casa » ALCÂNTARA » Festa do Divino tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Alcântara

Festa do Divino tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Alcântara

COMPARTILHE

Um dos mais tradicionais festejos religiosos do Maranhão, o Divino Espírito Santo, realizado pela Comunidade Alcantarense, recebeu apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura Local. A festa em 2017 foi iniciada na última quarta-feira (24) e se estende até o dia 4 de junho.

O recurso, de acordo com o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, traduz a preocupação do Governo do Maranhão com a preservação da cultura popular e a promoção do turismo. “Com esse investimento, garantimos a manutenção de um calendário regular de eventos culturais em nosso estado, onde valoriza e colabora com a perpetuação de um dos nossos maiores bens que é a nossa cultura, e atrai milhares de pessoas que, consigo, trazem toda uma movimentação para o turismo, gerando renda para os maranhenses”, disse o secretário.

A cidade de Alcântara será tomada pelo clima das festividades durante 12 dias, o que inclui a realização de missas, hasteamento do mastro, além dos cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e a casa dos moradores do município. Um dos pontos altos da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde é montado um altar para apresentação dos membros da corte.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, o momento é de resgate das tradições do município. “Resgatamos o carnaval e vimos a cidade lotada de turistas. Estamos fazendo um festejo ao nível da população alcantarense, cheio de brilho e felicidade. Após o Divino, temos o São João e iremos fazer o melhor festejo junino da história de Alcântara” – destacou Marcelina Serrão.

Já o Prefeito de Alcântara, destacou o apoio que vem recebendo para fazer um grande festejo religioso. “Graças à Deus o Governo do Estado e o deputado Othelino Neto estão ajudando o município a fazer uma festa para ficar na história de Alcântara. A comunidade organiza e a prefeitura através de seus parceiros ajuda no planejamento e execução da festa. O resultado está ai pra todos verem, um sucesso deste a abertura” – relatou Anderson Wilker.

HISTÓRIA
A Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara é realizada desde o século XVI. A manifestação de fé e devoção – ao Espírito Santo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo –  celebra ainda os costumes da corte portuguesa, com personagens que representam o império. Para acontecer, são mais de mil pessoas envolvidas diretamente com a organização dos doze dias da festa. A população de entrega de Corpo & Alma e mostra sua fé através de sua manifestação religiosa.

SECULT

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeito de Alcântara vai entregar Patrulha Mecanizada nesta sexta (19) na Praça do Galo

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura vai entregar uma Patrulha Mecanizada, ...

Ponte de madeira sendo substituída por bueira de concreto no povoado Cujupe

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou os serviços para substituir ...

Alcântara é campeão alcantarense 2019 no futebol feminino

Em jogo bastante disputado e cheio de emoções, o Alcântara venceu o Itamatatiua por 2 ...

Prefeito de Alcântara reforma prédios públicos e entrega à população

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), reformou o prédio da Prefeitura e reconstruiu a ...

Escola Duque de Caxias de Alcântara é Bi-Campeã no JEMs 2019 Etapa Metropolitana

Em decisão cheia de emoções e recheada de talentos, a Escola Duque de Caxias, do ...