casa » ALCÂNTARA » Festa do Divino tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Alcântara

Festa do Divino tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Alcântara

COMPARTILHE

Um dos mais tradicionais festejos religiosos do Maranhão, o Divino Espírito Santo, realizado pela Comunidade Alcantarense, recebeu apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura Local. A festa em 2017 foi iniciada na última quarta-feira (24) e se estende até o dia 4 de junho.

O recurso, de acordo com o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, traduz a preocupação do Governo do Maranhão com a preservação da cultura popular e a promoção do turismo. “Com esse investimento, garantimos a manutenção de um calendário regular de eventos culturais em nosso estado, onde valoriza e colabora com a perpetuação de um dos nossos maiores bens que é a nossa cultura, e atrai milhares de pessoas que, consigo, trazem toda uma movimentação para o turismo, gerando renda para os maranhenses”, disse o secretário.

A cidade de Alcântara será tomada pelo clima das festividades durante 12 dias, o que inclui a realização de missas, hasteamento do mastro, além dos cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e a casa dos moradores do município. Um dos pontos altos da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde é montado um altar para apresentação dos membros da corte.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, o momento é de resgate das tradições do município. “Resgatamos o carnaval e vimos a cidade lotada de turistas. Estamos fazendo um festejo ao nível da população alcantarense, cheio de brilho e felicidade. Após o Divino, temos o São João e iremos fazer o melhor festejo junino da história de Alcântara” – destacou Marcelina Serrão.

Já o Prefeito de Alcântara, destacou o apoio que vem recebendo para fazer um grande festejo religioso. “Graças à Deus o Governo do Estado e o deputado Othelino Neto estão ajudando o município a fazer uma festa para ficar na história de Alcântara. A comunidade organiza e a prefeitura através de seus parceiros ajuda no planejamento e execução da festa. O resultado está ai pra todos verem, um sucesso deste a abertura” – relatou Anderson Wilker.

HISTÓRIA
A Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara é realizada desde o século XVI. A manifestação de fé e devoção – ao Espírito Santo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo –  celebra ainda os costumes da corte portuguesa, com personagens que representam o império. Para acontecer, são mais de mil pessoas envolvidas diretamente com a organização dos doze dias da festa. A população de entrega de Corpo & Alma e mostra sua fé através de sua manifestação religiosa.

SECULT

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao ...

Prefeito de Alcântara autoriza reforma do hospital Dr. Neto Guterres

No aniversário da cidade de Alcântara dia 22 de dezembro de 2019, a população receberá ...

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Pesar pela morte da professora Rosiane Costa

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou Nota de Pesar pela ...

Prefeito Anderson sorteia 45 prêmios para as mães de Alcântara-MA

Homenagear as mães é muito bom, mas com prêmios fica melhor ainda. Foi justamente o ...

Prefeito de Alcântara entrega 10 ônibus escolares Zero KM para a população

O sábado, dia 11 de maio, de 2019 será inesquecível para a população estudantil de ...