casa » BEQUIMÃO » Secretaria de Assistência Social promove curso com índice elevado de satisfação

Secretaria de Assistência Social promove curso com índice elevado de satisfação

COMPARTILHE

Por César Paixão – Com um alto índice de satisfação expressa pelos participantes, Prefeitura de Bequimão e Secretaria de Assistência promoveram, no último sábado, dia 30 de setembro, o curso de “Dicção e Oratória – Comunicação de alto impacto” realizado pela Fundação Ulysses Guimarães.

Essa foi mais uma bela iniciativa da parceria Prefeitura e Assistência em atendimento ao público que há muito ansiava por um curso desse formato, que viesse contemplar informações técnicas às pessoas que encontram dificuldades em enfrentar plateias, em atos como pronunciamento de discursos, palestras e outras atividades afins. O curso além de contemplar funcionários da administração pública atendeu outros segmentos, como professores, alunos de nível médio, pastores, membros de comunidades evangélicas e radialistas. Portanto, um público diversificado.

O curso valeu a pena, na opinião geral dos cursistas, pelo fato de contar com um planejamento bem elaborado, com informações específicas para o orador, que foi desde a evolução da comunicação, conceito da oratória, seu surgimento, estratégias para impactar, habilidades persuasivas e como superar o medo. Tudo isso como matéria de numa primeira etapa. Num segundo momento, o curso é dedicado, exclusivamente, ao bom planejamento de um discurso, bem como a utilização de outros recursos. O curso contou com ministradores de alto nível, com experiência de muitos anos, cujos passaram o conteúdo do curso de forma simples e inteligível, com o auxílio de slides e vídeos. Socializaram seus conhecimentos da área com os alunos de Bequimão, a professora Mocinha e técnico Déric da fundação Ulysses.

Abre-se, aqui, um “parêntese” para salientar a presença no curso, do estimado professor Valter Pestana Pinheiro, ou Valter Penha, como muitos o conhecem; que no auge dos seus 79 anos ainda encontra disposição para sempre estar presente em grandes eventos como este, em busca de mais conhecimento e qualificação profissional que, segundo ele, “são uma exigência do mundo moderno”. Em dados momentos do curso, sempre que pedia a palavra para alguma intervenção, levava as mais de 60 pessoas presentes ao curso à comoção.

Porém, o ponto alto do curso foi o momento das oficinas, na parte da tarde, momento em que a parte teórica foi posta do lado e os alunos tiveram que praticar o aprendizado. A turma foi distribuída em equipes que, desta forma, tiveram que enfrentar a plateia. Temas foram distribuídos para serem trabalhados pelos alunos. Cada equipe teve que preparar sua apresentação, com temas que variaram entre política, teatro, júri popular, vendas e outros. Depois de sorteada a ordem de apresentação os alunos entraram em ação. De acordo com os ministradores do curso as apresentações foram exitosas.

Entendemos como louvável iniciativa como esta do prefeito Zé Martins e do secretário Josmael Júnior, que não têm medido esforços no sentido de gerar oportunidades para levar formação como essa aos bequimãoenses, que tanto necessitam de conhecimento. Sobretudo numa era em que a comunicação é tida a chave do sucesso pessoal coletivo de qualquer comunidade. Portanto, estão de parabéns! Segundo o secretário Josmael outras formações virão através da fundação Ulysses Guimarães. Vamos aguardar.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Defensor público cita Bequimão como referência na atenção básica, em entrevista à Rádio Mirante AM

“Nós temos no Maranhão, na Baixada Maranhense, na área mais pobre do Estado, municípios de ...

Ruas e estradas vicinais estão sendo recuperadas em Bequimão-MA

Bastou o período de chuvas parar, em Bequimão, para que o prefeito Zé Martins colocasse ...

Polo da UEMA vai voltar a funcionar em Bequimão após audiência pública

Uma audiência pública realizada na manhã deste sábado (20), na Escola Manoel Beckman na cidade ...

UEMA, com apoio da Prefeitura de Bequimão, realiza audiência pública para discutir implantação de polo da universidade

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, realizará audiência ...

Prefeitos do Consórcio Conguarás decidem reunir maquinários para força tarefa de infraestrutura

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, aderiu ao programa que reunirá o maquinário dos nove ...