casa » ALCÂNTARA » Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

COMPARTILHE

Alunos da Escola Municipal Barão de Grajaú, localizada no povoado Agrovila Cajueiro, estão desenvolvendo o projeto Horta na Escola, criado pelo Sebrae-MA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e apoio de professores, servidores operacionais e moradores da comunidade (que contribuem com o adubo orgânico).

Segundo o professor Raimundo dos Remédios Araújo Tores, diretor da escola Barão de Grajaú, a horta serve para manter a qualidade na merenda escolar servida aos estudantes e angariar recursos para bancar despesas das festas comemorativas realizadas pelos alunos na escola.

Baseado no projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que possibilita que estudantes aprendam de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores em vários seguimentos, a direção da escola trabalha 9 sub-temas com alunos do 1º ao 9º ano, cada série com um tema, mas apenas 2 temas sobre hortaliças estão sendo desenvolvidos pelos alunos e o resultado é bastante satisfatório.

De acordo com o diretor Raimundo dos Remédios, a ideia é que a educação de Alcântara atue como ferramenta transformadora desse aluno e incentive à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Para o prefeito Anderson Wilker, o projeto Horta na Escola, muda a rotina dos alunos, além de abrir novo horizonte, melhorando ainda mais a qualidade da merenda escolar. “Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. O aluno de Alcântara aprende não só matemática, português e geografia, mas, o valor de ser empreendedor” – destacou o prefeito.

O projeto Horta na Escola, realizado na Agrovila Cajueiro, produz cheiro verde, repolho, alface, rúcula, cebolinha e couve. Com o sucesso do projeto, pais de alunos já estão fazendo o mesmo em seus quintais com o incentivo de seus filhos que são alunos da escola Barão de Grajaú.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Olhinho é empossado vereador de Alcântara-MA

Em sessão extraordinária realizada na última quinta-feira, dia 30 de abril, a Câmara Municipal de ...

Presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, Ivan Ferreira divulga Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Zeca Life

O Presidente da Câmara de vereadores do município de Alcântara, Ivan Ferreira, divulga Nota de ...

Ex-vereador Biné lança sua filha pré-candidata a vereadora de Alcântara-MA

O ex-vereador de Alcântara, Benedito Barbosa, carinhosamente conhecido por Biné do Perú, lançou sua filha ...

Novo decreto do prefeito Anderson Wilker exige uso obrigatório de máscaras em Alcântara-MA

O novo decreto publicado pelo prefeito Anderson Wilker nesta segunda-feira (20), exige obrigatoriedade do uso ...

REFORÇO ALIMENTAR: Prefeitura de Alcântara entrega kits de merenda escolar para estudantes da rede pública de ensino

Em período de dificuldades causadas pela Pandemia do Coronavírus no mundo, a Prefeitura de Alcântara ...