casa » POLÍTICA » Projeto de lei de Fátima Araújo vai criar o CEJAAM em São Luís

Projeto de lei de Fátima Araújo vai criar o CEJAAM em São Luís

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), tem em lutado bastante na Câmara Municipal para que o autista ludovicense seja visto com respeito, igualdade e dignidade. Um projeto de lei de sua autoria vai mudar a vida de  dezenas de jovens e adultos autistas na capital maranhense.

Com a polarização no mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e as exigências do mundo circundante, a medicina diagnosticou e classificou tudo isso em autismo.

Pensando nisso, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo, encaminhou o projeto de lei Nº 088/2019, que possibilita aos jovens diagnosticados com transtorno de especto autista, o ingresso ao mercado de trabalho, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes. O projeto que foi aprovado na última quarta-feira (25) na Câmara Municipal de São Luís, autoriza o prefeito Edivaldo Holanda Júnior criar e implantar o Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM). 

Segundo o projeto de lei, no CEJAAM a capacitação será de acordo com a habilidade do jovem, como por exemplo: arte, culinária, informática, musica, entre outras profissões que ofereçam melhor qualidade de vida a jovens e adultos, além de atendimento terapêutico, envolvendo médicos, educadores, psicopedagogos, musicistas, psicomotricistas, entre outros especialistas.

Para a vereadora Fátima Araújo autora do projeto, o CEJAAM será a porta de entrada de jovens autistas no mercado de trabalho. “O mundo inteiro vem debatendo e aprendendo sobre essa síndrome, mas ainda há muito a ser observado sobre o autismo na fase adulta. Por isso, é necessário que exista um centro especializado e exclusivo para o tratamento, não apenas das crianças, mas também para jovens e adultos”, descreveu a vereadora.

 

Fátima Araújo ainda destacou que na adolescência os sintomas variam de acordo com os tipos de autismo, sendo que a pessoa pode ter dificuldade de autonomia ou não. Nessa fase os autistas podem desenvolver ansiedade e depressão, evitar sair de casa, conviver apenas com um círculo restrito de pessoas, optar por atividades solitárias e não ter interesse em interações sociais. Segundo a parlamentar, o CEJAAM vai mudar a vida desses jovens e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho, mostrando que o autista também é útil à sociedade.

O QUE É AUTISMO?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento ao longo da vida. As principais alterações identificadas são o déficit nas áreas de comunicação e socialização, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

TIPOS DE AUTISMO

Autismo clássico

Apesar do comprometimento poder variar muito, quando enquadrada nesse grau de autismo, a pessoa pode ser voltada para si mesma. Além disso, pode ocorrer ausência de contato visual, dificuldade de compreensão e distúrbios mentais.

Autismo de alto desempenho

Esse grau de autismo antes era chamado de Síndrome de Asperger. Os sintomas são parecidos com os de outros tipos de autismo, mas em proporções bem reduzidas. Os autistas de alto desempenho podem ser verbais e também inteligentes a ponto de serem confundidos com gênios.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Após solicitação de Fátima Araújo, SEMOSP conclui asfaltamento no bairro Pirapora

A equipe de pavimentação asfáltica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), concluiu ...

Com emenda de Fátima Araújo, novos equipamentos são instalados na Praça da Juventude

Reconhecer as necessidades de seu povo é uma virtude da vereadora de São Luís, Fátima ...

Com emenda de Fátima Araújo, SEMCAS entrega cestas básicas para famílias carentes

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social ...

Câmara Municipal solicita apoio dos Deputados do Maranhão para intercederem junto a Câmara Federal, visando a votação do Projeto das 30 horas semanais para os Profissionais da Enfermagem

A Câmara Municipal de São Luís, aprovou Indicação nº097 /2020 de autoria do Vereador Pavão ...

Famem reforça orientação aos gestores municipais

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão desde o início do período de pandemia, ...