casa » Archivo de Etiquetas: Alcântara

Archivo de Etiquetas: Alcântara

Prefeitura de Alcântara inicia nesta terça-feira (09), a entrega dos Kits de Alimentação Escolar aos alunos da sede

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia nesta terça-feira (09), a entrega dos Kits de Alimentação Escolar para os pais/responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino do Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo, localizado no Centro da cidade. A entre será no período da manhã para os estudantes do matutino e pela tarde para os alunos do vespertino. O horário da entrega será das 8h às 12h e das 14h ás 18h.

Para receber o Kit Emergencial da Alimentação Escolar os pais ou responsáveis deverão levar documento de identificação e evitar levar crianças para não formar aglomerações, já que por medida de segurança, respeitando as medidas sanitárias, o distanciamento social será respeitado e será de 2 metros de pessoas para pessoa, afim de evitar a proliferação da Covid-19. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação solicita que o uso de máscara é obrigatório, respeitando o decreto municipal.

Para o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, o momento é de crise, mas existe a necessidade de fazer o melhor pelos alunos, principalmente pelos mais carentes. “Estamos cumprindo o que determina a lei Nº 13.987 de 07 de abril de 2010, que foi regulamenta pela Resolução Nº 002 de 09 de abril de 2020, que autoriza a entrega dos Kits da Merenda Escolar para as famílias dos alunos da rede pública de ensino.Estamos passando por uma crise sanitária, política e econômica, mas é neste momento que o povo mais precisa de seus gestores. Estou fazendo a minha obrigação como gestor, eleito pelo povo de Alcântara. Tudo que estiver ao nosso alcance, vamos fazer, afinal o povo vai está sempre em primeiro lugar a minha gestão”, destacou o prefeito Anderson, que fez grandes investimentos na educação de Alcântara.

Os alunos das demais escolas receberão o Kit Emergencial de Alimentação Escolar de acordo com o cronograma que será divulgado para os pais/responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação contendo os locais, datas e horários.

Prefeitura de Alcântara divulga Cronograma do Pagamento referente ao mês de maio 2020

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Finanças divulgou o Cronograma de Pagamento dos servidores municipais referente ao mês de maio de 2020. De acordo com o prefeito Anderson Wilker, o pagamento será realizado em datas escalonadas para evitar aglomerações na agência bancária da cidade, respeitando todas as medidas das autoridades sanitárias.

Desde que foi decretada a pandemia do novo coronavírus no Brasil e atingiu o município de Alcântara, que hoje tem 24 casos confirmados da Covid-19, o prefeito Anderson Wilker tem realizado o pagamento dos servidores municipais em datas escalonadas para evitar filas e aglomerações na agência bancária e isso tem dado certo.

Prefeitura de Alcântara entrega máscaras e álcool em gel para mães e idosos

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Convivência da Assistência Social, entregou dia das mães, máscaras e álcool em gel para mães do grupo pertencente ao Criança Feliz e idosos do grupo de convivência de Alcântara.

A ação aconteceu em homenagem às mães que fazem parte do Serviço de Convivência, idosas do grupo A Felicidade não Idade e as mães do grupo Criança Feliz. Além da entrega de álcool em gel e máscaras, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social ministram palestras com orientações sobre a prevenção ao contágio da Covid-19, além de distribuição de informativos sobre higiene no combate ao Covid-19.

Um dos serviços com grade ênfase na gestão do prefeito Anderson Wilker é cuidar dos idosos, assim como das crianças e da população de Alcântara. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desenvolve um grande serviço em prol dos mais vulneráveis do município.

A entrega das máscaras e álcool em gel foi realizada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social das pessoas beneficiadas nas casas para evitar aglomerações, respeitado todas as medidas das autoridades sanitárias do Brasil.

Em Alcântara, decreto municipal impõe rodízio de veículos na cidade

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, publicou nesta sexta-feira, o decreto municipal nº 19 de 15 de maio de 2020, que institui regime emergencial de restrição de circulação de veículos no município, por conta da pandemia decorrente do novo coronavírus (covid-19). O regime de restrição de circulação de veículos automotores nas vias públicas da Sede do Município de Alcântara/MA, será independentemente de sua localidade de licenciamento. O decreto passa a vigorar a partir desta segunda-feira (18). Confira abaixo o decreto municipal Nº 19 de 15 de maio de 2020.

Os veículos provenientes das comunidades da Zona Rural divididas em Polos, só poderão se dirigir e circular na Sede do Município nos dias da semana em que lhe são autorizados, de acordo com a forma de permissão da Prefeitura de Alcântara. Veja a tabela abaixo.

A restrição de circulação de veículos ocorrerá de segunda a sexta feira, da 0h (zero hora) às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), com exceção dos sábados e domingos, quando todos os veículos poderão circular na cidade.

Alcântara-MA já registra 05 casos positivos do novo coronavírus

COMPARTILHE

Subiu para 05 (cinco) o número de casos confirmados do novo coronavírus no município de Alcântara, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e divulgado nesta sexta-feira (08) pela Secretaria Municipal de Saúde. Além do aumento de casos positivos, o município também registrou 01 óbito por Covid-19.

O município de Alcântara tem 43 casos monitorados, 14 suspeitos que apresentaram sintomas na triagem, 04 casos ativos por exames e testes rápidos, 05 confirmados, 12 descartados e 01 óbito. Apesar de todo esforço da gestão para evitar a proliferação de contaminação, as autoridades municipais pedem a colaboração de toda população alcantarense, que fique em casa e evite aglomerações.

É válido lembrar que o sistema público de saúde do mundo inteiro foi surpreendido com o novo coronavírus e isso tem causado enorme dor de cabeça ao prefeito Anderson Wilker. Todo esforço e baseado em um planejamento estratégico está sendo feito para conter a proliferação da Covid-19 em Alcântara.

Olhinho é empossado vereador de Alcântara-MA

COMPARTILHE

Em sessão extraordinária realizada na última quinta-feira, dia 30 de abril, a Câmara Municipal de Vereadores de Alcântara, localizada na Região Metropolitana da Ilha, empossou o suplente de vereador Edson Barbosa (PCdoB), carinhosamente conhecido no município como Olhinho. Olhinho assume a vaga deixada por José Ribamar de Jesus Barboza (Ribinha de Itamatatiua) que saiu de licença.

Nas eleições de 2016 Olhinho foi o oitavo candidato a vereador entre os mais votado em Alcântara e obteve nas urnas 364 votos. Com a saída de Ribinha, Olhinho assume a vaga e terá um mandato de 8 meses, o que lhe deixa ainda mais forte, já que é pré-candidato à reeleição.

Olhinho é servidor público municipal de carreira e antes de assumir a cadeira de vereador, era Secretário Municipal de Infraestrutura de Alcântara, função que exerceu por 39 meses até deixar o cargo por respeitar as regras da justiça eleitoral, já que 2020 é ano de eleição.

Em seu primeiro pronunciamento já como vereador, Olhinho agradeceu a oportunidade dada pelo povo e pediu aos colegas parlamentares paciência com ele durante as sessões. “É mais um desafio em minha vida, peço aos companheiros que tenham paciência comigo, estou aqui para aprender com os senhores nesta casa, principalmente os bons costumes. Precisamos nos unir, trabalhar em parceria com a prefeitura e colocar o povo como prioridade em todas as ações da Câmara”, destacou o vereador Olhinho.

Por G7

Ex-vereador Biné lança sua filha pré-candidata a vereadora de Alcântara-MA

COMPARTILHE

O ex-vereador de Alcântara, Benedito Barbosa, carinhosamente conhecido por Biné do Perú, lançou sua filha Dyna Nathália pré-candidata a vereadora de Alcântara-MA. Nathália Biné é filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e vai concorrer a uma cadeira no Legislativo Alcantarense pela primeira vez. Ela foi filiada no último dia 01 de abril, ato que contou com a presença do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker.

Nathália Biné tem 28 anos e é formada em Ciências Contábeis. Jovem e mulher tem inúmeros motivos para ajudar no desenvolvimento do município de Alcântara.

O pai de Nathália, Biné do Perú foi vereador de Alcântara por 3 mandatos, além de ser presidente da Câmara de Vereadores, Biné também já presidiu os 2 maiores partidos políticos do Brasil no município, PT e PDT, agora lança sua filha como pré-candidata a vereadora de Alcântara.

Biné do Perú é bastante experiente na política alcantarense, onde já acumula 23 anos de vida pública, onde foi Secretário de Agricultura no primeiro ano de gestão do prefeito Anderson Wilker. Em gestões anteriores, Biné foi cargo comissionado nas gestões de Zé Wilson e Airton Viegas.

Em 2016 Biné votou e ajudou eleger um jovem no povoado Peru, comunidade onde reside, e agora aposta em sua filha Nathália como sucessora para o legislativo.

Prefeito de Alcântara-MA distribui peixes para famílias carentes

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara-MA, Anderson Wilker manteve a tradição pelo 4º ano consecutivo e entregou no último sábado (11), peixes para as famílias carentes na sede e comunidades da zona rural do município. Bairros da Sede e povoados como Trajano, Peru, Cajueiro, Manival, Rio Grande, Santa Maria, Peroba, Janã, Ladeira, Samucangaua, Santana, Itauaú, Japeú, Macacos, Mocajituba, Itamatatiua, Raimundo Sú, Boa Vista, Oitiua, entre outros povoados que foram beneficiados. Todos os polos receberam o pescado.

“É uma tradição nossa gestão entregar peixes para as famílias mais carentes neste período da páscoa. Muitas famílias têm dificuldades para comprar peixes nesse período, principalmente este ano que a páscoa foi atingida por uma Pandemia Viral perigosa, e muita gente está em isolamento social. Além disso o pescado fica mais caro nesta época. Foi com planejamento que trabalhamos e fizemos esta Ação Social para nossos irmãos alcantarenses. Além do peixe ficar caro neste período, a chuva e a maré não têm facilitado para os pescadores da nossa região”, destacou o prefeito, que foi categórico ao falar que se não realizasse essa ação, iria se sentir mal, já que nos últimos três anos a ação foi realizada com sucesso, mesmo com todas as dificuldades que o Brasil atravessa.

Durante a entrega que aconteceu em vários pontos da cidade e povoados da zona rural, a equipe de entrega do pescado trabalhou respeitando todas as normas exigidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto aos cuidados para evitar a proliferação da Pandemia do Covid-19, usando máscaras e luvas, alem da higienização com álcool em gel. Foi uma ação com a colaboração da população, que respeitou o distanciamento social nas filas.

Prefeito Anderson Wilker inaugura escola no povoado Japeú

COMPARTILHE

O sistema educacional de Alcântara tem melhorado nos últimos 3 anos. Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito Anderson Wilker tem trabalhado para melhorar o patamar educacional do município. Uma das primeiras medidas foi a entrega de 12 ônibus escolares, acabando com um problema antigo no município, que atrapalhava alunos da zona rural. Além disso na gestão atual, os alunos recebem uniforme escolar, como rege uma lei municipal.

Após a entrega dos veículos escolares, o prefeito Anderson Wilker baseado no planejamento feito no início de sua gestão preparou o Plano de Cargos e Remuneração do Magistério que já foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo Executivo Municipal.

Mas as mudanças na educação de Alcântara não pararam por ai. O prefeito Anderson Wilker após cortes de gastos autorizou o secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Edson Barbosa (Olhinho) a iniciar as reformas das escolas na sede e zona rural do município. O trabalho tem sido feito e melhorado a vida de quem estuda e trabalha na rede municipal de ensino de Alcântara.

Neste sábado (07), o prefeito Anderson Wilker entregou a Escola Municipal Vereador Bononi Ferreira para os moradores da comunidade Japeú e região. Com a reforma e ampliação, o Centro Educacional ganhou a padronização que foi implantada na atual gestão. Diante de uma multidão, o prefeito Anderson Wilker falou das dificuldades, mas destacou o trabalho que tem sido realizado para mudar a situação precária deixada por gestores anteriores.

“Todos lembram do momento de dificuldades que Alcântara viveu há 04 anos. No passado nada tinha, quando assumi a gestão encontrei uma única ambulância velha, hoje temos 3 novas e vou entregar mais 01 ainda este mês para a zona rural, no povoado Raimundo Sú, algo inédito em Alcântara. Graças ao povo de Alcântara hoje estou prefeito. Mas fui eleito no pior momento da política econômica do Brasil, onde a crise tem tirado o sono de milhares de prefeitos. Ninguém faz nada sozinho. É com muita luta, parcerias com o governo do Estado e o deputado Othelino Neto que estamos fazendo o melhor para Alcântara”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Estiveram presentes os vereadores Haroldo Júnior, João Ricardo, Nilson Pereira, Nhô Ré, Ivan Ferreira, Pontaense, Ribinha, Vandeco e Mário, secretários municipais, sociedade em geral, lideranças políticas e comunitárias, servidores e alunos e a participação da Banda de Música de Alcântara.

Fotos: Guará Potência

Casa de Apoio ao Idoso de Alcântara é referência para o Maranhão

COMPARTILHE

A Casa de Apoio ao Idoso Alcantarense foi reconstruída pelo prefeito Anderson Wilker e inaugurada em julho de 2019. Após a entrega da casa, a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial aderiu ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Com a adesão ao programa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, inscreveu a Casa do Idoso no Mapeamento de Boas Práticas em Ações voltadas para a melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa, que contabilizou 177 ações experiências exitosas, levando o município de Alcântara a concorrer com mais 124 municípios.

O resultado das ações realizadas com os Idosos Alcantarenses levou o trabalho realizado pela Casa do Idoso de Alcântara a ser contemplado como Trabalho Exitoso na comunicação e informação, sendo referendado como referência aos demais municípios maranhenses.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free