casa » ALCÂNTARA » Sebrae e Prefeitura de Alcântara articulam implantação do programa Hospital Inteligente
O programa é resultado da articulação de uma parceria entre Sebrae e Prefeitura de Alcântara e trabalhará a gestão e a humanização do sistema de saúde municipal.

Sebrae e Prefeitura de Alcântara articulam implantação do programa Hospital Inteligente

COMPARTILHE

Uma articulação institucional da superintendência do Sebrae no Maranhão, está resultando em um trabalho inédito na região do litoral ocidental maranhense. A cidade histórica de Alcântara será a pioneira na implantação de um sistema de gestão especializada em sua rede municipal de saúde.

A reunião realizada recentemente no município, serviu para apresentar o programa “Hospital Inteligente” para o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, seus secretários municipais, diretores e coordenadores ligados diretamente a área da saúde de Alcântara.

 “Um planejamento estratégico é fundamental para qualquer administração e quando ele é bem executado dentro da gestão pública traz ganhos exponenciais em todas as áreas e essa é uma preocupação que nós temos percebido por parte de alguns prefeitos maranhenses. Por isso o Sebrae está aqui, e estará onde for solicitado, para ajudar esses gestores em todos os segmentos das políticas públicas”, afirmou o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins.

A principal característica que será trabalhada durante a implantação do programa “Hospital Inteligente” será a humanização no atendimento. Os funcionários receberão capacitações voltadas para o tratamento especial que deverão ter com os pacientes que chegarem em busca de atendimento nos estabelecimentos de saúde. Esse acompanhamento será feito por uma equipe multidisciplinar de consultores especializados, que inclui psicólogos, especialistas em tecnologia da informação, gestão hospitalar e de saúde, além de consultores em atendimento.

“O bom atendimento e a gestão eficiente na área da saúde é algo que estamos priorizando na nossa gestão, poder contar com a ajuda do Sebrae para o aprimoramento dos nossos serviços é muito importante. Eu acredito nos benefícios que a implantação do programa “Hospital Inteligente” proporcionará para o município de Alcântara e no final, todos ganharão. A população receberá um atendimento ainda melhor, os nossos funcionários estarão sendo capacitados e a administração estará cumprindo com louvor o seu papel”, declarou o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker.

ETAPAS

O programa “Hospital Inteligente”, contemplará todas as unidades de saúde do município, terá duração de um ano e será dividido em três etapas.

Na primeira, que levará três meses, será feito um diagnóstico onde serão levantadas as informações sobre o funcionamento dos estabelecimentos de saúde de Alcântara em relação ao atendimento, processo, administração e competências. As dificuldades que impedem o bom funcionamento do sistema serão convertidas em um plano de ações que tratará especificamente de cada problema.

Na segunda e mais extensa etapa do programa, acontecerá de fato a implantação do “Hospital Inteligente”, reestruturando o atual sistema de saúde, propondo uma redefinição das instalações físicas e implementando ao longo de seis meses ferramentas que irão garantir uma maior eficiência nos processos, impactando diretamente na produtividade, com o aumento do número de atendimentos, redução drástica dos custos e ampliação da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

A terceira etapa do programa consiste em realizar um monitoramento sistemático que será finalizado com a elaboração de um cronograma de ações que deverão ser executadas nos próximos doze meses pela equipe de saúde do município.

O calendário de implantação do programa já está sendo elaborado, uma equipe da secretaria municipal de saúde e da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, estão definindo o cronograma e a data de início da primeira etapa que deve acontecer ainda este mês de novembro.

“A implantação do programa é uma prioridade para nós, assim como o acompanhamento detalhado do seu andamento e dos progressos alcançados. Será um trabalho desafiador, mas que com certeza servirá de referência para toda a região do litoral ocidental maranhense”, afirmou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento do município.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara realiza o I Encontro de Formação do PNAIC para professores da rede municipal

Melhorar a qualidade da educação da rede municipal de ensino de Alcântara é uma das ...

Prefeito de Alcântara paga primeira parcela do retroativo da implementação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comunica aos professores que ...

Prefeitura de Alcântara divulga nota de esclarecimento sobre postagem tendenciosa no Facebook

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação divulgou nota de esclarecimento ...

Prefeito de Alcântara participa do segundo encontro do Programa LIDER na cidade de Cururupu

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado da secretária de cultura e turismo, Marcelina ...

Prefeitura de Alcântara amplia serviço de iluminação pública na sede e zona rural

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços, está ...