casa » SAÚDE » Mutirão do Glaucoma é realizado no bairro João de Deus

Mutirão do Glaucoma é realizado no bairro João de Deus

COMPARTILHE

Mais uma parceria Prefeitura de São Luís e o governo do Maranhão, por meio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) resultou no mutirão de Glaucoma que foi realizado nesta sexta-feira (25) no Posto de Saúde, localizado no bairro João de Deus,em São Luís. O atendimento começou às 8h da manhã e encerrou após o atendimento.

Neste sábado, dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído pelo Ministério da Saúde, principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença está relacionada ao aumento de pressão do interior do olho, geralmente no nervo óptico, responsável pela visão. O problema é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos. Quem tem algum familiar de primeiro grau que já teve glaucoma também tem maiores chances de ser acometido pela doença.

No Maranhão o governo do Estado realiza de 3 em 3 meses o mutirão de combate ao Glaucoma nos 217 municípios em parceria com as prefeituras, beneficiando milhares de pessoas com consultas, medicamentos e cirurgias caso seja necessário. Esse programa tem beneficiado milhares de maranhenses e nesta sexta-feira (25) foi a vez do bairro João de Deus e dezenas de moradores foram beneficiadas, em mais uma iniciativa da vereadora Fátima Araújo.

Para a diretora geral do Posto de Saúde do João de Deus, Jaciara Frazão, esta ação é para combater e prevenir uma doença que atinge grande número de brasileiros. “A importância é garantir assistência e tratamento aos portadores de Glaucoma. Essa campanha tem acontecido nas unidades básicas de saúde facilitando para a comunidade e dando  a oportunidade de reduzir os índices de doenças oftalmológicas”, destacou.

Em média 150 pessoas foram atendidas nesta sexta-feira, dia 25 de maio. O evento foi promovido pelo Governo do Estado  e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS).   A Ação tem o objetivo de  diagnosticar e tratar cirurgicamente os casos da doença. A comunidade recebeu consultas e exames oftalmológicos durante a ação.

A prevenção do Glaucoma

Os procedimentos básicos são a campimetria, que analisa qual o estágio de lesão do campo visual, e a paquimetria, responsável por avaliar a espessura da córnea, que fica fina com a pressão do olho elevada. O mapeamento de retina também ajuda no diagnóstico.

O oftalmologista Diego Ruiz lembra de ter recebido paciente de 70 anos cego devido ao glaucoma. O idoso não sabia do que se tratava, uma vez que aquela era sua primeira consulta com um especialista.

Tratamento do Glaucoma

Diego comenta sobre as duas maneiras de se tratar o glaucoma: o emprego de medicamentos e a cirurgia. “Ambos os procedimentos são para impedir o avanço da doença, já que não há reversão do caso. Se os colírios forem insuficientes no tratamento, pode ser indicada uma cirurgia para melhorar a drenagem do líquido do olho. Tanto um caso quanto outro são para regularizar a pressão intraocular”.

Fotos: Maxsuel Bruno

 

Sobre João Filho

3 comentarios

  1. Parabens vereadora pela parceria e realização desse mutirão do glaucoma

  2. Muito bom, com esse multirão várias pessoas se consultaram uns se previniram e outros comecaram tratamento várias pessoas foram beneficiadas

  3. Muito bom esse tipo de ação nos bairros, pois assim à população fica atenta para a prevenção das doenças.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Equipe médica do Hospital Sírio-Libanês atinge a marca de mil transplantes de fígado pedriátrico

Parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS, permitiu ampliar o número de ...

Samaritano Botafogo é o primeiro hospital do Rio de Janeiro a contar com o robô da Vinci Xi

Rio de Janeiro, RJ – O Samaritano Botafogo é o primeiro hospital do Rio de Janeiro ...

Programa Nascer Bem do Hapvida registra aumento de 20% em partos normais

Belém é a primeira cidade da região Norte do país a receber o programa, que ...

INCA vai oferecer 3.600 biópsias por ano em moderno Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da ...

Hapvida traz o homem como protagonista da própria saúde no Novembro Azul

Em campanha de Marketing, a operadora aborda questões sobre autocuidado, prevenção de doenças, além da importância da ...