casa » ESPORTE » O futebol é um espetáculo. O estádio virou um circo. E nós somos os palhaços!

O futebol é um espetáculo. O estádio virou um circo. E nós somos os palhaços!

COMPARTILHE
Estádio lotado de Brasileiros felizes

Estádio lotado de Brasileiros felizes

Respeitável público torcedor do futebol Maranhense! Saque da infância seu nariz vermelho e pode usá-lo à vontade. Nós, que pagamos os ingressos, que discutimos com o vizinho fanático, que ouvimos rádio e acessamos os sites esportivos todos os dias para acompanhar o que acontece com nosso clube do coração; Teimamos em acreditar na lisura dos homens que dirigem o futebol maranhense. “Eu e você”, querido leitor, que somos os palhaços desse espetáculo chamado futebol brasileiro, agora podemos fazer um pedido ao Papai Noel…

Eu fiquei tentado a completar a frase anterior. Mas lembrei-me que esse espetáculo circense já é tradição de longas datas no estado do Maranhão. Tão velho que já deveria estar aposentado há muito tempo. Deveria ser apenas uma mancha espúria na nossa memória, a macular a tão glorificada história do futebol maranhense. Mas a chamada “Desorganização” transformou-se num fantasma insistente, teimoso, indeciso, do qual não conseguimos nos livrar. Mesmo elegantemente fantasiado de “Sério”, como quiseram nos convencer os promotores do caso Sampaio x Balsas, podemos facilmente sentir seu asqueroso odor peculiar: o mau cheiro do poder do mais forte, aquele que sempre vence, principalmente se tratando de FMF. É lamentável.

Um campeonato é feito por todos os clubes e nunca só por um.

Vamos raciocinar só um pouquinho, porque não precisa de esforço para sentir o cheiro forte de sujeira na coisa toda. Um exemplo muito fácil.

Somos todos eleitores. Se estivermos irregulares, por alguma razão, com a justiça eleitoral, nem precisávamos tentar votar. Não iríamos conseguir. Se usarmos um título de eleitor falso, vamos para a cadeia. E sabemos disso. Porque existe uma coisa chamada organização que nos impede de fraudar o sistema.

Quer outro exemplo? Tente comprar qualquer coisa a prazo se você pisou na bola e entrou na lista negra de mau pagador… Não vai conseguir. Meia hora depois de cair na lista, você perde o credito.

Mas um clube consegue faltar uma partida de futebol, simplesmente por que disputa outra competição. E depois, punem? Opa! Algo cheira mal… Teria a Federação entendido errado o pedido da Bolívia para não comparecer ao estádio Cazuza Ribeiro, ou fundamental mesmo, seria o momento em que o Sampaio disputava uma vaga a Série B do brasileiro?

Não vou nem perguntar se a situação fosse o oposto; se fosse um time do interior… Já Sabemos a resposta.

Então, nobre amigo palhaço, console-se. Se vai continuar torcendo, acreditando que um campeonato se decide de acordo com a tabela planejada no início; saiba que você está sendo enganado. Saiba que os cartolas estão rindo da sua cara, gastando a grana que você deixa na bilheteria, que você gasta para ajudar seu clube. E o seu time do coração continua falindo. Eles não estão nem aí com aquilo que chamamos de futebol. Isso para eles é apenas um negócio extraordinariamente divertido, onde a Federação Maranhense de Futebol (FMF) terá muito mais lucro, que os próprios clubes que gastam o que não tem, ficando muito mais endividados.

 Sou hoje um palhaço homenageado!

Senegal faz homenagem aos palhaços

Senegal faz homenagem aos palhaços

Ontem (17) o 4° arbitro da partida entre MAC x Sampaio realizada no estádio Nhozinho Santos, José Reinaldo Mendes Soares, conhecido como “Senegal” membro da Ceaf (Comissão Estadual de Árbitros de Futebol), protestou com uma máscara de palhaço, contra o presidente da entidade, Marcelo Filho, simplesmente porque foi pouco aproveitado durante 15 anos na comissão. Enquanto isso, jogadores e comunicadores, reclamam do excesso de jogos trabalhados.

A hora da emoção!

Jogo dia sim, dia não. As rádios já não conseguem mais desligar seus equipamentos de transmissão do estádio Municipal Nhozinho Santos. Os narradores já estão sem voz e não tem o que inventar para levar a grande emoção vivida através do rádio esportivo. “O narrador virou um ator de emoções”. Todo mundo está cansado! Até o Papai Noel. Ah!… Ainda restam dois jogos da final da Copa Cidade 2013.

 

 

 

Sobre João Filho

2 comentarios

  1. Darvinson Santana

    Faltou dizer do que se trata?
    Não entendi a razão das críticas?

    • João Filho Pereira

      Meu caro leitor, isto foi notícia nacional e vc ainda não sabe do que se trata? È bom acompanhar melhor nosso futebol… um abraço

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Vereadora Fátima Araújo reinaugura Estádio Gaiolão reformado

A reinauguração das dependências administrativas do estádio Gaiolão, onde funcionará o Departamento Autônomo de Desportos ...

Seguidores de Cristo conquista o título de campeão do João de Deus

Em jogo realizado na manhã deste domingo (3) no estádio Gaiolão no bairro Vila Conceição/João ...

Rio Negro X Seguidores de Cristo vão fazer a final do Campeonato do João de Deus

Em jogos realizados neste domingo (27) no estádio Gaiolão no bairro Vila Conceição/João de Deus, ...

Neste domingo (27) tem semifinal do Campeonato Principal do bairro João de Deus

Para quem gosta de apreciar um bom futebol amador, a pedida para este domingo (27) ...

Rematrícula para os projetos Educar para Vencer e Sonho na Ponta dos Pés começa nesta segunda (21)

Os projetos Educar para Vencer (Reforço Escolar) & Sonho na Ponta dos Pés (ballet), criados ...