casa » ALCÂNTARA » Trabalho de valorização das equipes da Estratégia Saúde da Família pelo prefeito Anderson é reconhecido e ganha prêmio

Trabalho de valorização das equipes da Estratégia Saúde da Família pelo prefeito Anderson é reconhecido e ganha prêmio

COMPARTILHE

Não é fácil em pouco mais de um ano resgatar a dignidade da população de Alcântara e implantar programas que deram nova cara à saúde no município. Reconstruir a identidade do município de Alcântara é um desafio do prefeito Anderson Wilker, desde o primeiro dia de sua gestão. Com muitas dificuldades foram implantadas as equipes da Estratégia Saúde da Família que estão fazendo o trabalho da atenção básica na zona rural do município para evitar a sobrecarga do Hospital Dr. Neto Guterres.

O primeiro ano de gestão foi de grandes desafios, ressuscitar uma saúde que estava doente há mais de 4 anos. O hospital recebeu médico 24h, remédio, ambulâncias foram entregues pelo prefeito Anderson, UBS reformada, visitas nas comunidades através de mutirões e os primeiros resultados começaram aparecer. As equipes da saúde são incansáveis, e a primeira recompensa chegou.

Após um bom planejamento e a contratação de bons profissionais, o resultado do esforço começa a aparecer. Nesta sexta-feira (26) a Secretaria de Saúde recebeu o Prêmio Medident voltado para a valorização e fortalecimentos dos profissionais da saúde que atuam nos programas Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal, além do reconhecimento do trabalho feito na atenção básica no município.

Os premiados foram a UBS de Raimundo Sú (Rosiane Costa de Oliveira), coordenador da atenção básica (Luís Antônio Moraes), coordenadora da saúde bucal (Ana Paula Bouéres), secretária de saúde (Ramone Luciana Araújo) e o prefeito Anderson Wilker, que tem lutado diuturnamente pela aquisição de benefícios apara melhorar a saúde em Alcântara.

Após a premiação, a responsabilidade é ainda maior para ampliar o trabalho que já atinge a zona rural do município. “É um grande desafio, encontramos uma saúde sucateada, hospital abandonado, sem médicos, sem remédio e com uma população que não tinha a atenção básica. Já entregamos duas ambulâncias, uma UBs reformada e vamos reformar todas as outras, compramos colchões novos para o hospital, implantamos as equipes da Estratégia Saúde da Família, que não funcionavam há 4 anos e agora estamos caminhando para ampliar ainda mais esse trabalho nas mais de 200 comunidades do município”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

Para Vera Baldez, responsável pela organização e entrega da premiação, o prêmio Medident 2018 é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais e incentivá-los a ofertar um serviço com mais qualidade. “Quando valorizamos e reconhecemos as ações e empenho desses profissionais e entregamos um prêmio dessa importância, estamos dizendo que os trabalhos desenvolvidos por eles são de significância imensurável para o bem de nosso povo e isso faz o profissional trabalhar com mais entusiasmo” concluiu.

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA & SAÚDE BUCAL

O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É conhecido hoje como “Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, por não se tratar mais apenas de um “programa”. O Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

O Ministério da Saúde lançou em 2003 a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Carnaval 2018 em Alcântara é só alegria

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Anderson Wilker monta uma programação eclética para animar o ...

Bicho Terra invade a Vila Conceição e bota todo mundo para dançar

O sábado de carnaval nunca mais será o mesmo no bairro Vila Conceição/João Deus, após ...

A beleza da cultura maranhense representada pelo Bicho Terra

Por Davi Max – Mantendo uma agenda movimentada em todo o estado do Maranhão, o ...

Anajatuba-MA: Alegria garantida prefeitura paga funcionalismo e antecipa repasse ao Legislativo

Enquanto a oposição perde tempo em falsear a verdade, inconformada pela gestão municipal, em Anajatuba, ...

Em Cantanhede Paulo Fubuia inicia campanha rumo às eleições de 2020

Derrotado nas eleições de 2016, como candidato do ex-prefeito Kabão e logo após às eleições atribuindo ...