casa » POLÍTICA » Vereadores usam novas tecnologias para aproximar o eleitorado

Vereadores usam novas tecnologias para aproximar o eleitorado

COMPARTILHE

IVB

Vereadores de São Luís têm buscado ampliar seu acesso aos cidadãos por meio de novas ferramentas disponíveis pela internet, como blogs e páginas pessoais, além de perfis em redes sociais como instagram, whatsapp, facebook e twitter. Além de prestar contas de suas atividades parlamentares, eles têm a chance de se comunicar em tempo real e avaliar suas performances eleitorais por meio de críticas e sugestões enviadas diariamente pelos internautas. Os edis avaliam que a iniciativa facilita o contato e a troca de informações relativas ao mandato.

“Eu não era um fã desse tipo de ferramenta. Prefiro a política corpo a corpo, olhando no olho das pessoas e ouvindo as opiniões delas próprias. Foi assim na campanha. Mas, acho que no mandato tem que ser diferente. Temos que prestar conta todo dia. E as redes sociais cumprem esse papel” —  declarou o vereador Fábio Câmara (PMDB), que possui uma página no facebook com quase 13 mil seguidores.

Mas, a empolgação das novas tecnologias não contagiou a todos. Dos 31 vereadores, apenas 28 possuem perfis em redes sociais como instagram, twitter ou facebook (as mais utilizadas por brasileiros) visando uma aproximação com seus eleitores. No entanto, poucos utilizam essas ferramentas com frequência.

A líder do PMN na Casa, a vereadora Babara Soeiro, considera a internet uma ferramenta satisfatória, embora acredite que muitos parlamentares ainda não a utilizam de maneira adequada.

—  A cada dia, temos um percentual maior de eleitores que usam a internet para se informar. Tenho whatsapp e um perfil no facebook. Há uma diferença entre essas duas formas de mídia, mas busco responder sempre aos meus eleitores, especialmente quando as mensagens tratam de temas relacionados ao mandato, —  informou.

Dos 31 vereadores, apenas 24 possuem perfis em redes sociais como o Twitter e o Facebook (as mais utilizadas por brasileiros) visando uma aproximação com seus eleitores. No entanto, poucos utilizam essas ferramentas com frequência.

Entre os parlamentares que constantemente divulgam suas atividades nas redes, estão Ivaldo Rodrigues (PDT), Professor Lisboa (PCdoB), Francisco Chaguinhas (PSB), Rose Sales (PCdoB), Fabio Câmara (PMDB), Sebastião Albuquerque (DEM), Marquinhos (PRP), Osmar Filho (PSB), Ricardo Diniz (PHS), Manoel Rego (PTdoB), Roberto Rocha Júnior (PSB), Pedro Lucas (PTB), Honorato (PT) e Beto Castro (PRTB).

Os que possuem perfis, mas não usam com frequência são: Luciana Mendes (PTdoB), Nato Sena (PRP), Chico Carvalho (PSL), Barbara Soeiro (PMN), Marlon Garcia (PTdoB), Armando Costa (PSDC), Paulo Luiz (PRB), Gutemberg (PSDB), Astro de Ogum (PMN), Pereirinha (PSL), Josué Pinheiro (PSDC), Edimilson Jansen (PTC), Pavão Filho (PDT) e Estevão Aragão (SD).

Apenas três vereadores continuam ‘off-line’: Eidimar Gomes (PSDB), José Joaquim (PSDB) e Barbosa Lages (PDT).

QUALIFICANDO O DEBATE
A vereadora Rose Sales (PCdoB), também é adepta desses canais de interação e considera que as novas tecnologias fortalecerão a participação popular na tomada de decisões. Por meio de sua assessoria, a parlamentar comunista afirmou que deverá intensificar o uso das redes sociais, mas não pretende abrir mão do contato presencial com os eleitores.

—  Ela pretende explorar esses instrumentos para dizer o que faz na Câmara, e para tentar qualificar o debate, — relatou um dos integrantes da assessoria da parlamentar.

O PESO DA REDE 
A rede preferida no Maranhão é mesmo o Facebook, que desbancou o Twitter, antes tido como o “queridinho” entre os internautas maranhenses. Mesmo assim, o Twitter consegue manter um seleto grupo de “tuiteiros” que passaram a dar importância à mensagens de protestos, manifestações, cobranças entre outras mensagens mais diretas e profissionais. O Brasil tem o segundo maior número de usuários no mundo em ambas as plataformas, só perdendo para os Estados Unidos.

A informalidade fica por conta do Facebook, que, mesmo tendo perdido espaço para outras mídias, como Google Plus, YouTube e Instagram, promete ser a rede mais influente nos próximos anos. Outra grande novidade que vem se destacando entre os parlamentares é o WhatsApp, aplicativo usado para enviar mensagens diretas via celular.

QUEM ESTÁ ONLINE?

Ivaldo Rodrigues (PDT)

Professor Lisboa (PCdoB)

Francisco Chaguinhas (PRP)

Rose Sales (PCdoB)

Fabio Câmara (PMDB)

Sebastião Albuquerque (DEM)

Marquinhos (PRP)

Osmar Filho (PSB)

Ricardo Diniz (PHS)

Manoel Rego (PTdoB)

Roberto Rocha Júnior (PSB)

Pedro Lucas (PTB)

Honorato (PT)

Beto Castro (PRTB)

Luciana Mendes (PTdoB)

Nato Sena (PRP)

Estevão Aragão (SD)

Chico Carvalho (PSL)

Barbara Soeiro (PMN)

Marlon Garcia (PTdoB)

Armando Costa (PSDC)

Paulo Luiz (PRB)

Gutemberg (PSDB)

Astro de Ogum (PMN)

Pereirinha (PSL)

Josué Pinheiro (PSDC)

Edimilson Jansen (PTC)

Pavão Filho (PDT)

E OS OFF-LINE?

José Joaquim (PSDB)

Barbosa Lages (PDT)

Edimar Gomes (PSDB)

 

 

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

O bom trabalho da vereadora Fátima Araújo incomoda adversários

O bom trabalho, a coragem, a luta e acima de tudo o respeito aos moradores ...

“Manifestações mostram que o Brasil está no caminho certo”, diz Chaguinhas sobre apoio ao ministro Sérgio Moro

O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas, usou a tribuna da Câmara, na manhã desta ...

Vereadora Fátima Araújo reúne para definir as atrações para o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação 2019

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), reuniu na tarde desta terça-feira (12) com ...

Othelino Neto participa da inauguração da nova sede do Ministério Público em Codó

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado dos deputados César ...

Restaurante Popular solicitado por Fátima Araújo para o João de Deus será inaugurado dia 1º de junho

Após solicitação através de Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB),  ao governador Flávio Dino (PCdoB), ...