casa » NOTÍCIAS » Mais uma Rádio vai sair do AR na madrugada desta quarta feira (01) no Rio de Janeiro

Mais uma Rádio vai sair do AR na madrugada desta quarta feira (01) no Rio de Janeiro

COMPARTILHE

RIO DE JANEIRO – A emissora que ocupa a frequência 90,3 FM carioca, a MPB FM encerrará suas atividades no primeiro minuto desta quarta-feira, dia 01 de fevereiro. Todos os seus funcionários foram demitidos, de surpresa, na tarde de terça feira (31), e a programação passou a ser feita de forma automática, só com música, sem locução. Entre os programas conhecidos da rádio estava o “Palco MPB”, em que artistas se apresentavam ao vivo e conversavam com o apresentador Fernando Mansur. Depois da Globo FM, Beat 98 FM, Nativa FM, Cidade FM, Kiss FM, Manchete FM, agora será a vez da MPB FM, e outras indo pelo mesmo caminho.

A frequência no dial passa a ser ocupada pela Band News FM (que continuará transmitindo também pelo 94,9 FM), emissora do grupo Bandeirantes, dono da MPB FM. A prova disso, é que música não fortalece mais os cofres de um canal de comunicação. O jornalismo está em alta.

HISTÓRIA DA EMISSORA

Depois de operar como Nova FM e Nova MPB FM, sob o comando do Grupo O Dia, em 2002, a rádio passou a se chamar de MPB FM. Segundo Ariane Carvalho, ex-diretora artística da rádio MPB FM, apesar do encerramento das atividades ela segue como dona da marca. Ela explicou que vendeu 50% da MPB FM para o Grupo Bandeirantes em 2012, e o combinado era que a identidade da programação (voltada para a música popular brasileira e suas manifestações, do samba, à bossa nova e o rock) fosse mantida por um tempo determinado. Após este período, a Band poderia decidir o que fazer com a frequência.

– Continuo com a marca e pretendo levar os programas mais bem-sucedidos, como Faro MPB, Palco MPB e Samba Social Clube, para outras rádios – disse Ariane em entrevista ao Jornal O Globo Online.

Nesta noite de terça-feira (31), a rádio promovia um show do cantor e compositor Marcelo Jeneci no New York City Center, na Barra da Tijuca, quando o encerramento foi anunciado. O site da rádio já estava fora do ar desde o fim de tarde desta terça feira.

“No meu carro vai fazer uma falta horrível, onde vamos ouvir música brasileira boa?”, disse Caetano Veloso em vídeo publicado por Paula Lavigne no Twitter, ao lado de Mart’nália e Mosquito.

O MERCADO DO RÁDIO

A crise brasileira afeta todos os setores, e muitos empresários da comunicação vislumbram para outro seguimento, o jornalismo de trânsito, hoje é uma das vias de faturar. Em São Paulo e Rio de Janeiro, tornou-se a válvula de escape. No Maranhão, muitas emissoras agonizam após a crise nacional, mas há quem veja um caminho de novo e grandioso. É o caso da Radialista e Apresentadora de TV, Paulinha Lobão, que com muita coragem, deve ser a primeira radiodifusora a fazer a migração do AM para o FM. A Difusora AM 680 que tem 61 anos, deve mudar de frequência ainda no primeiro trimestre deste ano. De acordo com informações, os preparativos estão avançados e vem aí uma programação jamais vista no Rádio maranhense. Surpresa boa!

POR O GLOBO ONLINE

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Criada a Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás

Foi criada nesta terça-feira (05), na cidade de Mirinzal, a comissão provisória da Instância de ...

Vereadora Fátima Araújo solicita melhorias para bairros da capital

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) a cada dia amplia seu trabalho em ...

Ivaldo Rodrigues foi o convidado do “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues, foi o convidado desta ...

Arraial do Movimento Solidariedade & Ação reúne grande público na João Alberto e Vila Conceição sábado (16)

Se tem a mão da vereadora Fátima Araújo, o sucesso é garantido. Um dos maiores ...

Movimento Rosas Azuis realizará grande evento no próximo dia 17 de junho

Em quase todas as cidades, capitais e estados do Brasil durante todo o mês de ...