casa » NOTÍCIAS » Vereadora Fátima Araújo divulga nota de pesar pela morte do avô de Davi Telles
Reginaldo Telles, avô do Secretário de Estado, Davi Telles

Vereadora Fátima Araújo divulga nota de pesar pela morte do avô de Davi Telles

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), amiga particular do Secretário de Estado, Davi Telles, divulgou nota de pesar pela morte do avô de Davi, Reginaldo Telles, que morreu na noite deste domingo (06), por falência múltipla dos órgãos. Para a vereadora, nesse momento de dor, que Deus possa confortar o coração de cada integrante da família Telles.

HISTÓRICO DE REGINALDO TELLES

Reginaldo Telles foi jornalista, advogado e um dos mais destacados militantes políticos da esquerda no Maranhão. Em 1945, com 20 anos, já era um dos redatores do Jornal O Combate, função que exerceu até 1950, momento em que funda, junto com Neiva Moreira, o famoso e combativo Jornal do Povo, do qual passou a ser editor-chefe.

A partir de sua atividade jornalística e política, se elegeu vereador de São Luís em 1951 pelo antigo PSP de Neiva Moreira. Alguns anos mais tarde, Reginaldo se casa com Maria Lúcia, com quem teve 13 filhos e continuou a seguir uma longa vida de lutas democráticas e populares. Juntos, fundam a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís.

No final da década de 1970, Reginaldo foi o primeiro Presidente da seção maranhense do Comitê da Anistia, organização responsável por trazer do exílio militantes políticos como Neiva Moreira. É fundador do PDT de Brizola e foi membro da Comissão Provisória que deu origem ao partido.

Poeta apaixonado, deixou para lançar seu primeiro e único livro de poemas, recentemente, aos 87 anos, o qual, para ele, é uma síntese do que pensa da vida e do amor.

Envolveu-se quase a vida toda com a questão da agricultura familiar, tendo fundado a Cooperativa Mista dos Agricultores de São Luís, dentre outras muitas atividades na área.

Foi Secretário Executivo do Fundo de Revenda do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Maranhão, de 1970 a 1971; Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Luís, na gestão municipal de Jackson, de 1990 a 1992 e Diretor do antigo SIOGE na década de 1960.

Reginaldo Telles é avô do secretário de estado de ciência, tecnologia e inovação, Davi Telles.

 

Por Clodoaldo Corrêa

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Bequimão expõe potencialidades no II Seminário de Turismo Floresta dos Guarás

Potencialidades das manifestações culturais e dos artesanatos bequimãoenses foram apresentadas no II Seminário de Turismo ...

São Luís vai ganhar Restaurante moderno na sede dos Inativos da PM e CBM

Para dar oportunidade aos associados e familiares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar ...

Irmã da vereadora Fátima Araújo morre vítima de Infarto

Na manhã desta quarta-feira (03), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo recebeu a triste ...

Jupi lança novo comercial com Safadão em clima de São João

Com mais de 30 anos no mercado, a marca Jupi que traz como garoto propaganda ...

Confira a Programação completa do Festejo do Divino em Alcântara-MA

Um dos maiores Festejos Religiosos do Maranhão, inicia nesta quarta-feira, dia 29 de maio na ...