casa » TRABALHO » VII Expocapril foi um sucesso

VII Expocapril foi um sucesso

COMPARTILHE

CABRA

A 7ª Expocapril, organizada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Bequimão (ACCOBEQ), foi realizada nos dias 13, 14, 15 e 16 deste mês, no Parque Expocapril, situado no Povoado Frederico, às margens da MA-106, no município de Bequimão, na baixada maranhense. Com o objetivo de mostrar o poder da criação de cabras e carneiros em todo município, a Expocapril reuniu criadores de várias partes do Maranhão.

CABRA1 CABRA2

Com o apoio do SEBRAE–MA, Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem) e da Prefeitura Municipal de Bequimão, a feira contou com centenas de visitantes de todos os lados do Maranhão. A baixada maranhense foi bem representada por criadores de vários municípios. A população já abraçou a ideia e consagrou esse evento como tradição no município.

CABRA3 CABRA4

Em sua sétima edição, a Exposição de Ovinos e Caprinos de Bequimão (Expocapril) movimentou negócios que garantem a melhoria genética dos animais do município e proporcionou momentos de lazer ao público que passou pelo parque de exposição.

CABRA3CABRA4

A cada ano a Expocapril fica maior. Desta vez, estavam em exposição cerca de 500 animais, de 16 criadores, das raças Anglo-nubiana, Boer, Dorper, Sanner, White Dorper e Santa Inês. O preço dos animais variava de R$ 240 a R$ 5 mil. “Esse evento tem mudado a mentalidade dos criadores de Bequimão. Antes, a gente botava o animal para criar e ficava esperando engordar. Agora, fazemos um controle e, com isso, conseguimos lucrar mais e ter uma carne com melhor sabor”, afirmou um dos criadores, Valbenor Costa Almeida (Bicó).

CABRA8 CABRA9

Pela importância econômica da atividade, a Prefeitura Municipal de Bequimão tem apoiado o crescimento da Expocapril. Em convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), estão sendo feitas melhorias no parque de exposição, com a construção de um auditório e de uma churrascaria. “Apoiando os criadores, estamos investindo no empreendedorismo. E os resultados já podem ser percebidos, com o melhoramento genético dos animais da nossa região e crescimento do rebanho”, destacou o prefeito de Bequimão, Zé Martins.

CABRA6 CABRA7

Na avaliação do presidente da ACCOBEQ, Edilson Coelho, houve um crescimento de 200% na qualidade e quantidade dos animais criados em Bequimão. “Alguns produtores tinham dois ou três animais, não tinham aprisco. Hoje, vários adequaram suas propriedades, já têm pastagens e apriscos”, frisou o presidente, ressaltando, ainda, que todos os criadores do município trabalham atualmente com reprodutores P.O (puros de origem).

CABRA4 CABRA5

Em termos práticos, isso significa ganhos no tamanho, na qualidade da carne e leite e maior velocidade no ganho de peso. Com os animais nativos, os criadores só conseguiam, em média, de 8 a 10 kg de carne, nos animais abatidos ao completarem 1 ano. Os melhorados geneticamente têm um rendimento de 20 a 25 kg de carne, no mesmo período.

PROGRAMAÇÃO

Nos quatro dias da VII Expocapril, houve palestras técnicas, leilões de animais, laços de bode, comercialização de animais, concurso da garota Expocapril e shows. No primeiro dia, aconteceu a Expocapril Gospel, com apresentações dos cantores evangélicos Rafaela Mendes e Mauricio Paes.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Demissões em massa no Sistema Globo de Rádio

É muito triste o atual momento do Sistema Globo de Rádio. Dezenas de demissões ocorreram nos ...

Bequimão terá projeto experimental de cultivo de sururu na Comunidade Paricatiua

O sururu (Mytellafalcata) é um molusco bivalve (está inserido entre duas conchas) da ordem Mytiloida, ...

Mais uma Comunidade rural de Bequimão recebe qualificação na produção de farinha pelo Sebrae-Ma

Encerrou nesta quarta-feira (30), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido ...

Faculdade Estácio São Luís realiza Feira de Profissões nesta quinta-feira, dia 27

Decisão precisa levar em consideração fatores como a vocação e o mercado de trabalho. Estudantes ...

[Nota de Utilidade Pública]

A Prefeitura Municipal de Bequimão informa que a empresa Forth Informática, responsável pelo processamento da ...