casa » BEQUIMÃO » Prefeitura de Bequimão realiza VI Conferência Municipal de Saúde

Prefeitura de Bequimão realiza VI Conferência Municipal de Saúde

COMPARTILHE

Com o tema: “Democracia e Saúde” a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Bequimão, realizaram na última quarta feira (31) a 6ª Conferência Municipal sobre saúde pública. O evento aconteceu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão e contou com a participação de funcionários da secretaria de saúde, vereadores, secretários municipais e sociedade civil.

Foram abordados três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS. A Conferência alcançou o objetivo que é impulsionar, reafirmar e buscar efetividade dos princípios e diretrizes do SUS e propor as diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Saúde.  “Com a realização da Conferência fortalecemos o controle social e a gestão participativa, enquanto política de um governo democrático e popular. Fortalecemos dispositivos para a participação da população, com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados, que hoje serve como referência para os demais municípios do Maranhão”. finalizou o secretário Sidney Bouéres.

Durante o evento, a conferencista, Ramone Araújo, falou sobre Democracia e Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade. Ainda em sua explanação, Ramone que é especialista em Sistema Único de Saúde (SUS), falou da importância do Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e da Educação em Saúde. Para finalizar seu discurso, a palestrante destacou a importância do SUS, baseado na Democratização da Saúde Pública, principalmente na Atenção Básica.

“A conferência de saúde deve acontecer a cada 2 anos e conta com vários segmentos sociais, seu objetivo principal é expressar as necessidades de saúde da população e ainda serve como base para a construção do plano Municipal de Saúde (PMS), além dos planos e metas estaduais. As conferências de saúde municipais são de extrema relevância para o bom funcionamento da gestão municipal. Através dela é possível se compilar e avaliar a situação da saúde do município, além de elaborar diretrizes para construção da política de saúde”, disse a conferencista Ramone Araújo.

Para Sidney Bouéres, a Conferência é uma alternativa para discutir as melhorias na saúde publica de Bequimão. “Nesta Conferência  Municipal de Saúde é que discutirmos e planejamos estratégias para os próximos 2 anos. A participação das comunidades, técnicos e enfermeiros, agentes de saúde e toda equipe da saúde faz com que possamos os problemas da saúde e criar novas ações para o município. Não podemos deixar de lembrar dos avanços que a saúde de Bequimão já alcançou, com um hospital de 20 leitos funcionando plenamente, onde a saúde básica funciona com qualidade e hoje somos referência no Maranhão. Temos respeito, responsabilidade e compromisso com a população. Estamos oferecendo um serviço de qualidade e vamos avançar ainda mais”, disse o secretário.

Representando o poder legislativo de Bequimão, o vereador professor Zeca, falou da importância de uma Conferência sobre saúde e do grande trabalho realizado pelo prefeito Zé Martins.

“É a oportunidade que a população de Bequimão tem para discutir sobre as políticas de saúde e as diretrizes que precisam ser traçadas para que a saúde pública de Bequimão avance ainda mais. Nos últimos anos tivemos avanços significativos na saúde, principalmente na Atenção Básica, mas precisamos melhorar ainda mais, já que hoje somos referência no Maranhão. Precisamos discutir para planejar e dar prioridade nas bases mais importantes, já que vivemos em um momento de crise política e econômica no Brasil. Mediante a crise financeira que atinge os pequenos municípios, precisamos priorizar. Não é atoa que o prefeito Zé Martins realiza um grande trabalho na saúde de Bequimão”, destacou o parlamentar.

A coordenador da Atenção Básica e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Karinne Moraes, destacou a importância da VI conferência para o município de Bequimão. “Neste momento é que a gente consegue unir e organizar a comunidade, conselho de saúde, secretaria municipal de saúde, demais secretarias, sociedade civil para que seja desenvolvido um plano visando melhorar a saúde do município nos próximos 2 anos. Nesta conferência nosso foco é ouvir a comunidade, o usuário, e traçar um plano estratégico de propostas. Os agentes de saúde são muito importantes nesta conferência, são eles que vão de casa em casa e sabem a real dificuldade de cada usuário. As propostas aprovadas pela plenária serão analisadas visando o crescimento da saúde pública de Bequimão”, disse.

Após os trabalhos em grupo, foram explanadas as propostas e eleitos os delegados que vão representar Bequimão na conferência estadual, na capital maranhense. Estiveram presentes no evento, os vereadores professor Zeca e Preta de Barbosa, os secretários Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro (Assistência Social), e Creuber Gusmão (Agricultura), a coordenadora da Atenção Básica e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Bequimão, Karinne Moraes, a diretora do hospital municipal Lídia Martins, Jamysléa Matos. Além de várias lideranças comunitárias e políticas.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Bequimão encerra Outubro Rosa com caminhada e declara aberto o Novembro Azul

A Prefeitura de Bequimão encerrou, nessa quinta-feira (31), a Campanha Outubro Rosa, no município. Para ...

Com o apoio da Prefeitura de Bequimão, UFMA realiza nova coleta para estudo sobre a saúde de idosos quilombolas

Quatorze idosos que residem na comunidade quilombola Santa Rita, em Bequimão, receberam a visita de ...

Prefeitura de Bequimão e Movimento Quilombola agilizam certificação de comunidades pela Fundação Palmares

No ultimo fim de semana, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de ...

Prefeito Zé Martins acompanha chegada da Patrulha Conguarás ao município de Guimarães

Em encontro com prefeitos do Consórcio Conguarás, o prefeito de Bequimão Zé Martins acompanhou a ...

Prefeitura de Bequimão e Hemomar realizam nova coleta de sangue no município

Pelo menos 70 pessoas se dispuseram a doar sangue em coleta realizada nesta quinta-feira (24), ...