casa » NOTÍCIAS » Telefones do Maranhão terão mais um dígito a partir de novembro

Telefones do Maranhão terão mais um dígito a partir de novembro

COMPARTILHE
Foto de internet

Foto de internet

Publicada nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União, uma  portaria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que implementará o nono dígito nos números de telefone fixo e celular nos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima, a partir do dia 2 de novembro de 2014. No Maranhão, os telefones de áreas com DDD’s 98 e 99 sofrerão alterações. O objetivo é ampliar a grande quantidade de combinações e, assim, a oferta de novos números.

Com a mudança, será necessário digitar um “9” antes dos oito números da linha telefônica, seja ela fixa ou móvel. Uma mensagem eletrônica deve orientar, durante um período, os usuários sobre a nova forma de discagem. A Anatel planeja agora, a expansão do nono dígito para Minas Gerais e demais Estados do Nordeste, o que deve ocorrer até o fim de 2015. Já para as regiões Sul, Centro-Oeste e os Estados do Acre, Rondônia, e Tocantins, o projeto será até o fim de 2016.

Se não bastassem os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Maranhão também terá que se adequar ao novo modelo da Anatel, que está previsto ainda para este ano. A mudança começou em 2012, com as cidades de Código Nacional 11. Aos poucos, o nono dígito será adicionado aos números móveis de todo o Brasil, em transição que ocorrerá até 31 de dezembro de 2016.

 A Anatel ressalta que a implementação do nono dígito no restante do Estado de São Paulo com (DDD’s 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) ocorreu no dia 25 de agosto de 2013. No dia 27 de outubro, a ação ocorreu em todo o Estado do Rio de Janeiro (DDD’s 21, 22 e 24) e no Espírito Santo (DDD’s 27 e 28). A mudança afeta apenas a telefonia móvel. Os telefones fixos continuarão com oito dígitos nos estados onde os celulares já operam com nove números.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Bequimão expõe potencialidades no II Seminário de Turismo Floresta dos Guarás

Potencialidades das manifestações culturais e dos artesanatos bequimãoenses foram apresentadas no II Seminário de Turismo ...

São Luís vai ganhar Restaurante moderno na sede dos Inativos da PM e CBM

Para dar oportunidade aos associados e familiares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar ...

Irmã da vereadora Fátima Araújo morre vítima de Infarto

Na manhã desta quarta-feira (03), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo recebeu a triste ...

Jupi lança novo comercial com Safadão em clima de São João

Com mais de 30 anos no mercado, a marca Jupi que traz como garoto propaganda ...

Confira a Programação completa do Festejo do Divino em Alcântara-MA

Um dos maiores Festejos Religiosos do Maranhão, inicia nesta quarta-feira, dia 29 de maio na ...