SHOWS & EVENTOS

Parabéns Peri-Mirim pelos 97 anos de história e Amor!

O prefeito de Peri-Mirim, João Felipe (PT), parabenizou o município pelos 97 anos de emancipação política. Fundado em 1919, a Rainha da baixada já foi batizada com o nome de Vila Macapá, pertencente ao município de São Bento, mas logo veio sua identidade original como Peri-Mirim, que para seus filhos e apaixonados, é carinhosamente chamado de Paris-Mirim, por ser uma terra acolhedora e de um povo lutador.

Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, segundo o IBGE, Peri-Mirim hoje é administrado pelo empresário João Felipe Lopes, que está no comando do município desde primeiro de janeiro de 2013. O município tem uma área de 405.295 km2 e faz limites com os municípios de Bequimão, ao norte e Palmeirândia, ao sul. Ao leste limita-se ao município de Pinheiro e ao Oeste faz divisa com São Bento, mãe originária de Peri-Mirim.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE PERI-MIRIM/MA

Segundo alguns historiadores, Macapá, atual município de Peri-Mirim, teve como povoadores habitantes dos municípios limítrofes que, atraído pelas riquezas das terras, e a existência de ótimas pastagens, para lá se deslocarem, fixando residência e construindo suas moradas. Ao lugar, deram o nome de Macapá.
A agropecuária foi o fator preponderante do povoamento, possibilitando o gradativo crescimento do lugar.
Em 1919, foi elevada à categoria de município; suprimido em 1931 e restabelecido em 1935, com área desmembrada do município de São Bento.
O topônimo foi alterado para Peri-Mirim, em 1943, e admite-se que a denominação se origine de “Peri”, nome dado a uma espécie de junco, muito encontrado na região.

Gentílico: perimiriense 

Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Macapá, pela lei nº 2, de 09-05-1893, subordinado ao município de São Bento dos Perizes. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Macapá, figura no município de São Bento dos Perizes. Elevado à categoria de município com a denominação de Macapá, pela lei nº 850, de 31-03-1919. Desmembrado de São Bento dos Perizes. Sede no antigo distrito de Macapá.
Não temos datada de instalação.
Pelo decreto nº 75, de 22-04-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de São Bento dos Perizes.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Macapá e distrito do município de São Bento do Perizes.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Macapá, pelo decreto nº 857, de 19-06-1935.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.
Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o município de Macapá passou a denominar-se Peri-Mirim.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte:IBGE

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo