POLÍTICA

“Política é o elo que estabelece a relação entre o povo e o governo”

ENTREVISTA/ IVALDO RODRIGUES

Filho de um agricultor e de uma costureira, o vereador Ivaldo Rodrigues, 41 anos, deixou a pequena comunidade de Centrinho das Buritizeiras, no município de Bequimão ainda adolescente, para estudar no colégio interno de padres na cidade de Pinheiro. Após a maior idade e já decidido qual carreira iria seguir, Ivaldo deixou a Princesa da baixada com destino a São Luís, onde entrou na luta pelos direitos dos estudantes e conseguiu ter seu trabalho reconhecido pela população maranhense. Formado em Pedagogia, Ivaldo Rodrigues se tornou um educador nato e isso o fez ser um dos vereadores da capital com maior credencial para levantar a bandeira da educação. Alinhado ao esporte e a cultura, Ivaldo tem trabalho prestado em todos os seguimentos da política. Segundo o vereador, sua infância foi tranquila e não teve muitas dificuldades. Filho único biológico, Ivaldo Rodrigues se diz ser um sortudo, mas mesmo assim, foi preciso estudar para ser diferente e buscar novos horizontes.

A política o atraiu ainda muito jovem, lendo Karl Marx, Leonardo Boff e Frei Betto. A partir daí Ivaldo ingressou na presidência da JPDT-Juventude do Partido Democrático Trabalhista, que aglutinava os jovens dos Movimentos Estudantis, onde a luta foi constante durante muito tempo. Ivaldo foi assessor do deputado federal, Neiva Moreira, assumiu vários cargos públicos como secretário adjunto, além de ser diretor de escolas.

Tentou seu primeiro mandato em 2004, conquistando 4.018 votos, não sendo eleito direto, mas assumiu o cargo logo no início da legislatura. Em 2008, Ivaldo conquistou seu segundo mandato, com 4.535 votos, numa crescente muito boa. Na eleição de 2012, Ivaldo Rodrigues conquistou seu terceiro mandato como vereador de São Luís, sendo eleito com 5.100 votos, o que lhe credenciou a buscar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão em 2014, onde sua votação foi de mais 13 mil votos livres, sendo hoje o primeiro suplente de deputado estadual pelo PDT.  Atualmente, Ivaldo é o vice-líder do governo Municipal na Câmara e líder da bancada no legislativo ludovicense.

Cordato e muito sério no que faz, Ivaldo Rodrigues se diz feliz pelo que tem feito na política. Considerado versátil, Ivaldo diz que chora na hora de chorar e explode na hora de explodir, mas se considera extremamente humilde. Mesmo em seu terceiro mandato, o pedetista diz se considerar um líder e gosta de está sempre misturado ao eleitorado, principalmente na periferia da capital, onde sua votação é sempre expressiva. Amante da cultura popular maranhense, Ivaldo não desperdiça bater um bom papo com os amigos e discutir política. Morador do bairro Vila Luizão há mais de 15 anos, Ivaldo se diz um vereador independente e não pensa em hipótese alguma se mudar da “Vila” como gosta de chamar. Conhecido no bairro como pai Ivaldo, o vereador recebe dezenas de pessoas todos os dias em sua residência.

Nesta entrevista ao Jornal ATOS E FATOS, Ivaldo aborda inúmeros temas, como o cenário político nacional, as expectativas em torno do mandato do governador Flávio Dino (PCdoB) e analisa a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Confira na íntegra a entrevista Perfíl Ping-Pong:

ATOS E FATOS – O senhor tem uma história interessante. Estudou para ser padre e partiu para a vida pública onde já está em seu terceiro mandato de vereador e por pouco não foi eleito deputado estadual. Qual o segredo desse crescimento, já que em 4 eleições você teve quase 30 mil votos?

IVALDO RODRIGUES – Muito trabalho e principalmente transparência no que faço! Nos meus três mandatos de vereador e também nos cargos de confiança que exerci nada compromete minha biografia. Sempre trabalhei com os pés no chão. Sou um homem que vivo ligado aos movimentos sociais, mesmo tendo desgastes da classe política, mas minha aceitação é boa e venho numa crescente, graças a Deus e ao povo ludovicense. Minha vida é online e todo mundo sabe o que faço e onde estou. Não sou vaidoso e gosto de ser como sou. Não faço nada por interesse, não tenho parentes empregados no estado e muito menos no município. Não sou lobista, tenho uma vida limpa e transparente.

ATOS E FATOS – O vereador ainda se considera um líder comunitário e estudantil?

IVALDO RODRIGUES – O líder, seja ele comunitário ou estudantil, é aquele que não se acomoda diante das injustiças, mediante a falta de políticas públicas para a população. Eu me considero um pouco dos dois, porque eu ainda lidero manifestações, eu busco melhorias para o bairro junto com a população. O vereador vai ser eternamente um líder comunitário, porque está mais próximo do eleitor carente, das problemáticas nas comunidades e quando o cidadão se depara com alguma dificuldade, recorre imediatamente ao parlamentar que está mais próximo, às vezes mora na mesma rua, no mesmo bairro, como é o meu caso, que moro há 15 anos no mesmo bairro e na mesma rua.

ATOS E FATOS – Como o senhor define a política?

IVALDO RODRIGUES – A política primeiramente é vocação, se o ser humano não tiver vocação para fazer política, concerteza será uma tragédia na vida pública. Primeiro porque a gente não tem vida pessoal, a sua vida sai de privada para pública, e tanto é verdade que tem políticos que não passam de um mandato. Você passa a ser uma figura pública, onde vão existir elogios e críticas e passa a ser chato, com os mesmos problemas, e tem hora que fica desgastante, mas graças a Deus eu ainda não cheguei a esse estágio.  Não deixo acumular problemas, procuro resolver imediatamente e acho que por esse motivo ainda sou muito bem visto como político.

ATOS E FATOS – O senhor tem uma trajetória eleitoral invejável, onde em 4 eleições você colecionou quase 30 mil votos. Isso lhe estimula a buscar voos mais altos?

IVALDO RODRIGUES – Tentei uma cadeira na Assembleia Legislativa no ano passado, mas disputar uma eleição para deputado estadual no Maranhão é muito complicado. A falta de recursos para uma campanha se torna uma disputa desleal, a briga do milhão contra a do tostão. Meu sonho é ser deputado, seja estadual ou federal. Sou um parlamentarista nato, até porque meus mandatos são de qualidade. Eu não gosto muito de pensar como executivo, porque eu gosto do debate, principalmente quando temos um parlamento que discuti ideias e não pessoas, isso é gratificante. Posso até dizer que sou um dos poucos vereadores desta cidade totalmente independente; não tenho empresas prestando serviço no governo, não tenho esposas no governo, não tenho irmãos trabalhando no governo, até porque sou filho único, e por isso defendo o prefeito Edivaldo. Não faço defesa por interesse pessoal. Eu sou desprovido de qualquer interesse, não preciso de favorzinho para defender executivo, eu não defendo o indefensável. Eu defendo o coletivo, os interesses da população.

ATOS E FATOS – Já caminhando para o fim de seu terceiro mandato, quais as principais proposituras que o senhor apresentou na Câmara em benefício da cidade?

IVALDO RODRIGUES – Foram várias, entre projetos, requerimentos, indicações e outros tipos de propostas, mas cito aqui apenas algumas delas. A criação do Cartão Criança, Biometria Facial, A lei Ivaldo Rodrigues, que vai instituir o mês de junho como mês oficial de férias para estudantes de São Luís, valorizando assim, a cultura do estado. A nossa lei simplesmente antecipa as férias. Também pedi através de requerimento a construção de uma creche escola para a região do Turu; sem contar em tantos outros projetos aprovados desde meu primeiro mandato. Se eu for citar todos os projetos e leis aprovados em mais de dez anos de parlamento, vou consumir várias páginas do jornal (risos).

ATOS E FATOS – Como o vereador observa o cenário político atual em nível nacional?

IVALDO RODRIGUES – Os escândalos trouxeram profunda tristeza para classe política séria, é claro. Além disso, trouxe prejuízo e uma crise muito grande no Brasil. Acho que vai melhorar, porque temos um lado da população que protesta contra Dilma e a outra parte está em favor da Presidente. Hoje já temos dois lados, estamos como os Estados Unidos e na minha humilde opinião agora que começamos a conhecer a verdadeira democracia. Se ficarmos esperando as eleições para cobrar alguma coisa, vamos demorar corrigir as falhas e isso me preocupa. Nós estamos com uma democracia jovem, mas muito promissora. Aqui no Brasil, ainda votamos nas pessoas, mas deveremos fazer como os Estados Unidos que o eleitor vota nos projetos; e tai, um país de referência no mundo inteiro. E a partir de agora com o povo nas ruas, nada vai ser feito sem o aval da população.

ATOS E FATOS – Quais suas expectativas em torno do governo Flávio Dino?

IVALDO RODRIGUES – Flávio Dino é um homem muito inteligente e foi o único governador na história do Maranhão que conseguiu aglutinar em torno de si toda oposição em favor do Estado. Eu sou fã do Flávio. A gestão do governador Flávio Dino já está dando certo, o governo está bem, e vamos escrever uma nova página na história do Maranhão, onde teremos uma educação de qualidade, com escolas dignas e valorização do educador. Nós temos que mudar essa imagem ruim que o Brasil tem de nosso Estado, onde todo mundo nos ver como um povo pobre, miserável e necessitado. O grande passo que Flávio Dino deu de imediato foi fazer a parceria com o município de São Luís, onde pela primeira vez na história da política maranhense, Estado e capital trabalham juntos, e os resultados positivos já aparecem em São Luís. O governador Flávio Dino está trilhando pelo caminho certo. Agora mesmo foram criados vários programas e esta semana foi implantada a Linha de Ônibus Expresso Metropolitano, que vai ligar São José de Ribamar a São Luís, reduzindo o tempo de viagem. Isso se chama gestão compartilhada, coisa que nunca se viu no Maranhão.

ATOS E FATOS – Qual a avaliação que o senhor faz sobre a administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior?

IVALDO RODRIGUES – O prefeito enfrentou muitas dificuldades no início de sua gestão, mas está em franca recuperação, graças à parceria entre o governo do Estado e o município de São Luís. As ações mais firmes, a exemplo do programa “Todos por São Luís”, Mais Asfaltos e outros, estabelecem um novo cenário, que para muitos, principalmente a oposição, seria incapaz. O prefeito está avançando e muito. Edivaldo Holanda Junior foi perseguido pelo governo passado durante os últimos dois anos, onde se atrapalhava a gestão municipal, tentando prejudicar a candidatura de Flávio Dino. A imprensa oficial e o governo do estado destruíram o prefeito Edivaldo, mas nada adiantou, porque Flávio Dino ganhou a eleição e hoje a gestão municipal começa a mostrar resultados. A situação dos municípios é complicada e São Luís não é diferente, a folha de pagamento chega a mais de 100 milhões de reais e ainda perdemos 38% do FPM, então não é fácil, administrar São Luís, não é um mar de rosas, é fazer malabarismo e pisar nos espinhos da rosa.

ATOS E FATOS – Como o PDT irá caminhar nas eleições municipais de 2016?

IVALDO RODRIGUES – Primeiro esperamos que o prefeito Edivaldo Holanda Junior venha para o PDT. O convite foi feito para o Prefeito, estamos de braços abertos ao Edivaldo, onde ele vai receber um grande legado deixado pelo Partido Democrático Trabalhista das gestões anteriores, onde recebemos São Luís com apenas 16 mil estudantes nas escolas e entregamos com 100 mil alunos nas salas de aula. O PDT é um partido histórico e que faz parte das administrações de São Luís. As articulações estão apenas começando e temos que fazer algumas reuniões, mas já se sabe que o partido irá marchar com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O nosso partido sempre fez parte das gestões municipais e em 2016 não será diferente.

ATOS E FATOS – O Principal sonho a ser realizado neste momento na capital?

IVALDO RODRIGUES – São vários, mas começando pela cultura, seria criar uma arena cultural e eu já dei entrada através de um requerimento, pedindo ao governador Flávio Dino e ao prefeito Edivaldo Holanda Junior, a construção do espaço na área do Anel Viário, onde vamos poder aglutinar toda nossa cultura e reunir os maiores eventos e shows na Ilha. Na educação seria ter todas as escolas integrais onde a gente pudesse ter alunos o dia inteiro nas salas de aula.

JOGO RÁPIDO COM IVALDO RODRIGUES:

Ivaldo Rodrigues: Versátil

Vereador: Comprometido

Educação: Bandeira de luta

Saúde: Imprescindível

Política: Diária

Jesus: Tudo na minha vida

Família: Base de qualquer estrutura

Amigos: Eu tenho os melhores amigos

Grupo Político: PDT

Eleitor: É a razão das minhas lutas

FRASE: “Só entrará no reino de Deus, quem tem o coração puro, as mãos limpas e sabe amar, e eu com toda modéstia tenho essas características”.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo