casa » TRABALHO » Sebrae e Iphan conversam sobre parcerias
Os técnicos do Iphan-MA apresentaram à equipe do Sebrae no Maranhão os projetos e programas

Sebrae e Iphan conversam sobre parcerias

COMPARTILHE

Dirigentes do Sebrae no Maranhão e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA) estiveram reunidos na última terça-feira, 24, com seus respectivos técnicos, na unidade do Sebrae da D. Pedro II, para alinhar futuras parcerias relativas aos segmentos de cultura, turismo e comércio. Para o Iphan, a expertise do Sebrae pode somar aos projetos da instituição que estão em andamento no Maranhão.

“Nos preocupamos com a questão patrimonial, porém as famílias e pessoas que moram ou trabalham nesses locais, também são nosso foco, pois elas irão ajudar não apenas a preservar essas áreas mas, principalmente, a lhes dar utilidade, revitalizando-as”, pontuou o superintendente do Iphan-MA, Alfredo Costa Neto. “A ideia dessa parceria com o Sebrae é de viabilizar ou dinamizar as cadeias produtivas nessas obras de revitalização e em seus entornos, com vistas ao fomento ao empreendedorismo. E desenvolvimento da economia do Estado”.

A equipe do Iphan-MA apresentou aos técnicos do Sebrae todos os projetos da instituição em andamentos no Maranhão, tanto os próprios quanto os do PAC Cidades Históricas, os voltados ao patrimônio imaterial e os advindos de compensações judiciais.

“O Iphan não é apenas uma instituição que fiscaliza intervenções no patrimônio histórico, mas possui projetos e programas próprios, sempre referentes ao seu foco principal: preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização dos mesmos pela atual e futuras gerações. O que vimos aqui nos motivou bastante, pois podemos contribuir muito com a expertise da nossa instituição que tem um vasto portfólio de ações, programas e projetos voltados para o fomento do empreendedorismo, sem falar na nossa capilaridade de atuação que perpassa por todos os segmentos de negócios”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Do Sebrae, além do diretor superintendente, João Martins, participaram os gestores da área de Soluções e Interlocuções; de Turismo, Artesanato e Cultura; de Serviços Turísticos no Polo São Luís; Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Construção Civil em São Luís e do Memorial Sebrae-MA. Na próxima reunião, ainda sem data definida, será a vez de o Sebrae fazer a exposição de seus programas e projetos que venham ao encontro do que foi apresentado pelo Iphan.  As duas instituições já sinalizam que a parceria será efetivada ainda este ano.

TEXTO & FOTO: UCM/Sebrae no Maranhão

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Canindé Barros define estudo para viabilizar vans e micro-ônibus para o eixo Itaqui–Bacanga

Em reunião com diretores da, (COOTRAIBA), Cooperativa de Transporte Alternativo da Área Itaqui–Bacanga, Modalidade Micro-ônibus/Vans, ...

Projeto de lei de autoria de Osmar Filho dará direito à troca de produtos vencidos sem custo ao consumidor

Em celebração ao Dia do Consumidor, 15 de março, o vereador Osmar Filho (PDT) protocolou ...

Demissões em massa no Sistema Globo de Rádio

É muito triste o atual momento do Sistema Globo de Rádio. Dezenas de demissões ocorreram nos ...

Bequimão terá projeto experimental de cultivo de sururu na Comunidade Paricatiua

O sururu (Mytellafalcata) é um molusco bivalve (está inserido entre duas conchas) da ordem Mytiloida, ...

Mais uma Comunidade rural de Bequimão recebe qualificação na produção de farinha pelo Sebrae-Ma

Encerrou nesta quarta-feira (30), o Curso de Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, promovido ...