casa » ALCÂNTARA » Secretaria de Meio Ambiente de Alcântara realiza o Projeto – Pequenas atitudes, Grandes resultados

Secretaria de Meio Ambiente de Alcântara realiza o Projeto – Pequenas atitudes, Grandes resultados

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade, realizou de 5 a 9 de junho, o Projeto – Pequenas atitudes, Grandes resultados, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante os cinco dias de ações, a programação foi composta por várias atividades de conscientização e limpezas de rios e praias com o objetivo de atingir a população através do conhecimento de sustentabilidade, seja alcançado.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO

Como forma de conscientizar os alcantarenses, houve um comunicado pelas ruas da cidade sobre a importância da data e das atitudes em relação ao meio ambiente.

A secretaria fez ainda uma exposição de peças produzidas com resíduos sólidos reutilizados, e teve o objetivo de mostrar que todos são responsáveis pelos resíduos que produzidos. Com criatividade e consciência, a população pode ajudar a solucionar um dos maiores problemas ambiental do município, reciclando e reutilizando, evitando o acúmulo de resíduos sólidos.

Oficinas de reciclagem e pintura foram realizadas para alunos da educação infantil, mostrando a consciência ambiental que deve ser trabalhada com crianças, para que Alcântara possa ter uma geração de adultos mais responsáveis em relação ao meio ambiente. As crianças são o futuro, e para elas, devemos cuidar desse planeta;

Para completar as atividades, foi feita uma limpeza na praia deserta da Itatinga, que não possui coleta pública de resíduos sólidos. O resultado da limpeza mostra que alguns visitantes e banhistas que frequentam o local deixam rastro de sujeira e degradação, contribuindo para o acúmulo de lixo provocado também pelos resíduos oriundos dos oceanos que chegam à praia pelas correntes marinhas.

O prefeito Anderson Wilker participou do Projeto e falou da importância da preservação ambiental. “Nossas vidas dependem do meio ambiente. Nossa alimentação, que basea-se na saúde, assim como a água que tomamos, vem da natureza. Não custa nada cada um de nós fazer a nossa parte. Temos um território de belezas naturais, mas que precisam ser preservadas. Vamos trabalhar na conscientização da população e torná-lo referência em sustentabilidade e meio ambiente no Estado” – destacou.

 A secretaria de Meio Ambiente ainda realizou uma gincana escolar para encerrar o projeto, que visa dar bons frutos nesta gestão. Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, todo projeto precisa desenvolver para crescer. “Todos que contribuíram com esse projeto e que foram nos visitar, queremos agradecer. Sabemos que são muitos os problemas ambientais do nosso município e pedimos ajuda de todos para solucionar as questões. Se cada um fizer sua parte, o meio ambiente vai agradecer e a população da nova geração também” – destacou Eraldo Campelo.

A Secretaria deliberou tarefas para as equipes da Escola Inácio de Viveiros Raposo, e do Centro de Ensino Médio Aquiles Batista, como: Grito de guerra em defesa do meio ambiente; Concurso fotográfico, em que os alunos apresentaram uma foto de uma área preservada e outra degradada em Alcântara; Projeto ambiental sobre o recuso da água; Recicla fashion, onde os alunos apresentaram roupas e acessórios feitos de materiais recicláveis; Quiz ambiental com perguntas relacionadas ao meio ambiente e coleta de garrafas pet.

 

De acordo com secretário, os membros do Projeto esperam que o trabalho tenha cumprido com a missão de fazer nossos jovens pensarem sobre os problemas ambientais do município, e que assim, os mesmos, possam difundir a consciência ambiental no seu dia a dia.

Estiveram presentes, secretários, vereadores, o prefeito Anderson, professores, diretores, alunos e sociedade em geral, além de autoridades conhecedoras do tema, que envolve a vida de cada ser vivo. Educação ambiental é a base da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Alcântara está classificado para a Etapa Estadual do JEMS 2019

O município de Alcântara participa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS) desde 2018, e estreou bem, ...

Prefeitura de Alcântara intensifica serviço de limpeza e capina na cidade

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, intensifica os ...

Prefeito de Alcântara dá posse aos integrantes do Conselho de Turismo

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com ...

Itamatatiua X Alcântara farão a final do Campeonato de Futebol Feminino 2019

A decisão do Primeiro Campeonato Alcantarense de Futebol Feminino organizado pela Secretaria Municipal de Esporte ...

Prefeitura de Alcântara realiza o maior festejo do Divino de todos os tempos

Nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), o Festejo do Divino Espírito Santo tem ...