casa » POLÍTICA » Prefeito de Bequimão visita obras e acompanha festejo de Santa Vitória

Prefeito de Bequimão visita obras e acompanha festejo de Santa Vitória

COMPARTILHE
Estrada que liga Macajubal ao povoado Carnaubal

Estrada que liga Macajubal ao povoado Carnaubal

Está quase pronta a recuperação dos 20 km da estrada vicinal que vai do Ramal do povoado Macajubal até Carnaubal, na zona Oeste do município de Bequimão, na fronteira de São Bento. A via está mais larga, chegando a 8 metros de largura, em alguns trechos. Segundo o prefeito Zé Martins, a obra servirá de modelo para a recuperação de outras estradas vicinais do município a partir de 2014. Com essa obra, serão beneficiados, diretamente, moradores dos povoados de Macajubal, Codozinho, Jeniparana, Marinho, Pontal e Carnaubal.

No último domingo (15), o prefeito  Zé Martins, acompanhado do superintendente regional da Codevasf, João Martins, e do gestor da Agerp em Pinheiro, Marcelo Martins, aproveitou a ida ao Festejo de Santa Vitória, em Pontal, para observar o andamento da obra. “Estamos viabilizando melhores condições de deslocamento para a população dessa região. Com uma estrada boa, será possível escoar melhor a produção, o transporte escolar ficará mais seguro e quem precisar de atendimento de saúde na sede do município, poderá acessar de maneira mais rápida. Esta é a estrada modelo, que queremos seguir, interligando outros povoados”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Para João Martins, o progresso chega à região com a estrada. “Estrada significa desenvolvimento; é infraestrutura para deslocamento da produção”, destacou. Ele acredita que essa obra, somada aos impactos positivos dos Diques da Baixada, que estão sendo construídos pela Codevasf, vai fortalecer a economia local. “Com os diques, haverá água para produção, irrigação, para beber e para os animais. Agricultores familiares, pescadores artesanais e outras pessoas que praticam atividades econômicas vão poder melhorar de vida, no que diz respeito à agregação de renda para essas pessoas”, assegurou João Martins.

O gestor da Agerp em Pinheiro, Marcelo Martins, reafirmou seu compromisso com Bequimão, por meio de parcerias que pode firmar com a Prefeitura Municipal. “Estamos percebendo a vontade política do prefeito. A recuperação da estrada é um passo importante, para que outros serviços públicos cheguem às pessoas que moram na região”, ressaltou. O vice-prefeito de Bequimão, Pedro Acará, e a presidente da Câmara Municipal, França Pereira, também manifestaram contentamento pela estrada.

A satisfação com a obra está nos olhos do senhor Henrique França, 80 anos, morador do povoado Jeniparana. Ele observa, atentamente o trabalho das máquinas. “Agora, melhorou mais. Aqui era estreito e só dava pra passar um carro”, contou o pescador.

Festejo de Santa Vitória

Dona Lourença e sua devoção

Dona Lourença e sua devoção

Dona Lourença Amorim, moradora da comunidade Pontal, herdou a tradição de fazer o festejo de Santa Vitória, como pagamento de uma promessa feita por Chicão, pai de criação. Ele se apegou à santa quando estavam sendo recrutados jovens da região para servir na guerra (eles não sabem precisar em qual guerra). “Nesse tempo, alvoraçou uma guerra e ela é guerreira. Ele pediu que se a guerra não continuasse, porque ele tinha um sobrinho que podia ser chamado, ele fazia a festa. A guerra parou e cada ano a festa era melhor”, lembrou a atual dona da festejo.

Ao lado do altar dedicado a Nossa Senhora da Vitória, acontece o baile, com radiola e banda. Nos últimos anos, a festa foi incrementada com uma vaquejada, que movimenta competidores de Bequimão e de municípios vizinhos.

 

 

Sobre João Filho

2 comentarios

  1. E o projeto das casas para algumas comunidades que ainda não sairam… As pessoas que se cadastraram estão aguardando resposta e eu também…

    • João Filho Pereira

      Prezado leitor, quanto a sua reivindicação, vc deve procurar a secretaria responsável. um abraço

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Restaurante Popular solicitado por Fátima Araújo para o João de Deus será inaugurado dia 1º de junho

Após solicitação através de Indicação da vereadora Fátima Araújo (PCdoB),  ao governador Flávio Dino (PCdoB), ...

Vereadora Fátima Araújo recupera rua através de mutirão no Residencial João Alberto

Esperar do poder público os moradores do Residencial João Alberto já estavam cansados. Mas uma ...

Deputados estaduais reúnem-se com o governador em exercício no Palácio dos Leões

Deputados estaduais reuniram-se, nesta quinta-feira (16), com o governador em exercício do Maranhão, deputado Othelino ...

“Canindé Barros está brincando com o povo do João de Deus e Vila Conceição”, dispara Fátima Araújo

Em sessão realizada na última segunda-feira (13) no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo solicita ao governador Flávio Dino recapeamento asfáltico para o bairro São Cristóvão

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicita através da Indicação Nº 148/2019 ao ...