POLÍTICA

Sebrae terá 19 ações para a 1ª Agritec de Bacabal

Resultado de uma parceria entre o Governo Estadual, Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia Território Vale do Mearim (Agritec) acontecerá de 10 a 12 de dezembro de 2015, em Bacabal.

A ação encerra o ciclo de Agritecs de 2015 no Maranhão. Além da edição de Bacabal, foram realizadas outras três edições neste ano: uma na Baixada Maranhense, em São Bento, de 27 a 29 de agosto; outra no cerrado amazônico, em Açailândia, de 8 a 10 de outubro; e na região dos Cocais, em Caxias, de 11 a 14 de novembro.

No Ciclo de Agritec de 2015, o Sebrae no Maranhão foi parceiro do governo estadual nos processos de coordenação geral, credenciamento, mobilização do público e execução de mostras tecnológicas, oficinas, palestras e exposições, além de ter executado quase 100 ações de capacitação para atender produtores rurais e potenciais empresários rurais nas três agritecs que já foram realizadas.

Juntas, as três primeiras edições da Agritec capacitaram cerca de 5 mil pessoas e geraram cerca de R$ 1,5 milhão em negócios para os agricultores familiares maranhenses.

“As feiras agropecuárias são importantes espaços de formação e acesso a novas tecnologias para os pequenos produtores. São oportunidades para que os pequenos produtores rurais conheçam novas formas de aperfeiçoar sua produção, que a tornem mais eficiente e sustentável”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

“São também oportunidades de apresentar à população rural as políticas públicas destinadas a elas, ou colocar esses produtores frente a frente com entidades de fomento como as instituições bancárias. O Sebrae orgulha-se de participar dessas iniciativas também porque acredita que esses eventos contribuem para o desenvolvimento dos pequenos negócios, sua missão institucional”, completou Martins.

Hoje o Sebrae no Maranhão mantém uma carteira específica para lidar com o agronegócio em micro e pequenas empresas, que mantém 17 projetos em todo o estado, que recebem cerca de 8% dos recursos do orçamento da instituição e onde são atendidos 1.230 produtores rurais, em mais de 50 municípios maranhenses. As áreas de concentração dos projetos são gado leiteiro, cadeia produtiva do mel, hortifruticultura, ovinocaprinocultura e piscicultura.

PROGRAMAÇÃO  

A Agritec Território Vale do Mearim tem uma programação com 51 ações, como oficinas, palestras, mesas redondas, debates e cursos, promovidos por todos os parceiros da Feria.

Para a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia de Bacabal, o Sebrae no Maranhão está levando um grupo formado por 40 técnicos e consultores, onde vão trabalhar nas 19 ações que a instituição realizará ou será parceiro – oito oficinas e palestras ministradas por técnicos e consultores cadastrados e outras 11 palestras, oficinas e mesas redondas, que a instituição participará – distribuídos pelos três dias de programação. A ação também envolve a estrutura de quatro das 12 unidades regionais do Sebrae no Maranhão – São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Presidente Dutra e Bacabal.

Nas ações programadas pelo Sebrae no Maranhão serão tratados cinco assuntos prioritariamente, dentro da expertise da instituição: associativismo como estratégia de negócios para a agricultura familiar, o empreendedorismo rural, compras governamentais, a experiência na pecuária leiteira com o Balde Cheio e manejo de caprinos e ovinos.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e outros órgãos, realizará 16 ações e será parceira em mais 12 ações. A outra instituição correalizadora, a Embrapa, a será responsável pela realizar de seis ações e os demais parceiros realizarão mais sete ações.

FRASE

“São oportunidades para que os pequenos produtores rurais conheçam novas formas de aperfeiçoar sua produção”

João Martins, Diretor superintendente do Sebrae no Maranhão

NUMERALHA

19 é o número de ações que o Sebrae participará como realizador ou parceiro durante a 1ª Agritec de Bacabal

QUADRO

SEBRAE NA AGRITEC

O Sebrae no Maranhão é uma das correalizadoras da edição de Bacabal da Feira

Equipe  40 entre técnicos, terceiro e consultores

Palestra e Oficinas próprias                8

Palestra e Oficinas em parceria          11

Escritórios                                          1

Unidades regionais envolvidas           5

Unidades móveis                                1

Assuntos tratados                                3

 

CARTEIRA DE AGRONEGÓCIOS DO SEBRAE NO MARANHÃO

Projetos           17

Atendidos       1.230 produtores

Municípios      mais de 50 municípios

Orçamento      8% do orçamento total do Sebrae no Maranhão

FONTE: SEBRAE NO MARANHÃO

FOTO: UCM/Sebrae no Maranhão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo