhão acabar. O Festejo do Divino em Alcântara é uma tradição que o Brasil reconhece como a maior manifestação religiosa do Estado. Sei das dificuldades e fui em busca de recursos através do governo do Maranhão. Graças a Deus conseguimos R$ 300 mil reais. A prefeitura também vai contribuir da maneira que a gente pode. Temos compromisso com a cultura e todas as manifestações no município. A festa do Divino traz muitos turistas para nossa cidade e isso reverte em dinheiro, movimenta nossa economia e gera renda”, destacou o prefeito.

FESTEJO DO DIVINO EM ALCÂNTARA-MA

Com mais de 400 anos de existência, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara contará mais uma vez com o apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Este ano, o valor do investimento do Governo do Maranhão para a Festa do Divino será de R$ 300 mil. O recurso será utilizado para custear todos os dias da festa, contemplando tanto a parte religiosa, os rituais dos festeiros, quanto a parte profana, que contempla grandes shows na Praça da Matriz.

Prefeito de Alcântara, Anderson Wilker comemorou a parceria com o Governo do Maranhão, que é fundamental para a manutenção do evento. “Sem o apoio e investimento do Governo do Estado, seria inviável fazer a festa. Desde que assumi a gestão do município, tenho conseguido manter um diálogo permanente, que nos permite planejar a festa sempre com antecedência e realizar belíssimos eventos. Este ano certamente não será diferente”, frisou Anderson Wilker, um entusiasta do festejo.

Alcântara recebe ônibus escolar do Governo do Estado

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, recebeu na manhã desta terça-feira (29), um ônibus escolar entregue pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. Com a aquisição de mais esse veículo escolar os alunos alcantarenses terão mais qualidade, conforto e segurança na ida à escola. O prefeito ainda luta para aumentar o número de veículos escolares no município, após aprovação de um projeto na Câmara Municipal de Alcântara e que tramita no Banco do Brasil para financiamento dos ônibus.

Em sua fala, o governador Flávio Dino pontuou o atual momento nacional e destacou os esforços da gestão para manter o ritmo de investimentos. “É com imensa satisfação que realizamos mais essa entrega de equipamentos aos municípios, a segunda este ano e estamos trabalhando para, apesar das dificuldades, manter os programas, prosseguir os investimentos e reforçar a gestão parceira com os municípios”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, enfatizou o significado de mais esta entrega para as cidades contempladas e estudantes dos municípios beneficiados. “É mais um avanço para o Maranhão, pois investir em educação é pensar o futuro”, disse.

Em Alcântara, os ônibus escolares existentes já apresentam problemas devido o período de uso e, com o novo veículo, o município pretende atenuar esta dificuldade. “Temos veículos com problemas de mecânica e que já não oferecem as condições adequadas para o transporte dos alunos. Essa doação do Governo do Estado veio em boa hora e vai aliviar bastante a atual situação do transporte escolar em nosso município”, disse o prefeito Anderson Wilker.

Caso o projeto aprovado na Câmara Municipal seja aprovado também pelo Banco do Brasil na compra de ônibus escolares para Alcântara, o prefeito Anderson irá resolver um problema que já se arrasta por várias gestões anteriores. O projeto é montar um frota do município e diminuir os gastos com transportes terceirizados.

Presentes no evento, o vice-governador Carlos Brandão; o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto; secretários de Estado; deputados estaduais e federais; além dos prefeitos das cidades contempladas e o presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, Ivan Ferreira.

Sebrae e Prefeitura realizam curso de melhoramento de farinha no Povoado Mocajituba

COMPARTILHE

Foi encerrado nesta terça-feira (4) o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido pelo Sebrae-MA, por meio da Unidade Regional de Pinheiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria de Agricultura e Sala do Empreendedor. Foram capacitados 17  pequenos produtores de farinha das comunidades Mocajituba I, II, III e povoados vizinhos, zona rural de Alcântara.

O objetivo do curso foi capacitar tecnicamente os produtores, com a finalidade de agregar valor ao produto, aumentando a produção, e consequentemente, gerar renda às famílias dos pequenos produtores. Além do melhoramento da farinha de mandioca, os produtores aprenderam a fazer sabão do tucupi, matéria prima da mandioca.

Para o Superintendente do Sebrae no Maranhão, a capacitação alavanca a produção e dá qualidade ao produto. “Essa capacitação foi mais uma ação inserida no Projeto DET (Desenvolvimento Econômico e Territorial) no Litoral Ocidental, que vem realizando uma série de capacitações e ações de mercado para desenvolver as principais vocações econômicas de cada município incluído nesse território”, explicou o diretor superintendente do Sebrae, João Martins.

Para o secretário de Agricultura, Erinaldo França, o curso abre portas para os alcantarenses da zona rural. “Entendo que é uma necessidade de nossos agricultores, cujo, o objetivo é fomentar a agricultura familiar, melhorando a qualidade de serviço na oferta de produtos, para os programas instituições e a comercialização diversa, ofertando produtos de qualidade e ofertando qualidade de vida as pessoas”, destacou Tivico.

 

Prefeitura de Alcântara e Liga realizam a abertura do campeonato local

COMPARTILHE

A Liga de Desportos de Alcântara e Prefeitura, como o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, realizou no último sábado (4) a abertura do Campeonato Principal de Futebol Masculino no estádio Joaquim Facury (Facurão). Para começar a temporada 2018 do futebol alcantarense, entraram em campo os times Homens de Ferro 1 X 3 MEC na categoria principal.

Já na categoria Máster, a abertura aconteceu neste domingo (5), pela manhã, também no estádio Facurão. A partida entre Tiradentes e Pio XII terminou empatada em 0 a 0.

Este ano o prefeito Anderson Wilker resolveu realizar o Campeonato nas três categorias (Principal, Máster e Cinquentão). A final está prevista para acontecer no aniversário de 370 anos de Alcântara, dia 22 de dezembro. A premiação estipulada pela Prefeitura e Liga de Desportos é a maior dos últimos 10 anos no futebol alcantarense.

Para o prefeito Anderson Wilker que esteve presente na solenidade de abertura, o esporte alcantarense vai voltar aos tempos áureos do futebol maranhense. “Estamos dando os primeiros passos. Ano passado, mesmo com dificuldades, realizamos um grande campeonato e tivemos a transmissão da final pela Rádio Timbira para mais de 200 município do Maranhão. Este ano já tivemos os Jogos Escolares Alcantarenses e estamos participando dos Jogos Escolares Maranhenses. Vamos colocar nossa Seleção no Campeonato Intermunicipal. E agora estamos realizando um campeonato nas três categorias. Estamos avançando e se Deus quiser vamos avançar ainda mais em tudo”, destacou o prefeito.

Fotos: José Lindoso

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free