casa » Archivo de Etiquetas: Agricultura Familiar

Archivo de Etiquetas: Agricultura Familiar

Mulheres Quilombolas vão produzir hortaliças que beneficiarão famílias carentes em Bequimão

COMPARTILHE

O polo de produção de hortaliças do Quilombo Marajá, na zona rural de Bequimão, está com a área preparada para o plantio de couve, alface,cheiro verde, pimenta doce, quiabo, beringela, milho, feijão,melancia e banana, entre outros. O trabalho está sedo realizado pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O projeto beneficia dez famílias da comunidade, tendo como protagonistas as mulheres quilombolas do povoado Marajá. Os recursos para a compra dos alimentos produzidos pelas trabalhadoras do projeto, são oriundos do Programa Aquisição de Alimentos (PAA/Conab), e o destino desses alimentos produzidos é beneficiar centenas de famílias bequimãoenses, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Bequimão.

O acompanhamento técnico do grupo de mulheres quilombolas é realizado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e da Agerp/Pinheiro, que desenvolvem também toda logística de apoio desde a concepção do projeto, até seu destino final, que é a mesa das famílias bequimãoenses.

É a Prefeitura de Bequimão, trabalhando para garantir uma boa produção aos agricultores familiares, gerando renda e segurança de alimentar famílias vulneráveis, que forem apontadas ou selecionadas a partir de levantamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar.

Texto: Edmilson Pinheiro.

Imagens: Divulgação

Prefeito Zé Martins recebe oficialmente caminhão frigorífico para fortalecer a agricultura familiar de Bequimão

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins recebeu, oficialmente, nesta terça-feira (19), um caminhão baú refrigerado, adquirido com recursos federais, por meio do Ministério da Cidadania. O veículo vai dar mais condições de escoar a produção da agricultura familiar do município, ampliando o trabalho já realizado na política de Segurança Alimentar e Nutricional em Bequimão.

O caminhão foi entregue pelo governo do estado, com termo de cessão assinado pelo prefeito Zé Martins e a pelo secretário de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão, Márcio José Honaiser.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, o governo federal exigiu que o município já estivesse executando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) há pelo menos 3 anos. Em Bequimão, faz mais de 6 anos que a administração de Zé Martins implantou o programa. Além disso, era necessário aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), no sistema da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). Todos os requisitos foram devidamente cumpridos.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Clenilde Gusmão, informou que 30 agricultores são cadastrados, atualmente, na proposta do PAA e mais 10 agricultoras fazem parte do PAA da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). São esses trabalhadores e trabalhadoras que terão auxílio do caminhão frigorífico no transporte de seus produtos.

Segundo a assistente social Maria Neide Rodrigues, assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, o processo de construção da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no município de Bequimão, aconteceu em 13 de julho de 2017, quando foi sancionada, pelo prefeito Zé Martins, a Lei Municipal Nº 04, que criou a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Pela lei, também foram criados o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), formado por representantes do poder público e da sociedade civil, e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), formada pelas secretarias municipais relacionadas à segurança alimentar e nutricional. Quem está à frente desse trabalho, no momento, é o secretário de Assistência Social, Josmael Castro Júnior.

Oito comunidades de Alcântara serão beneficiadas com kits de irrigação

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Erinaldo Pereira (Tivico) e do vereador Ribinha, recebeu das mãos do secretário de estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, 08 kits de irrigação que serão entregues para os agricultores familiares das comunidades quilombolas de Itamatatiua, Oitiua, Pavão, Novo Belém, Baixa Grande, Mamuna, Marudá e Santa Maria. Cada kit de irrigação tem mil metros de extensão e vai beneficiar dezenas de familias.

Para o secretário de estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, os kits chegam para melhorar a vida de agricultores familiares de comunidades quilombolas do Maranhão. “A grande maioria dos agricultores familiares quilombolas do Maranhão ainda trabalham em roça de toco, o que dificulta uma produção agrícola maior. Nossa preocupação é essa, ajudar nossos agricultores a produzirem mais e com qualidade, através de equipamentos que podem mudar a vida de nossos quilombolas. Além da irrigação, o governo do Estado está levando orientações técnicas para produção e acompanhamento tecnológico através da Agerp. Vamos trabalhar a inclusão dos produtos no mercado local e externo através do Selo Quilombos do Maranhão, que dará mais credibilidade e mostrará a procedência da produção”, destacou Gerson Pinheiro.

O prefeito Anderson Wilker destacou a importância da parceria governo do Maranhão e Prefeitura de Alcântara em todos os seguimentos de sua gestão. “Mais uma vez a parceria governo do Estado e prefeitura de Alcântara tem dado resultado satisfatório para os moradores que mais precisam. A gente já tem vários projetos na área da agricultura familiar e com mais esses equipamentos vamos fortalecer ainda mais um trabalho muito bom iniciado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura. Temos uma Patrulha Mecanizada fazendo o trabalho de arado nos campos agrícolas nas comunidades e agora com esses kits de implementos vamos melhorar ainda mais a produção e fortalecer a agricultura familiar, melhorando ainda mais a vida de nossos quilombolas”, finalizou o prefeito Anderson.

Para o secretário municipal de Agricultura de alcântara, Erinaldo Pereira, os kits vão ampliar ainda mais a produção agrícola no município. “Esses kits vão chegar numa boa hora, já que a Prefeitura de Alcântara já vem implantando um projeto agrícola na comunidade Perú e agora vamos ampliar para outras comunidades quilombolas do município. Estamos vivendo um momento em que a agricultura familiar está cada vez mais forte em Alcântara, principalmente na gestão do prefeito Anderson Wilker, que tem investido forte na agricultura familiar e eu acredito que em 2020 a produção seja infinitamente maior”, disse Tivico.

O vereador Ribinha, morador do povoado Itamatatiua, uma das comunidades beneficiadas, destacou a importância da aquisição dos kits para os quilombos. “Esse kit de irrigação que será destinado para a comunidade quilombola de Itamatatiua vai melhorar ainda mais a vida de nossos agricultores familiares, contemplando aproximadamente 20 famílias de forma direta, através da agricultura mecanizada. Só quem tem a ganhar com essa aquisição é a Associação de Mulheres da comunidade”, disse o parlamentar.

 

Projeto de Lei do deputado Adriano beneficia agricultura familiar

COMPARTILHE

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (7), o Projeto de Lei nº 178/19, de autoria do deputado estadual Adriano Sarney (PV), que institui a política estadual de desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar no âmbito do Estado do Maranhão.

Segundo Adriano Sarney, o projeto de lei visa criar os meios para atuar na formulação de políticas públicas articulando entre os diferentes níveis de governo e organizações da sociedade civil, tendo como principais atribuições coordenar, analisar, executar e acompanhar na esfera estadual as ações relativas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário e à execução de programas de agricultura familiar.

“É uma forma do poder público estimular as ações da população na zona rural, instituindo um importante instrumento para ampliação e qualificação dessa cadeia produtiva, avançando na oferta de serviços públicos que irão garantir melhores condições de vida no campo, afirmou o deputado.

A política visa criar as ferramentas de fortalecimento da agricultura familiar, uma vez que permite a melhoria da produção, além de ser condição necessária para que outras políticas públicas cheguem às famílias, a exemplo do crédito, comercialização, garantia safra, dentre outras.

“O projeto de lei inova ao instituir importantes instrumentos de assistência ofertada às famílias de agricultores familiares, contribuindo para alcançar metas que assegurem a melhoria significativa na qualidade de vida”, explica Adriano Sarney.

Uma pesquisa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 93 países constatou que, em média, mais de 80% das explorações agrícolas são de agricultores familiares.

De acordo com o deputado, a proposta mostra o reconhecimento pelo direito dos pequenos produtores às políticas públicas e de reproduz. O objetivo é orientar as ações de governo voltadas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário e para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

Prefeitura de Bequimão entrega mais de uma tonelada de sementes de milho para agricultores

COMPARTILHE

Mês de janeiro para o agricultores da baixada maranhense é sinônimo de esperança, cultivo e de boas colheitas o ano inteiro. Em Bequimão a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, distribuiu nesta segunda-feira (8) aos agricultores cerca de 1.100 quilos de milho pronto para plantio. Aproximadamente 200 agricultores foram beneficiados com a semente que foi adquirida através da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

A economia do município de Bequimão é gerada por três setores: Agricultura familiar, pesca e comércio. Os dois setores mais fortes são agricultura familiar e pesca, que atinge aproximadamente 80% da produção no município. Pensando nisso, o prefeito Zé Martins tem investido nos dois setores. Na agricultura tem distribuído sementes e dado todo apoio técnico, o que tem aumentado a produção agrícola em Bequimão. Até uma feira livre foi criado por Zé Martins, após o programa Cinturão Verde que distribuiu kits de irrigação para 20 famílias da zona rural.

O prefeito Zé Martins destaca os investimentos na agricultura do município de Bequimão. “Desde que assumi a gestão do município de Bequimão em janeiro de 2013, tenho investido bastante através de projetos na agricultura do município. Ampliei e construí a maior malha viária de estadas vicinais com mais de 300 KM, ligando todos os povoados e facilitando o escoamento da produção. Além disso temos profissionais que dão suporte técnico aos agricultores familiares, já fizemos cursos de capacitação para melhoramento da farinha através de uma parceria com o Sebrae. Temos uma gestão que se preocupa com o trabalhador e valoriza nosso povo”, enfatizou.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free