casa » EDUCAÇÃO » Sebrae realiza curso de formação de agentes de desenvolvimento local em São Luís

Sebrae realiza curso de formação de agentes de desenvolvimento local em São Luís

COMPARTILHE

O Sebrae no Maranhão iniciou o terceiro curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento local de 2016. Desta vez, o público-alvo foram servidores da Prefeitura Municipal de São Luís. A solenidade de abertura aconteceu na Faculdade Laboro no São Francisco, e contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae, João Martins; o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo; e o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra.

Na abertura do curso, o diretor superintendente do Sebrae disse que o objetivo é criar massa crítica dentro dos territórios de atuação dos ADL’s. “Estamos formando pessoas da equipe municipal que terão capacidade de identificar oportunidades de desenvolvimento e propor soluções independente do ambiente político. Isso é um tesouro para qualquer administração municipal”, afirmou Martins, ele próprio um ex-ADL, formado logo que ingressou no Sebrae em 2005.

Ele também afirmou que esta estratégia é reflexo da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, (MPE’s). “Entre os requisitos que o Sebrae usa para avaliar a implementação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte está a nomeação de ADL’s nos municípios. A instituição assume o compromisso junto às prefeituras para capacitar esses profissionais. Hoje, 101 municípios já implantaram a Lei Geral e estamos trabalhando para ampliar este alcance. Fizemos cursos idênticos nos últimos 60 dias na região Tocantina e na Baixada Maranhense”, completou o Diretor superintendente do Sebrae.

O Secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, comentou que os servidores selecionados para receber a capacitação terão como diretriz, trabalhar olhando para o futuro. “O planejamento se faz com decisões tomadas hoje para condicionar o que acontecerá no futuro. OS ADL’s serão orientados a pensar no longo prazo, como prevê o Pacto por São Luís, em que planejamos pensando em cenários de 2033”, afirmou.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, por sua vez, afirmou que com a turma de São Luís, será possível atender a maior parte das empresas do estado. “Os ADL’s são a ponta de um sistema de atendimento ao micro e pequeno empresário e guardiões da Lei Geral das MPE’s, que respondem por mais de 95% das empresas maranhenses. O Sebrae é um grande parceiro na Rede Simples e o território que atendemos já atinge mais 70% da densidade empresarial do estado”, afirmou.

FORMAÇÃO

Com o curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento local de São Luís mais de 100 pessoas, a maior parte funcionários públicos municipais, receberam a capacitação em mais de 30 municípios.

O curso tem carga horária de 32 horas e vai até sexta-feira (22). E como conteúdo, os participantes conhecem, de maneira prática, os instrumentos de planejamento necessários para que tenham um desempenho mais eficaz, mapeando as oportunidades e as necessidades presentes em seus municípios. A formação também buscou ampliar o foco de atuação, promovendo discussões sobre finanças públicas e projetos de captação de recursos para os municípios.

Sobre João Filho

um comentario

  1. Excelente capacitação dos servidores!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

IESF abre inscrições para vestibular

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular ...

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo leva estudantes do “Educar para Vencer” para a Feira do Livro

Uma das maiores incentivadoras da educação básica, a vereadora Fátima Araújo tem feito um trabalho ...

Alunos do projeto Educar para Vencer voltam às aulas

Os quase cem alunos matriculados para as aulas de reforço escolar do projeto Educar para ...

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi ...