BEQUIMÃO

8ª Semana do Bebê Quilombola será aberta nesta segunda-feira (7) em Bequimão-MA

O evento vai acontecer de 7 a 11 de dezembro. A abertura será dia 7/12 na comunidade quilombola de Marajá

De 7 a 11 deste mês, o município de Bequimão sediará a 8ª Semana do Bebê Quilombola, evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Fundação Josué Montello, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) e Movimento Quilombola de Bequimão (MOQBEQ). A abertura oficial do evento será nesta segunda-feira (07), às 8h, na comunidade Marajá, com a presença de autoridades municipais, lideranças quilombolas e moradores das 11 comunidades certificadas pela Fundação Palmares.

Evento pioneiro no Brasil, a Semana do Bebê Quilombola é promovida desde 2013, quando o prefeito Zé Martins (MDB) criou a Lei N. 09/2013, com o objetivo orientar a implantação de estratégias voltadas à primeira infância (crianças de até 6 anos). Além desse olhar para a população infantil, também são beneficiados com as ações pais, mães, cuidadores e demais moradores das comunidades remanescentes de quilombos.

Neste ano, durante a abertura do evento, será lançada a cartilha “Comunidades Remanescentes de Quilombos de Bequimão – MA: caracterização  socioeconômica e ambiental”, elaborada pelos pesquisadores Izabel Funo, Caio Lourenço e Paulo Protásio, do IFMA Campus São Luís/Maracanã.

Os cinco dias do evento contará, ainda, com uma programação variada nos quilombos Ramal do Quindíua, Santa Rita, Mafra, Ariquipá, Marajá, Rio Grande, Sibéria, Pericumã, Conceição, Juraraitá e Suassuí.

O tema deste ano é “A primeira infância em tempos de Covid-19”. Nas atividades educativas, também serão focados os jovens, com temáticas voltadas ao empoderamento da juventude participante. A proposta é preparar os adolescentes, em especial, para o protagonismo em suas comunidades e na sociedade, de forma geral.

ENCERRAMENTO DA 8ª SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA

A 8a Semana do Bebê Quilombola será encerrada no dia 11 de Dezembro, às 16h, na Praça da Matriz, no Centro, com o pronunciamento do prefeito Zé Martins, a diplomação do Bebê Prefeito e muito tambor de crioula e forró de caixa (Terecô), manifestações culturais das 11 comunidades. Além disso, acontecerá a apresentação da Quadrilha Criança Feliz e da Juju Banda.

VEJA AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS DURANTE O EVENTO

Tema: Primeira Infância em Tempos de Covid-19

  • Oficina Diálogos de Meninas
  •  Orientações e atualização da Caderneta do Adolescente
  • Atualização da Caderneta de Vacinação/Imunização
  • Avaliação Odontológica
  • Preventivo
  • Credenciamento e orientação de estabelecimentos da comunidade
  • Erradicação do Sub-Registro Civil; Benefícios Sociais e Atualização do Cadastro Único
  • Orientações e atualização da Caderneta do Adolescente
  • Atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
  • Brincadeiras em tempos de Covid-19
  • Busca Ativa Escolar
  • Oficina de Meio Ambiente e empoderamento de meninas
  • Direito à convivência Familiar e suas violações
  • Consultas Médicas e Atualização da Caderneta de Vacinação/Imunização

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A COVID-19

Segundo recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Bequimão, durante o evento, é obrigatório uso de máscaras, para evitar o contágio ou a proliferação do novo coronavírus em Bequimão. Todas as medidas profiláticas serão adotadas pela organização.

Abertura do Evento
O QUÊ: VIII Semana do Bebê Quilombola
ONDE: Povoado Marajá
QUANDO: Segunda-feira, dia 7 de dezembro, às 8h

Por Tribuna de Bequimão

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo