casa » NOTÍCIAS » Médicas Cubanas chegam à cidade de Bequimão

Médicas Cubanas chegam à cidade de Bequimão

COMPARTILHE

 

Recepção do secretário Bastico às Cubanas

Recepção do secretário Bastico às Cubanas

Duas médicas cubanas que chegaram a Bequimão através do Programa Mais Médicos do governo federal, foram recepcionadas pela população e por autoridades do município. Em articulação com o governo federal, o prefeito Zé Martins (PMDB) e o secretário de Saúde, Bastico Moraes, conseguiram incluir Bequimão entre os primeiros municípios maranhenses a receber o programa “Mais Médicos”. Agora, contando com os já contratados pela Prefeitura, a secretaria de saúde do município dispõe de 14 médicos atendendo em todo território bequimãoense.

As médicas Odalys Baro Sanchez & Odalis de Cardena Mejias são experientes em programas de assistência básica à saúde na América do Sul. Sanchez participou da missão Bairro a Dentro, realizada na Venezuela, e de outra missão na Bolívia. Mejias também atuou entre os bolivianos e na Guatemala.

Nessas experiências, segundo as Cubanas, o trabalho dos médicos teve bons resultados, como a diminuição da mortalidade infantil, dos índices de morte materna e de doenças do coração. “Nosso trabalho é, fundamentalmente, de prevenção, conhecendo e acompanhando nossos pacientes. Isso que viemos fazer aqui em Bequimão”, destacou Odalys Sanchez.

Antes de chegar a Bequimão, elas passaram por treinamento durante um mês em Fortaleza, onde puderam conhecer melhor as doenças que mais afligem os moradores da região nordeste onde vão atuar e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas assistiram, também, aulas de língua portuguesa. “É bastante parecido com o Espanhol, por isso, acredito que em mais um mês vamos nos comunicar ainda melhor com os brasileiros”, disse Odalis Mejias, em “Portunhol”.

Além das barreiras da língua portuguesa, elas se dizem prontas para enfrentar os desafios da saúde em Bequimão. Para isso, apostam no atendimento humanizado. “Eu penso que o médico tem que ser muito humanista e sentir muito amor e dedicação por sua profissão. Queremos compartilhar isso com nossos colegas brasileiros e ajudar a população a viver bem”, frisou Mejias.

Recepção

Na chegada, as médicas Cubanas foram acolhidas com o calor humano característico dos bequimãoenses. Na frente da prefeitura, populares e autoridades as saudaram com palmas. Elas chegaram acompanhadas do secretário de Saúde, Bastico Moraes, que lembrou os intensos esforços para que o município conseguisse participar logo do programa “ Mais Médicos”. “Em curto espaço de tempo, esse trabalho diuturno já apresenta resultados; são apenas seis meses de muito trabalho, desde do dia 11 de maio. O intercâmbio com os cubanos deve ser maior ainda. Até março de 2014, vamos receber mais quatro médicos e ampliar nossa equipe para 18 profissionais altamente capacitados”, ressaltou o secretário.

O prefeito Zé Martins, em seu pronunciamento, enfatizou que o “Mais Médicos” é um amplo pacto para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS, principalmente no município de Bequimão. “Um programa desse não leva só médicos e saúde; leva também, cidadania, dignidade e justiça social aos brasileiros necessitados e, de uma forma especial, aos bequimãoenses”, afirmou o prefeito.

Zé Martins elogiou a atitude do Governo Dilma e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por darem prioridade aos postos de saúde e à atenção básica de saúde. Com as cubanas que já estão no município, o prefeito garantiu que cumprirá sua parte. No programa ‘ Mais Médicos”, o profissional receberá do governo federal um salário de R$ 10 mil e mais ajuda de custo. Os municípios ficam responsáveis de arcar com as despesas de alimentação e moradia.

A chegada das Cubanas foi acompanhada pelo vice-prefeito Pedro Acará e pelo ex-prefeito Juca Martins. Participaram também, os secretários de Administração, José Orlando Martins; de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro; de Assistência Social, Neide Rodrigues; de Esportes, Kell Pereira; de Segurança, Cassiano Abreu; de Pesca, Nhô da Colônia; de Indústria e Comércio, Ademar Costa; da Extrema Pobreza, Sinara Almeida; e pela secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo. Estiveram presentes na recepção, os vereadores França (presidente da Câmara Municipal), Jorge Filho, Vetinho, Amarildo e Robson Cheira.

Sobre João Filho

um comentario

  1. parabens a população bequimãoense. pela vinda desses profissionais.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

São Luís vai ganhar Restaurante moderno na sede dos Inativos da PM e CBM

Para dar oportunidade aos associados e familiares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar ...

Irmã da vereadora Fátima Araújo morre vítima de Infarto

Na manhã desta quarta-feira (03), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo recebeu a triste ...

Jupi lança novo comercial com Safadão em clima de São João

Com mais de 30 anos no mercado, a marca Jupi que traz como garoto propaganda ...

Confira a Programação completa do Festejo do Divino em Alcântara-MA

Um dos maiores Festejos Religiosos do Maranhão, inicia nesta quarta-feira, dia 29 de maio na ...

Fátima Araújo mete a mão na massa para recuperar rua em São Luís

Há uma semana a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) está metendo literalmente a mão na massa ...