casa » TRÂNSITO » Linha Expressa ou Circular?

Linha Expressa ou Circular?

COMPARTILHE

Os ônibus da segunda Etapa da Linha Expressa Metropolitana, assim batizada pelo governador do Estado Flávio Dino (PCdoB) entregues pelo Governo do Estado juntamente com a Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), nesta semana, precisam de uma explicação. A pergunta que não quer calar é: Linha Expressa ou Circular? No dia de entrega de ônibus não aparece nenhum empresário. O governador ou prefeito é o gerente das empresas?

Os coletivos que até agora não se sabe quem são os donos, se é o governador Flávio Dino, a MOB ou os empresários que se quer foram licitados. Os ônibus começaram a circular neste sábado (5) na modalidade catraca livre. Mas porque isso? Assim não dar prejuízo para os empresários, ou simplesmente os ônibus não são deles? A ampliação da Linha Expressa de Flávio Dino, vai circular a Ilha de São Luís por quase duas, até chegar ao ponto final, isso se não houver engarrafamento.

A linha Expressa do Maranhão é diferente de todas já implantadas no Brasil agora vai beneficiar os municípios de Paço do Lumiar e Raposa, e tem mais de 1999 paradas, imagina se não fosse expresso. Há sete meses a linha foi testada e atende ao município de São José de Ribamar, sendo que tem quase 100 paradas fixas, sem contar as fora do eixo.

Com a ampliação do serviço, toda a região metropolitana de São Luís passou a ser coberta pelo serviço que oferece ônibus semiurbanos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Até ai tudo bem. Agora quem disse aos responsáveis pela linha, que ônibus expresso para centenas de vezes no percurso? E os paradores, param milhares de vezes?

 Mas para a MOB a agilidade é o diferencial deste serviço. Segundo eles, a rota trabalha com pontos de parada fixos e as viagens têm redução de tempo em mais meia hora até o centro da cidade. Quem disse isso? Em qual horário foi feita esta pesquisa?

O mais ridículo de tudo é ver e ouvir falar do monitoramento remoto por GPS, onde segundo a MOB os ônibus dessa linha oferecem tecnologia que permitirá ao usuário saber, por meio do aplicativo ‘Meu Ônibus MOB’, em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada. Qual usuário tem coragem de pegar o celular e ficar cutucando, com ladrões batendo cabeças nos pontos de ônibus? Melhor contar outra.

De acordo com o Itinerário da segunda linha disponibilizado pela MOB, de Expressa não tem nada, está parecendo mais uma linha circular. Haja paciência pra dar tantas voltas na cidade até chegar ao ponto final. Vendo por onde o ônibus vai passar, não seria uma boa opção para quem precisa chegar logo ao seu destino. É bom para quem quer dormir. Demora bastante e com AR condicionado em poltrona acolchoada o sono fica prefeito.

ITINERÁRIO LINHA EXPRESSA II – PAÇO DO LUMIAR

PONTO DE PARTIDA/IDA: Viva Maiobão, Avenida 13, Avenida 03, Avenida 02, Avenida 08, Avenida Contorno Leste, Avenida 01, Vila Epitácio Cafeteira, Vila Marly Abdalla, Avenida do Sindicato, Avenida Doihara, Conjunto Cidade Verde, MA-204, Avenida General Arthur Carvalho, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Rua Celso Paiva, Rua do Aririzal, Avenida Daniel de La Touche, Via Expressa, Avenida Carlos Cunha, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Camboa, Avenida Wenceslau Braz, Rua Grande, Rua Silva Maia, Praça Deodoro, Rua Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Terminal de Integração da Praia Grande.

VOLTA: Terminal de Integração da Praia Grande, Anel Viário, Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Avenida Wenceslau Braz, Avenida Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Via Expressa, Avenida Daniel de La Touche, Rua do Aririzal, Rua Celso Paiva, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Avenida General Arthur Carvalho, MA -204, Conjunto Cidade Verde, Avenida Doihara, Avenida do Sindicato, Vila Marly Abdalla, Vila Epitácio Cafeteira, Avenida 01, Avenida Contorno Leste, Avenida 08, Avenida 02, Avenida 03.

ITINERÁRIO LINHA EXPRESSA III – RAPOSA

PONTO DE PARTIDA/IDA: Porto da Raposa, Avenida Principal da Raposa, MA-202, Avenida dos Holandeses, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Ponte José Sarney, Avenida Beira-Mar.

VOLTA: Terminal da Praia Grande, Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Rua Grande, Rua Silva Maia, Praça Deodoro, Rua Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Ponte José Sarney, Avenida Castelo Branco, Avenida Colares Moreira, Avenida dos Holandeses, MA-202, Avenida Principal da Raposa, Porto da Raposa.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Exclusivo: Venda de Ferry Boats pode está sendo negociada com Marcelo Tavares e Zé Reinaldo por meio da Construtora Franere

Em conversa com uma pessoa que trabalha no terminal do Porto de Cujupe sobre a ...

Câmara realiza Audiência Pública com taxistas nesta sexta-feira (31)

Será realizada nesta sexta-feira (31), na Câmara Municipal de São Luís, uma Audiência Pública com ...

Com o sistema de recarga fora do AR, telefones cortados nos Socorrões I e II e sem comando, São Luís agoniza em todos os setores

A situação de São Luís está cada dia pior, quando o assunto é gestão pública. ...

Vereador Chaguinhas também defende VLT entre São Luís e Santa Rita

O Vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PP), defendeu na sessão desta terça-feira (14), a ...

Câmara envia Nota Oficial ao Portal sobre pagamento de servidores

A Câmara Municipal de São Luís enviou na manhã desta quarta feira (1), Nota Oficial ...