casa » EDUCAÇÃO » Representantes de Bequimão participam do Encontro de Políticas Educacionais realizado pela Seduc

Representantes de Bequimão participam do Encontro de Políticas Educacionais realizado pela Seduc

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins, o secretário de Educação do município de Bequimão, Aristides França e o vereador Professor Zeca (PRB) participaram, nesta sexta feira (27), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, do Encontro de Políticas Educacionais promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O Governo do Maranhão propôs, aos prefeitos e secretários que participaram do evento, que seja fortalecido o regime de colaboração entre as redes municipais de educação, focando na qualidade do ensino e da aprendizagem a partir do alinhamento das metas educacionais.

Os participantes receberam orientações de como podem participar dos programas e ações desenvolvidas pelo Governo estadual, que foram apresentadas pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Além de apresentarmos nossas ações, deixamos para todos os gestores a mensagem de que precisamos trabalhar juntos, pois a educação é uma construção coletiva. O regime de colaboração, previsto inclusive na Constituição Federal, é fundamental para que possamos avançar na área da educação”, enfatizou o secretário.

O desenvolvimento de ações efetivas em regime colaboração com os municípios foi iniciado ainda em 2015 e pretende gerar resultados positivos na educação do Maranhão. Em municípios como Bequimão, que tem recebido diversos investimentos no setor, os indicadores tiveram crescimento significativo. Na gestão do prefeito Zé Martins, o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em setembro do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC), foi maior do que a média da capital. Bequimão atingiu as médias.

O secretário Aristides destacou a importância do evento para todos os gestores, principalmente para os secretários municipais que iniciaram agora seus trabalhos à frente da Educação de seus municípios.

“É uma forma de adquirirmos mais conhecimento sobre os programas do Estado e ter esse contato mais próximo com o secretário de Educação e outros secretários municipais, trocando experiências e informações. Tenho certeza de que, com esse trabalho conjunto, conseguiremos melhorar ainda mais os nossos índices. Em Bequimão já temos a sistematização das políticas públicas no município. Nosso grande desafio como gestor da educação é efetivar a implantação dessas políticas”, frisou o secretário.

 

O evento contou com a parceria da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA) e proporcionou a discussão sobre temas como: transporte escolar, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE), calendário escolar, termo de cooperação com os municípios, regularização de fluxo escolar, Bolsa Família, alfabetização, estrutura das redes municipais de educação, convênios, assessoria técnico-pedagógica com formação dos professores, dentre outros. Durante a tarde, os gestores puderam esclarecer dúvidas com atendimento individual, que foi realizado na sede da Seduc

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi ...

Prêmio Estácio de Jornalismo distribui R$ 125 mil reais

Inscrições vão até 5 de julho Ainda há tempo para jornalistas de todo o Brasil ...

Curso do seu Sonho na Faculdade Estácio São Luís

Um sonho cada vez mais real e possível. É assim que o acesso ao ensino ...

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão divulga nota sobre a suspensão das aulas durante greve dos caminhoneiros

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE/MA) comunica que a decisão ...

Aprovada MP que reajusta vencimentos de servidores estaduais da Educação Básica

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (16), a Medida Provisória 272/2018, ...