casa » NOTÍCIAS » Ministro Gilmar Mendes diz que criar “Fakes” pode ser enquadrado no crime contra a honra

Ministro Gilmar Mendes diz que criar “Fakes” pode ser enquadrado no crime contra a honra

COMPARTILHE

Ele, que também integra o STF (Supremo Tribunal Federal), deixa a presidência do TSE em fevereiro e vai ser substituído pelo colega Luiz Fux. A próxima gestão, disse Fux, vai focar em medidas preventivas contra as “fake news” que incluem “medidas de constrição de bens, medidas de restrição de eventual liberdade daqueles que estiverem em flagrante delito, preparando para cometer esse tipo de estratégias deletérias.

“Uma preocupação efetiva em nosso escopo, nosso objetivo, é atuar preventivamente. Então, tão logo nós saibamos que há empresas já preparando essas estratégias nocivas, vamos atuar através de medidas cautelares cabíveis”, destacou Fux. Ele já disse que pretende deixar sua marca no combate a “fake”.

COMITÊ

Gilmar defendeu a manutenção de um comitê permanente para prevenir a proliferação dessas informações. O TSE já montou um comitê para estudar o caso. O grupo conta com dez membros, incluindo integrantes do próprio tribunal, dos ministérios da Justiça e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de representantes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), do Exército, da Fundação Getúlio Vargas e do Safernet.

O tribunal, no entanto, ainda não estruturou como poderá fazer a checagem das informações que forem denunciadas. Ele destacou que um dos integrantes do comitê trabalha com identificação de robôs para maximização de notícias.

“Agora muitas das reclamações virão certamente das forças políticas, elas vão apresentar indicações sugerindo que está havendo algum tipo de manipulação”, afirmou.

“O modelo que a gente tradicionalmente adota é o dos três juízes de propaganda, eles são quem tomam decisões. Talvez a gente tenha que sofisticar esse sistema, tentar fazer isso de maneira mais antecipada, prévia para que possamos inibir ou ser muito efetivo na questão do funcionamento do sistema”, disse Gilmar.

Por Folha de São Paulo

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

CCJ aprova Medida Provisória que cria o “Cheque – Minha Casa”

Na reunião desta quarta-feira (16), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa ...

Câmara de São Luís divulga nota de pesar pela morte do ex-prefeito Epitácio Cafeteira e decreta luto oficial

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PR) divulgou há pouco ...

Vereadora Fátima Araújo emite Nota de Pesar pela morte do ex-governador Epitácio Cafeteira

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), emitiu nota de pesar pela morte de ...

Morre aos 93 anos o ex-governador do Maranhão Epitácio Cafeteira

Faleceu neste domingo (13), o ex-senador e ex-governador do Maranhão, Epitácio Cafeteira. Ele encontrava-se enfermo e ...

Guarda Municipal e Polícia Militar fazem fiscalização no trânsito de Bequimão

Educar e fiscalizar o trânsito é um dever da Secretaria Municipal de Segurança Pública de ...