casa » BEQUIMÃO » Gestores recebem primeira capacitação do Pacto pela Aprendizagem em Bequimão

Gestores recebem primeira capacitação do Pacto pela Aprendizagem em Bequimão

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na segunda (30/09) e terça (01/10), o primeiro ciclo do Pacto pela Aprendizagem no município. A formação teve como tema a “Avaliação da Aprendizagem” e foi destinada a gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e técnicos da Semed. Também participaram o secretário de Educação, Aristides Amorim; o professor Luís Cesar Belo, representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Bequimão (Sismubeq); e a representante do Conselho Municipal de Educação, Miramys Araújo.

O Pacto pela Aprendizagem tem como propósito garantir que todos os estudantes do município estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; corrigir a distorção idade-série na Educação Básica; elevar ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos educadores municipais. Nos dois dias, cerca de 50 profissionais da educação ocuparam o Salão Paroquial de Bequimão, onde aconteceu a capacitação.

Para não prejudicar o calendário escolar, a Semed orientou os gestores participantes a repassarem, posteriormente, os conhecimentos adquiridos a todo o corpo docente das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino.

O vereador Professor Zeca, um dos articuladores do Pacto pela Aprendizagem em Bequimão, destacou a importância de municipalizar o programa. “A formação do Pacto pela Aprendizagem é de extrema relevância para todos nós que fazemos a educação de Bequimão, uma vez que nos concede a oportunidade de discutirmos sobre os desafios do processo de aprendizagem em nossas escolas. É por meio de discussões como essas que nós, educadores, vamos alcançar as melhores estratégias para fortalecer o ensino e melhorar ainda mais os índices educacionais do nosso município”, frisou o articulador.

A última avaliação do Ideb, divulgada em 2017, mostrou que Bequimão alcançou o melhor índice dos últimos 13 anos, com 4,8 pontos, superando São Luís, que pontuou 4,7. A média faz parte de uma sequência histórica de crescimento, segundo a plataforma QEdu. O cálculo da nota do Ideb considera o nível de aprendizado do aluno em Português e Matemática e o fluxo escolar. Para Zé Martins, o Pacto pela Aprendizagem estimula ainda mais esse crescimento. “Desde o nosso primeiro mandato, o Ideb do município cresceu 0,7 pontos, considerando as avaliações de 2013 e 2015, com 4,1 e 4,5 pontos, respectivamente. O programa vem reforçar avanços como este, que já conseguimos alcançar na educação do nosso município”, afirmou o prefeito.

Ao todo, 3.483 alunos matriculados em 32 escolas municipais serão diretamente beneficiados pela formação continuada oferecida aos professores de Bequimão, segundo estimativa do Censo Escolar.

O Pacto pela Aprendizagem é uma estratégia colaborativa entre o município e o Governo do Estado, para a melhoria das condições educacionais e redução da evasão escolar. O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Zé Martins no dia 30 de agosto.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Em Brasilia, prefeito Zé Martins e João Martins discutem desenvolvimento de Bequimão e da Baixada Maranhense

Na última semana, o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e o presidente do Fórum em ...

Pontal e Monte Alegre avançam no processo de reconhecimento como comunidades quilombolas

No último sábado (09), a Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e ...

Prefeitura de Bequimão e Secretaria de Saúde vão realizara dia D de vacinação nesta sexta-feira (8)

A prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta sexta-feira (8), ...

Representantes de Bequimão participam de Capacitação do Selo UNICEF em Pinheiro

Representantes da Prefeitura de Bequimão participaram de mais uma capacitação do selo Unicef, na cidade ...

João Martins e membros do Fórum da Baixada visitam Presidente do TJMA, acompanhados do deputado Pará Figueiredo

O bequimãoense João Martins, presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), acompanhado do ...