casa » POLÍTICA » O Dia-dia da Câmara Municipal de São Luís

O Dia-dia da Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE

#ARMANDO COSTA SOLICITA A CONSTRUÇÃO MATERNIDADE COM UTI NEO NATAL  EM SLZ#

A Câmara Municipal de São Luís aprovou por unanimidade, indicação do vereador Armando Costa (PSDC), pedindo que o Governo do Estado – por meio da Secretaria da Saúde (SES) – viabilize estudos técnicos no sentido de construir uma Maternidade com UTI Neo Natal na região metropolitana de São Luís.

Na indicação que será encaminhada por meio de ofício ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao secretário da Saúde, Marcos Pacheco, Armando Costa esclarece que a Maternidade com UTI Neo Natal objetiva a redução de óbitos maternos e neonatais, que estão se tornando comuns pela falta de casas de saúde especializadas.

Para Armando Costa, a maternidade reduzirá o índice de mortalidade infantil na capital. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos óbitos de crianças ocorrem nos primeiros 28 dias após o nascimento. Atualmente, a taxa de mortalidade de crianças abaixo de 1 ano é de 8,5 por mil nascidos vivos.

  • Texto: Suelda Santos

______________________________________________________________________________

VEREADORA PEDE PRESERVAÇÃO DE RIOS E BACIAS HIDROGRÁFICAS DE SÃO LUÍS

Preocupada com a situação hídrica do município de São Luís, a vereadora Eidimar Gomes (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de São Luís um requerimento que tem como objetivo cobrar da Prefeitura da capital, providências para a preservação dos rios e bacias hidrográficas que cortam a capital maranhense. Aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa, o documento foi encaminhado à Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão-SEMA.

De acordo com a parlamentar tucana, o pedido está previsto no código florestal de preservação permanente que determina que rios ou bacias hidrográficas, nascidas em um município e deságuam no mesmo município, são rios municipais, sendo a gestão municipal a responsável por sua preservação.

“Esses rios não são importantes apenas para São Luís, mas para todo o estado. A perda de volume de água está ocorrendo de forma muito drástica. Como somos a capital de todos os maranhenses, precisamos de um grande programa de recuperação de rios, principalmente aqueles essenciais para a sobrevivência da nossa população”, enfatizou.
A vereadora Eidimar defende a elaboração de um laudo de vistoria pela superintendência de biodiversidade e áreas protegidas-SBAP/OEMA. Segundo a vereadora, a  área situada a margem direita da rodovia BR 135, sentido Centro/Porto, na Avenida dos portugueses, região do Itaqui-Bacanga, está sendo poluída com a falta de fiscalização, recebendo grande quantidade de lixo.

“A água é o bem mais precioso que a gente tem. Se não preservarmos, pode acontecer até a escassez da raça humana porque sem esse líquido precioso, é impossível viver”, concluiu a tucana.

  • Texto: Dalvana Mendes

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Aprovados projetos do Executivo que beneficiam setores da saúde, agricultura, meio ambiente e cultura

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, em segundo turno, na sessão desta ...

Promulgada lei que trata do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos do TCE

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão promulgou, na sessão plenária desta segunda-feira (21), ...

Othelino Neto e Josimar de Maranhãozinho discutem parceria em favor do Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta terça-feira (22), ...

Deputado Gildenemyr participa do debate sobre AST do Centro de Lançamento de Alcântara

O deputado federal Gildenemyr (PL) participou nesta sexta-feira, 18, do debate sobre o Acordo de ...

Proposta do Deputado Gildenemyr isenta de IPI os veículos adquiridos por filantrópicas e igrejas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3052/19 , que concede a isenção do Imposto ...