casa » ALCÂNTARA » Prefeitura de Alcântara adere aos programas Criança Feliz e Prefeito Amigo da Pessoa Idosa

Prefeitura de Alcântara adere aos programas Criança Feliz e Prefeito Amigo da Pessoa Idosa

COMPARTILHE

O prefeito Anderson Wilker (PCdoB), assinou os termos de adesão aos programas federais Criança Feliz e Prefeito Amigo da Pessoa Idosa. A Prefeitura Municipal de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vai implantar o programa “Criança Feliz”, do Governo Federal e visa envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Termo de adesão ao Programa Criança Feliz foi criado através da Portaria 17, de 22 de agosto de 2018.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância por meio de visitas periódicas de profissionais de saúde e da vara da infância. O município foi contemplado com mais 150 metas do Programa Criança Feliz que atenderá áreas da zona rural com visitações domiciliares que tratam sobre os direitos de crianças, e atividades relacionadas ao desenvolvimento infantil 0 a 3 anos (beneficiários do Bolsa Família) até 06 anos (Crianças com deficiência) e gestantes.

O projeto é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e foi lançado em outubro de 2016. Já a lista das famílias beneficiárias do bolsa família que receberão as visitas serão fornecida previamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento Pinho, até meados do mês de de abril deste ano, o município de Alcântara estará emitindo carteira de trabalho (o setor ficará na Secretaria Municipal de Desenvolvimento).

PROGRAMA NACIONAL PREFEITO AMIGO DA PESSOA IDOSA

Para ampliar as ações de serviços assistenciais, o prefeito Anderson Wilker assinou o termo de adesão ao Programa Nacional Prefeito Amigo da Pessoa Idosa. O Programa consiste em buscar estratégias para o atendimento e garantia dos direitos da Pessoa Idosa em seu município. Com o objetivo de conscientizar a população idosa vulnerável e gerir o envelhecimento saudável dos alcantarenses, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoverá diversos eventos e discussões sobre a qualidade de vida deste público. O decreto que cria à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é o nº 9.328 de 03 de abril de 2018.

Todas as adesões dos Programas Federais tiveram anuência do Conselho Municipal da Assistência Social de Alcântara-MA.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara realiza ação contra Violência Sexual de Menores

Preocupada com as crianças e adolescentes do município, a Prefeitura de Alcântara realizou na última ...

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao ...

Prefeito de Alcântara autoriza reforma do hospital Dr. Neto Guterres

No aniversário da cidade de Alcântara dia 22 de dezembro de 2019, a população receberá ...

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Pesar pela morte da professora Rosiane Costa

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou Nota de Pesar pela ...

Prefeito Anderson sorteia 45 prêmios para as mães de Alcântara-MA

Homenagear as mães é muito bom, mas com prêmios fica melhor ainda. Foi justamente o ...