casa » ALCÂNTARA » Secretaria de Meio Ambiente de Alcântara realiza o Projeto – Pequenas atitudes, Grandes resultados

Secretaria de Meio Ambiente de Alcântara realiza o Projeto – Pequenas atitudes, Grandes resultados

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade, realizou de 5 a 9 de junho, o Projeto – Pequenas atitudes, Grandes resultados, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante os cinco dias de ações, a programação foi composta por várias atividades de conscientização e limpezas de rios e praias com o objetivo de atingir a população através do conhecimento de sustentabilidade, seja alcançado.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO

Como forma de conscientizar os alcantarenses, houve um comunicado pelas ruas da cidade sobre a importância da data e das atitudes em relação ao meio ambiente.

A secretaria fez ainda uma exposição de peças produzidas com resíduos sólidos reutilizados, e teve o objetivo de mostrar que todos são responsáveis pelos resíduos que produzidos. Com criatividade e consciência, a população pode ajudar a solucionar um dos maiores problemas ambiental do município, reciclando e reutilizando, evitando o acúmulo de resíduos sólidos.

Oficinas de reciclagem e pintura foram realizadas para alunos da educação infantil, mostrando a consciência ambiental que deve ser trabalhada com crianças, para que Alcântara possa ter uma geração de adultos mais responsáveis em relação ao meio ambiente. As crianças são o futuro, e para elas, devemos cuidar desse planeta;

Para completar as atividades, foi feita uma limpeza na praia deserta da Itatinga, que não possui coleta pública de resíduos sólidos. O resultado da limpeza mostra que alguns visitantes e banhistas que frequentam o local deixam rastro de sujeira e degradação, contribuindo para o acúmulo de lixo provocado também pelos resíduos oriundos dos oceanos que chegam à praia pelas correntes marinhas.

O prefeito Anderson Wilker participou do Projeto e falou da importância da preservação ambiental. “Nossas vidas dependem do meio ambiente. Nossa alimentação, que basea-se na saúde, assim como a água que tomamos, vem da natureza. Não custa nada cada um de nós fazer a nossa parte. Temos um território de belezas naturais, mas que precisam ser preservadas. Vamos trabalhar na conscientização da população e torná-lo referência em sustentabilidade e meio ambiente no Estado” – destacou.

 A secretaria de Meio Ambiente ainda realizou uma gincana escolar para encerrar o projeto, que visa dar bons frutos nesta gestão. Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, todo projeto precisa desenvolver para crescer. “Todos que contribuíram com esse projeto e que foram nos visitar, queremos agradecer. Sabemos que são muitos os problemas ambientais do nosso município e pedimos ajuda de todos para solucionar as questões. Se cada um fizer sua parte, o meio ambiente vai agradecer e a população da nova geração também” – destacou Eraldo Campelo.

A Secretaria deliberou tarefas para as equipes da Escola Inácio de Viveiros Raposo, e do Centro de Ensino Médio Aquiles Batista, como: Grito de guerra em defesa do meio ambiente; Concurso fotográfico, em que os alunos apresentaram uma foto de uma área preservada e outra degradada em Alcântara; Projeto ambiental sobre o recuso da água; Recicla fashion, onde os alunos apresentaram roupas e acessórios feitos de materiais recicláveis; Quiz ambiental com perguntas relacionadas ao meio ambiente e coleta de garrafas pet.

 

De acordo com secretário, os membros do Projeto esperam que o trabalho tenha cumprido com a missão de fazer nossos jovens pensarem sobre os problemas ambientais do município, e que assim, os mesmos, possam difundir a consciência ambiental no seu dia a dia.

Estiveram presentes, secretários, vereadores, o prefeito Anderson, professores, diretores, alunos e sociedade em geral, além de autoridades conhecedoras do tema, que envolve a vida de cada ser vivo. Educação ambiental é a base da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeito Anderson Wilker cria Semana do Bebê em Alcântara-MA

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), assinou no último dia 27 de março, o ...

Prefeitura de Alcântara realiza Mesa de Debates sobre violência contra a mulher

Na luta no combate a violência contra mulheres, a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria ...

Prefeito de Alcântara participa de debate sobre o futuro do CLA

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), mediou, na noite de segunda-feira ...

Arenhengaua vence MEC e conquista o título 2018 em Alcântara-MA

O campeão alcantarense da temporada 2018 saiu na tarde deste sábado (23), no estádio municipal ...

Prefeito de Alcântara participa do lançamento do Pacto Estadual pela Aprendizagem

Como forma de melhorar as condições de aprendizagem, da permanência dos estudantes no ambiente escolar ...