NOTÍCIAS

Fátima Araújo aprova projeto de lei que autoriza o plantio de “Citronela” em São Luís

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), criou o projeto de lei Nº 040/2017, que autoriza o município de São Luís a plantar Citronela em praças, avenidas, canteiros, rios e espaços públicos da capital maranhense. O projeto de lei foi aprovado na Câmara Municipal e agora será encaminhado ao poder executivo para ser sancionado pelo prefeito.

Preocupada com o aumento e proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue e chikungunya, a vereadora quer que o município de São Luís, por meio da prefeitura, plante e incentive os moradores a cultivarem essa planta (Citronela) que segundo pesquisas, combate mosquitos e serve como repelente.

De acordo com a lei da vereadora Fátima Araújo, o município de São Luís será responsável pelas campanhas educativas sobre a Citronela nas escolas da rede de ensino da capital, com informações sobre a planta e benefícios no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O QUE É CITRONELA?

A citronela pertence à família das gramíneas, e cresce facilmente em qualquer tipo de solo. A planta aromática é popularmente conhecida por seu efeito positivo quando se pretende afastar mosquitos e borrachudos. Seu óleo essencial, inclusive, é muito usado na fabricação de repelentes contra esses insetos, além de velas, loções e óleos que são muito usados no verão, principalmente.

BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES DA CITRONELA

Suas propriedades envolvem uma ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo